Ministério Público espanhol pede prisão para ex-membros do governo catalão

Ministério Público espanhol pediu esta quinta-feira “prisão incondicional” para oito ex-membros do governo catalão, que declarou unilateralmente a independência no passado dia 27 de outubro.

Só o ex-ministro Santi Vila – que saiu do governo antes da declaração da independência – poderá ficar em liberdade sob uma fiança de 50 mil euros, segundo o Ministério Público.

Por enquanto, não foi pedida nenhuma ordem de detenção europeia para Carles Puigdemont e os quatro ex-membros do parlamento catalão que se encontram em Bruxelas.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu colocar os seis deputados regionais, entre eles a presidente do parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, em vigilância policial até daqui a uma semana, quando voltarem a ser ouvidos pelo tribunal.

Voltamos para casa. Obrigada a todos e todas pelo trabalho, apoio e esforço. Todo o apoio aos conselheiros que falaram na Audiência Nacional”, escreveu Carme Forcadell no Twitter.

Segundo fontes do Tribunal Supremo, o juiz aceitou o pedido do procurador que fez este pedido depois da decisão de suspender as audiências que começaram esta manhã até 9 de novembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Estado espanhol vive numa realidade paralela. Não compreende que a Espanha é um conjunto de diferenças, de autonomias e de nações e o que o seu papel deveria consistir em harmonizá-las ao invés de impor uma unidade falsa e forçada.
    Se prenderem estes dirigentes catalães, eleitos democraticamente pelo povo e não colocados pela administração central, são pouco inteligentes e o tiro rapidamente lhes sairá pela culatra, aumentando a contestação das ruas e reforçando os propósitos independentistas.
    Franco fez o mesmo. Mas, como está à vista, a liberdade e a vontade dos povos nunca se consegue sufocar. Podem-se adormecer temporariamente, mas elas ressurgem sempre com mais força.

    • O senhor é daqueles que fala do que desconhece. Bem se vê que nunca viveu em Espanha, nomeadamente na Catalunha onde vivi 34 anos da minha vida. Uma andorinha não faz a primavera…

  2. Penso que a liberdade de poder decidir o que se quer não pode ser condicionada, por uma politica de casamentos que unificou a Espanha.
    A Europa tem dois comportamentos para situações identicas
    A Jugoslávia, foi repartida e não caiu o “carmo e a trindade” por isso
    A Inglaterra quis sair da Europa, mas a Escócia não e o que vão fazer? Vão respeitar os interesses da Escócia?
    Já alguém perguntou se a Catalunha quer sair da Europa?
    Não compliquem. Antes a independência que uma guerra civil
    É o que pensa um Ignorante na matéria

  3. O Carles Puigdemont é “esperto”: Fugiu e deixou os outros com a batata quente!
    Ou “criança”: Quando não fizerem o que eu quero eu fujo e falo do outro lado!

  4. A continuidade do franquismo sem Franco, agora são prisioneiros políticos amanhã talvez condenados à morte, assim vai a democracia no império espanhol com o apadrinhamento da UE e tudo isto por uma questão de teimosia dos espanhóis não reconhecerem que são eles que estão fora da razão e se julgarem no direito de serem donos e senhores de países que ocuparam pela força contra a vontade desses povos que jamais esquecerão os propósitos, comparando a nossa história colonial por todas as situações passadas fomos uns santinhos em relação a estes espanhóis que não dão sinais de vergonha.

    • Um chorradilho de disparates de quem não compreende a realidade espanhola. A grande maioria dos catalães não queria a independência.

      • deixe falar essa cambada de ignorantes que so veem a vida e a politica sob o olhar ou a ameaça da estrela vermelha e da foice amarela dos radicaicais marxistas que só querem a fragmentaçao e a divisao para poderem usar e abusar dos povos….
        estes ignorantes…. aprendem o que escutam na tv,infestada de jornaleiros contratados por socrates e costa para venderem gato ppor lebre…..

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …