“Milagre português” na gestão da covid-19 pode dar vantagem no turismo

A boa impressão que Portugal deixou a nível internacional no que toca à gestão da pandemia de covid-19 pode revelar-se um trunfo aquando da retoma do turismo a nível mundial.

A gestão que Portugal tem feito da pandemia de covid-19 deixou uma boa impressão além fronteiras. Aquilo que a imprensa internacional apelidou de “milagre português” pode trazer uma “vantagem competitiva” na retoma do turismo, opina o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda.

“Já tínhamos uma imagem forte de um país seguro, de confiança e no topo da lista do turismo. Agora, esta gestão positiva da crise veio reforçar também essas ideias”, disse o empreendedor.

“Isso pode ser uma vantagem competitiva de Portugal. Agora, tudo passa pela negociação entre países. Uma coisa é haver uma apetência pelos turistas, de virem primeiro para Portugal, porque confiam em Portugal; outra coisa é as rotas estarem abertas”, acrescentou em declarações à Rádio Renascença.

Eduardo Miranda salienta que há sinais de retoma nas zonas balneares, mas que nos centros urbanos a situação permanece complicada. O presidente da ALEP pede mais “apoios a fundo perdido” para o setor, que vai atravessar “um ano duríssimo”.

O facto de muitos portugueses optarem por fazer férias em Portugal já é, por si só, um sinal de esperança, admite. Eduardo Miranda salienta que há um interesse crescente por propriedades isoladas no interior, que “é quase os portugueses a descobrirem determinadas zonas do país”.

Ainda assim, prevê uma queda de reserva e faturação muito significativa, “talvez menos de metade do que era o período homólogo do ano passado”. Como alternativa, o que muitos estão a tentar fazer é criar um “plano B” para se aguentarem até que haja uma retoma mais sólida.

Eduardo Miranda afasta também uma descida dos preços, realçando que “isso seria um erro enorme”.

“O problema neste momento não é uma questão de preço, pelo contrário. Quando começarem as aberturas internacionais, os potenciais turistas vão estar à procura de condições especiais, condições de limpeza, de higienização, isso vai ter custos adicionais. Eles querem, acima de tudo, confiança e, portanto, talvez até estejam disponíveis a pagar por essa confiança”, disse o presidente da ALEP à Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só espero, por esta e outras razões (entre as quais está a morte de cidadãos) que os números não disparem em resultado da falta de disciplina.

RESPONDER

Auto-agendamento para jovens de 16 e 17 anos já está disponível

O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. A possibilidade de os jovens a partir dos 16 …

Jacobs, o americano 100% italiano que quase não fala inglês

O atleta mais rápido nos Jogos Olímpicos foi Marcell Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos da América mas viveu (quase) sempre em Itália. Lamont Marcell Jacobs Jr. não estava entre os maiores favoritos à conquista da …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O canoísta português Fernando Pimenta, que hoje conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, admitiu ter cumprido “um dos sonhos”, mas “faltou o outro, de ser campeão olímpico”. Fernando Pimenta, de 31 anos, que …

Afinal, altos níveis de testosterona não resultam em homens mais bem-sucedidos

Anteriormente, vários estudos relacionaram níveis elevados de testosterona ao sucesso socioeconómico. Contudo, uma ligação é diferente de uma causa e uma pesquisa sugere que este fator pode ser menos importante. Ao contrário do que se concluiu …

A rotação da Terra está a diminuir (e essa pode ser a razão pela qual vamos ter sempre oxigénio)

Desde a sua formação, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a rotação da Terra tem vindo a diminuir gradualmente e, como resultado, os seus dias têm-se tornado progressivamente mais longos. Segundo o site Science …

Afinal, os misteriosos reflexos no polo sul de Marte não são lagos

A descoberta de lagos nas profundezas abaixo da calota de gelo no polo sul de Marte foi feita utilizando um instrumento de radar a bordo do orbital Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). Mas, …

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …