Ministério Público espanhol pede prisão para ex-membros do governo catalão

Ministério Público espanhol pediu esta quinta-feira “prisão incondicional” para oito ex-membros do governo catalão, que declarou unilateralmente a independência no passado dia 27 de outubro.

Só o ex-ministro Santi Vila – que saiu do governo antes da declaração da independência – poderá ficar em liberdade sob uma fiança de 50 mil euros, segundo o Ministério Público.

Por enquanto, não foi pedida nenhuma ordem de detenção europeia para Carles Puigdemont e os quatro ex-membros do parlamento catalão que se encontram em Bruxelas.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu colocar os seis deputados regionais, entre eles a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, em vigilância policial até daqui a uma semana, quando voltarem a ser ouvidos pelo tribunal.

Voltamos para casa. Obrigada a todos e todas pelo trabalho, apoio e esforço. Todo o apoio aos conselheiros que falaram na Audiência Nacional”, escreveu Carme Forcadell no Twitter.

Segundo fontes do Tribunal Supremo, o juiz aceitou o pedido do procurador que fez este pedido depois da decisão de suspender as audiências que começaram esta manhã até 9 de novembro.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Estado espanhol vive numa realidade paralela. Não compreende que a Espanha é um conjunto de diferenças, de autonomias e de nações e o que o seu papel deveria consistir em harmonizá-las ao invés de impor uma unidade falsa e forçada.
    Se prenderem estes dirigentes catalães, eleitos democraticamente pelo povo e não colocados pela administração central, são pouco inteligentes e o tiro rapidamente lhes sairá pela culatra, aumentando a contestação das ruas e reforçando os propósitos independentistas.
    Franco fez o mesmo. Mas, como está à vista, a liberdade e a vontade dos povos nunca se consegue sufocar. Podem-se adormecer temporariamente, mas elas ressurgem sempre com mais força.

    • O senhor é daqueles que fala do que desconhece. Bem se vê que nunca viveu em Espanha, nomeadamente na Catalunha onde vivi 34 anos da minha vida. Uma andorinha não faz a primavera…

  2. Penso que a liberdade de poder decidir o que se quer não pode ser condicionada, por uma politica de casamentos que unificou a Espanha.
    A Europa tem dois comportamentos para situações identicas
    A Jugoslávia, foi repartida e não caiu o “carmo e a trindade” por isso
    A Inglaterra quis sair da Europa, mas a Escócia não e o que vão fazer? Vão respeitar os interesses da Escócia?
    Já alguém perguntou se a Catalunha quer sair da Europa?
    Não compliquem. Antes a independência que uma guerra civil
    É o que pensa um Ignorante na matéria

  3. O Carles Puigdemont é “esperto”: Fugiu e deixou os outros com a batata quente!
    Ou “criança”: Quando não fizerem o que eu quero eu fujo e falo do outro lado!

  4. A continuidade do franquismo sem Franco, agora são prisioneiros políticos amanhã talvez condenados à morte, assim vai a democracia no império espanhol com o apadrinhamento da UE e tudo isto por uma questão de teimosia dos espanhóis não reconhecerem que são eles que estão fora da razão e se julgarem no direito de serem donos e senhores de países que ocuparam pela força contra a vontade desses povos que jamais esquecerão os propósitos, comparando a nossa história colonial por todas as situações passadas fomos uns santinhos em relação a estes espanhóis que não dão sinais de vergonha.

    • Um chorradilho de disparates de quem não compreende a realidade espanhola. A grande maioria dos catalães não queria a independência.

      • deixe falar essa cambada de ignorantes que so veem a vida e a politica sob o olhar ou a ameaça da estrela vermelha e da foice amarela dos radicaicais marxistas que só querem a fragmentaçao e a divisao para poderem usar e abusar dos povos….
        estes ignorantes…. aprendem o que escutam na tv,infestada de jornaleiros contratados por socrates e costa para venderem gato ppor lebre…..

RESPONDER

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …

Nenhum deputado quis fazer o parecer sobre lei da Stayaway Covid

A comissão de Assuntos Constitucionais viveu esta terça-feira momentos de boa disposição quando nenhum deputado se voluntariou para fazer um parecer sobre a proposta de lei do Governo para tornar obrigatória a aplicação Stayaway Covid. Apesar …

Instagram investigado na Irlanda pela gestão de dados dos utilizadores menores de idade

A comissão que regula a proteção de dados irlandesa abriu em setembro dois inquéritos à rede social Instagram, com base na gestão de dados dos utilizadores menores de idade daquela rede social. A Comissão de Proteção …