/

Ministra espanhola infetada com Covid-19. Pablo Iglesias em quarentena

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias

A ministra da Igualdade de Espanha, Irene Montero, foi diagnosticada com o novo coronavírus oriundo da China, revelou a Presidência do Governo de Espanha.

A governante testou positivo para a presença do vírus, segundo conta a TSF, que também conta que o vice-presidente do Governo espanhol, Pablo Iglesias, encontra-se em quarentena, por suspeitas de Covid-19.

Durante esta quinta-feira, o Governo de Espanha vai realizar análises para o novo vírus a todos os membros do Executivo, incluindo o chefe de Governo, Pedro Sánchez.

Os resultados devem ser conhecidos ainda durante a tarde desta quinta-feira.

Espanha registou até agora 84 mortos com coronavírus (34 a mais do que quarta-feira) e 2.968 casos confirmados de contaminação (816 mais), segundo a última atualização feita hoje pelas autoridades sanitárias do país.

Quase metade do total de infetados está na região de Madrid (1388), que é a comunidade mais afetada juntamente com o País Basco (346), Catalunha (260) e La Rioja (205).

Os dados de casos positivos para as restantes comunidades são: Andaluzia (115), Castela- Mancha (115), Valência (94), Castela e Leão (92), Navarra (73), Aragão (64), Canárias (51), Astúrias (47), Galiza (35), Múrcia (26), Baleares (22), Extremadura (19) e Cantábria (16).

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências, Fernando Simon, também assinalou que há 126 pessoas em unidades de cuidados intensivos, 81% delas na Comunidade de Madrid, e que já houve 136 pacientes que foram considerados curados depois de terem apanhado a doença.

Em Espanha, as comunidades autónomas têm competência próprias em matéria de política de saúde e tomam medidas, que são anunciados diariamente, independentemente das decididas pelo Governo central.

Por exemplo, Madrid ordenou o encerramento de bibliotecas, teatros, centros culturais e centros desportivos municipais durante quinze dias, a partir da próxima quinta-feira. Esta decisão vem juntar-se ao encerramento de infantários, escolas, colégios e universidades que se aplica a partir de amanhã de hoje.

A comunidade autónoma da Catalunha também anunciou que a partir de quinta-feira e durante quinze dias, prorrogáveis de acordo com as circunstâncias, qualquer atividade que reúna mais de mil pessoas, seja aberta ou fechada, será suspensa ou adiada.

O presidente da Generalitat (Governo regional) da Comunidade Valenciana, Ximo Puig, também anunciou na terça-feira o adiamento para data a comunicar posteriormente das Fallas, festa típica de Valência muito conhecida em Espanha, que iriam ter lugar de 15 a 19 de março próximo devido, também, à epidemia do coronavírus.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.