Ministério Público teve 6 telemóveis de Sócrates sob escuta

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A acusação do Ministério Público contra José Sócrates assenta em grande parte nas inúmeras horas de escutas telefónicas feitas aos seis telemóveis que o ex-governante usava antes de ser detido, em Novembro de 2014.

Segundo o Correio da Manhã, foram as escutas telefónicas a estes seis telemóveis que fundamentaram as suspeitas do Ministério Público e a tese de que Carlos Santos Silva era um mero “testa-de-ferro” do ex-governante.

O jornal nota que essas escutas permitem atestar a vida faustosa que Sócrates levava em Paris, com gastos avultados, e ainda confirmar que ele movimentava como bem queria o dinheiro das contas de Carlos Santos Silva.

A título de exemplo, avançado pelo mesmo diário, entre Março de 2011 e Abril de 2013, José Sócrates terá gasto 61 mil euros usando dois cartões de crédito.

Só numa estadia no Brasil, o ex-primeiro-ministro terá gasto mais de 10 mil euros em roupa.

São ainda referidos os gastos elevados em hotéis de luxo em Lisboa e as transferências de montantes elevados feitas pela mãe de Sócrates, Maria Adelaide, para as contas do ex-primeiro-ministro, após a venda de um apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa.

O jornal avança mesmo que “a mãe de Sócrates geria fortuna sem ter dinheiro“, sublinhando que Maria Adelaide declarava apenas “2800 euros por ano e tinha participação em empresa falida”.

Apesar deste quadro de suspeitas por branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção, ainda não foi deduzida acusação contra José Sócrates.

Este facto revolta os seus advogados, João Araújo e Pedro Delille, que consideram que o prazo legal para a conclusão do inquérito judicial já se esgotou, conforme apontam numa nota enviada às redacções e publicada por vários jornais.

“Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”, lamentam os advogados de Sócrates, acusando o Ministério Público de ter investigado “o que quis, como quis, com o que quis” e de, mesmo assim, não ter chegado a qualquer conclusão.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Qual foi o juiz que ordenou ou autorizou estas escutas? Foi o Carlinhos? O CM não diz!
    “Dois anos e meio. Nem factos, nem provas, nem acusação”.

    • Sabe lá! O que não sabe é o que está consolidado no processo nem o que são prazos processuais. Isso é de certeza! E com certeza o desconhecimento nunca foi premissa para postas de pescada.

  2. Será que pode haver seriedade numa pessoa que já fora do cargo politico tenha necessidade de usar 6 seis telemoveis sem ter intensões criminosas no cartório???.
    Para mim era prova mais que suficiente para o julgar e condenar,que eu saiba é
    imposivel ter mais que duas mãos e dois ouvidos.

RESPONDER

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …