Ministério Público espanhol pede prisão para ex-membros do governo catalão

Ministério Público espanhol pediu esta quinta-feira “prisão incondicional” para oito ex-membros do governo catalão, que declarou unilateralmente a independência no passado dia 27 de outubro.

Só o ex-ministro Santi Vila – que saiu do governo antes da declaração da independência – poderá ficar em liberdade sob uma fiança de 50 mil euros, segundo o Ministério Público.

Por enquanto, não foi pedida nenhuma ordem de detenção europeia para Carles Puigdemont e os quatro ex-membros do parlamento catalão que se encontram em Bruxelas.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu colocar os seis deputados regionais, entre eles a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, em vigilância policial até daqui a uma semana, quando voltarem a ser ouvidos pelo tribunal.

Voltamos para casa. Obrigada a todos e todas pelo trabalho, apoio e esforço. Todo o apoio aos conselheiros que falaram na Audiência Nacional”, escreveu Carme Forcadell no Twitter.

Segundo fontes do Tribunal Supremo, o juiz aceitou o pedido do procurador que fez este pedido depois da decisão de suspender as audiências que começaram esta manhã até 9 de novembro.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Estado espanhol vive numa realidade paralela. Não compreende que a Espanha é um conjunto de diferenças, de autonomias e de nações e o que o seu papel deveria consistir em harmonizá-las ao invés de impor uma unidade falsa e forçada.
    Se prenderem estes dirigentes catalães, eleitos democraticamente pelo povo e não colocados pela administração central, são pouco inteligentes e o tiro rapidamente lhes sairá pela culatra, aumentando a contestação das ruas e reforçando os propósitos independentistas.
    Franco fez o mesmo. Mas, como está à vista, a liberdade e a vontade dos povos nunca se consegue sufocar. Podem-se adormecer temporariamente, mas elas ressurgem sempre com mais força.

    • O senhor é daqueles que fala do que desconhece. Bem se vê que nunca viveu em Espanha, nomeadamente na Catalunha onde vivi 34 anos da minha vida. Uma andorinha não faz a primavera…

  2. Penso que a liberdade de poder decidir o que se quer não pode ser condicionada, por uma politica de casamentos que unificou a Espanha.
    A Europa tem dois comportamentos para situações identicas
    A Jugoslávia, foi repartida e não caiu o “carmo e a trindade” por isso
    A Inglaterra quis sair da Europa, mas a Escócia não e o que vão fazer? Vão respeitar os interesses da Escócia?
    Já alguém perguntou se a Catalunha quer sair da Europa?
    Não compliquem. Antes a independência que uma guerra civil
    É o que pensa um Ignorante na matéria

  3. O Carles Puigdemont é “esperto”: Fugiu e deixou os outros com a batata quente!
    Ou “criança”: Quando não fizerem o que eu quero eu fujo e falo do outro lado!

  4. A continuidade do franquismo sem Franco, agora são prisioneiros políticos amanhã talvez condenados à morte, assim vai a democracia no império espanhol com o apadrinhamento da UE e tudo isto por uma questão de teimosia dos espanhóis não reconhecerem que são eles que estão fora da razão e se julgarem no direito de serem donos e senhores de países que ocuparam pela força contra a vontade desses povos que jamais esquecerão os propósitos, comparando a nossa história colonial por todas as situações passadas fomos uns santinhos em relação a estes espanhóis que não dão sinais de vergonha.

    • Um chorradilho de disparates de quem não compreende a realidade espanhola. A grande maioria dos catalães não queria a independência.

      • deixe falar essa cambada de ignorantes que so veem a vida e a politica sob o olhar ou a ameaça da estrela vermelha e da foice amarela dos radicaicais marxistas que só querem a fragmentaçao e a divisao para poderem usar e abusar dos povos….
        estes ignorantes…. aprendem o que escutam na tv,infestada de jornaleiros contratados por socrates e costa para venderem gato ppor lebre…..

RESPONDER

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado. Num comunicado …

"A profissionalização é fundamental". Este ano já morreram quatro bombeiros, todos voluntários

Nos incêndios deste ano já morreram quatro bombeiros. O último ano tão mortífero foi 2013, em que sete bombeiros perderam a vida. Em comparação, nos incêndios de 2019, não se registaram vítimas mortais entre esses profissionais. Como …

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …

Dybala eleito melhor jogador do ano em Itália. Ronaldo fora da lista

O avançado argentino da Juventus foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/20 do futebol italiano, enquanto o português Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de premiados. Na nota publicada no site oficial da Série …

Novo Banco registou perdas de 260 milhões à revelia do Banco de Portugal

A equipa António Ramalho terá inscrito nas contas 260 milhões de euros em perdas, passíveis de reembolso, sem falar com o Fundo de Resolução. O Público avança que a equipa de António Ramalho sinalizou, nos resultados …

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …

Já com luz verde de Bruxelas, Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse esta terça-feira à agência Lusa que quer o Banco Português de Fomento a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido …