Ministra espanhola infetada com Covid-19. Pablo Iglesias em quarentena

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias

A ministra da Igualdade de Espanha, Irene Montero, foi diagnosticada com o novo coronavírus oriundo da China, revelou a Presidência do Governo de Espanha.

A governante testou positivo para a presença do vírus, segundo conta a TSF, que também conta que o vice-presidente do Governo espanhol, Pablo Iglesias, encontra-se em quarentena, por suspeitas de Covid-19.

Durante esta quinta-feira, o Governo de Espanha vai realizar análises para o novo vírus a todos os membros do Executivo, incluindo o chefe de Governo, Pedro Sánchez.

Os resultados devem ser conhecidos ainda durante a tarde desta quinta-feira.

Espanha registou até agora 84 mortos com coronavírus (34 a mais do que quarta-feira) e 2.968 casos confirmados de contaminação (816 mais), segundo a última atualização feita hoje pelas autoridades sanitárias do país.

Quase metade do total de infetados está na região de Madrid (1388), que é a comunidade mais afetada juntamente com o País Basco (346), Catalunha (260) e La Rioja (205).

Os dados de casos positivos para as restantes comunidades são: Andaluzia (115), Castela- Mancha (115), Valência (94), Castela e Leão (92), Navarra (73), Aragão (64), Canárias (51), Astúrias (47), Galiza (35), Múrcia (26), Baleares (22), Extremadura (19) e Cantábria (16).

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências, Fernando Simon, também assinalou que há 126 pessoas em unidades de cuidados intensivos, 81% delas na Comunidade de Madrid, e que já houve 136 pacientes que foram considerados curados depois de terem apanhado a doença.

Em Espanha, as comunidades autónomas têm competência próprias em matéria de política de saúde e tomam medidas, que são anunciados diariamente, independentemente das decididas pelo Governo central.

Por exemplo, Madrid ordenou o encerramento de bibliotecas, teatros, centros culturais e centros desportivos municipais durante quinze dias, a partir da próxima quinta-feira. Esta decisão vem juntar-se ao encerramento de infantários, escolas, colégios e universidades que se aplica a partir de amanhã de hoje.

A comunidade autónoma da Catalunha também anunciou que a partir de quinta-feira e durante quinze dias, prorrogáveis de acordo com as circunstâncias, qualquer atividade que reúna mais de mil pessoas, seja aberta ou fechada, será suspensa ou adiada.

O presidente da Generalitat (Governo regional) da Comunidade Valenciana, Ximo Puig, também anunciou na terça-feira o adiamento para data a comunicar posteriormente das Fallas, festa típica de Valência muito conhecida em Espanha, que iriam ter lugar de 15 a 19 de março próximo devido, também, à epidemia do coronavírus.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …