Ministério Público teve 6 telemóveis de Sócrates sob escuta

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A acusação do Ministério Público contra José Sócrates assenta em grande parte nas inúmeras horas de escutas telefónicas feitas aos seis telemóveis que o ex-governante usava antes de ser detido, em Novembro de 2014.

Segundo o Correio da Manhã, foram as escutas telefónicas a estes seis telemóveis que fundamentaram as suspeitas do Ministério Público e a tese de que Carlos Santos Silva era um mero “testa-de-ferro” do ex-governante.

O jornal nota que essas escutas permitem atestar a vida faustosa que Sócrates levava em Paris, com gastos avultados, e ainda confirmar que ele movimentava como bem queria o dinheiro das contas de Carlos Santos Silva.

A título de exemplo, avançado pelo mesmo diário, entre Março de 2011 e Abril de 2013, José Sócrates terá gasto 61 mil euros usando dois cartões de crédito.

Só numa estadia no Brasil, o ex-primeiro-ministro terá gasto mais de 10 mil euros em roupa.

São ainda referidos os gastos elevados em hotéis de luxo em Lisboa e as transferências de montantes elevados feitas pela mãe de Sócrates, Maria Adelaide, para as contas do ex-primeiro-ministro, após a venda de um apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa.

O jornal avança mesmo que “a mãe de Sócrates geria fortuna sem ter dinheiro“, sublinhando que Maria Adelaide declarava apenas “2800 euros por ano e tinha participação em empresa falida”.

Apesar deste quadro de suspeitas por branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção, ainda não foi deduzida acusação contra José Sócrates.

Este facto revolta os seus advogados, João Araújo e Pedro Delille, que consideram que o prazo legal para a conclusão do inquérito judicial já se esgotou, conforme apontam numa nota enviada às redacções e publicada por vários jornais.

“Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”, lamentam os advogados de Sócrates, acusando o Ministério Público de ter investigado “o que quis, como quis, com o que quis” e de, mesmo assim, não ter chegado a qualquer conclusão.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qual foi o juiz que ordenou ou autorizou estas escutas? Foi o Carlinhos? O CM não diz!
    “Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”.

    • Sabe lá! O que não sabe é o que está consolidado no processo nem o que são prazos processuais. Isso é de certeza! E com certeza o desconhecimento nunca foi premissa para postas de pescada.

  2. Será que pode haver seriedade numa pessoa que já fora do cargo politico tenha necessidade de usar 6 seis telemoveis sem ter intensões criminosas no cartório???.
    Para mim era prova mais que suficiente para o julgar e condenar,que eu saiba é
    imposivel ter mais que duas mãos e dois ouvidos.

RESPONDER

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …