Ministério Público teve 6 telemóveis de Sócrates sob escuta

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A acusação do Ministério Público contra José Sócrates assenta em grande parte nas inúmeras horas de escutas telefónicas feitas aos seis telemóveis que o ex-governante usava antes de ser detido, em Novembro de 2014.

Segundo o Correio da Manhã, foram as escutas telefónicas a estes seis telemóveis que fundamentaram as suspeitas do Ministério Público e a tese de que Carlos Santos Silva era um mero “testa-de-ferro” do ex-governante.

O jornal nota que essas escutas permitem atestar a vida faustosa que Sócrates levava em Paris, com gastos avultados, e ainda confirmar que ele movimentava como bem queria o dinheiro das contas de Carlos Santos Silva.

A título de exemplo, avançado pelo mesmo diário, entre Março de 2011 e Abril de 2013, José Sócrates terá gasto 61 mil euros usando dois cartões de crédito.

Só numa estadia no Brasil, o ex-primeiro-ministro terá gasto mais de 10 mil euros em roupa.

São ainda referidos os gastos elevados em hotéis de luxo em Lisboa e as transferências de montantes elevados feitas pela mãe de Sócrates, Maria Adelaide, para as contas do ex-primeiro-ministro, após a venda de um apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa.

O jornal avança mesmo que “a mãe de Sócrates geria fortuna sem ter dinheiro“, sublinhando que Maria Adelaide declarava apenas “2800 euros por ano e tinha participação em empresa falida”.

Apesar deste quadro de suspeitas por branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção, ainda não foi deduzida acusação contra José Sócrates.

Este facto revolta os seus advogados, João Araújo e Pedro Delille, que consideram que o prazo legal para a conclusão do inquérito judicial já se esgotou, conforme apontam numa nota enviada às redacções e publicada por vários jornais.

“Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”, lamentam os advogados de Sócrates, acusando o Ministério Público de ter investigado “o que quis, como quis, com o que quis” e de, mesmo assim, não ter chegado a qualquer conclusão.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qual foi o juiz que ordenou ou autorizou estas escutas? Foi o Carlinhos? O CM não diz!
    “Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”.

    • Sabe lá! O que não sabe é o que está consolidado no processo nem o que são prazos processuais. Isso é de certeza! E com certeza o desconhecimento nunca foi premissa para postas de pescada.

  2. Será que pode haver seriedade numa pessoa que já fora do cargo politico tenha necessidade de usar 6 seis telemoveis sem ter intensões criminosas no cartório???.
    Para mim era prova mais que suficiente para o julgar e condenar,que eu saiba é
    imposivel ter mais que duas mãos e dois ouvidos.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …