“Milagre português” na gestão da covid-19 pode dar vantagem no turismo

A boa impressão que Portugal deixou a nível internacional no que toca à gestão da pandemia de covid-19 pode revelar-se um trunfo aquando da retoma do turismo a nível mundial.

A gestão que Portugal tem feito da pandemia de covid-19 deixou uma boa impressão além fronteiras. Aquilo que a imprensa internacional apelidou de “milagre português” pode trazer uma “vantagem competitiva” na retoma do turismo, opina o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda.

“Já tínhamos uma imagem forte de um país seguro, de confiança e no topo da lista do turismo. Agora, esta gestão positiva da crise veio reforçar também essas ideias”, disse o empreendedor.

“Isso pode ser uma vantagem competitiva de Portugal. Agora, tudo passa pela negociação entre países. Uma coisa é haver uma apetência pelos turistas, de virem primeiro para Portugal, porque confiam em Portugal; outra coisa é as rotas estarem abertas”, acrescentou em declarações à Rádio Renascença.

Eduardo Miranda salienta que há sinais de retoma nas zonas balneares, mas que nos centros urbanos a situação permanece complicada. O presidente da ALEP pede mais “apoios a fundo perdido” para o setor, que vai atravessar “um ano duríssimo”.

O facto de muitos portugueses optarem por fazer férias em Portugal já é, por si só, um sinal de esperança, admite. Eduardo Miranda salienta que há um interesse crescente por propriedades isoladas no interior, que “é quase os portugueses a descobrirem determinadas zonas do país”.

Ainda assim, prevê uma queda de reserva e faturação muito significativa, “talvez menos de metade do que era o período homólogo do ano passado”. Como alternativa, o que muitos estão a tentar fazer é criar um “plano B” para se aguentarem até que haja uma retoma mais sólida.

Eduardo Miranda afasta também uma descida dos preços, realçando que “isso seria um erro enorme”.

“O problema neste momento não é uma questão de preço, pelo contrário. Quando começarem as aberturas internacionais, os potenciais turistas vão estar à procura de condições especiais, condições de limpeza, de higienização, isso vai ter custos adicionais. Eles querem, acima de tudo, confiança e, portanto, talvez até estejam disponíveis a pagar por essa confiança”, disse o presidente da ALEP à Renascença.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só espero, por esta e outras razões (entre as quais está a morte de cidadãos) que os números não disparem em resultado da falta de disciplina.

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …