“Milagre português” na gestão da covid-19 pode dar vantagem no turismo

A boa impressão que Portugal deixou a nível internacional no que toca à gestão da pandemia de covid-19 pode revelar-se um trunfo aquando da retoma do turismo a nível mundial.

A gestão que Portugal tem feito da pandemia de covid-19 deixou uma boa impressão além fronteiras. Aquilo que a imprensa internacional apelidou de “milagre português” pode trazer uma “vantagem competitiva” na retoma do turismo, opina o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda.

“Já tínhamos uma imagem forte de um país seguro, de confiança e no topo da lista do turismo. Agora, esta gestão positiva da crise veio reforçar também essas ideias”, disse o empreendedor.

“Isso pode ser uma vantagem competitiva de Portugal. Agora, tudo passa pela negociação entre países. Uma coisa é haver uma apetência pelos turistas, de virem primeiro para Portugal, porque confiam em Portugal; outra coisa é as rotas estarem abertas”, acrescentou em declarações à Rádio Renascença.

Eduardo Miranda salienta que há sinais de retoma nas zonas balneares, mas que nos centros urbanos a situação permanece complicada. O presidente da ALEP pede mais “apoios a fundo perdido” para o setor, que vai atravessar “um ano duríssimo”.

O facto de muitos portugueses optarem por fazer férias em Portugal já é, por si só, um sinal de esperança, admite. Eduardo Miranda salienta que há um interesse crescente por propriedades isoladas no interior, que “é quase os portugueses a descobrirem determinadas zonas do país”.

Ainda assim, prevê uma queda de reserva e faturação muito significativa, “talvez menos de metade do que era o período homólogo do ano passado”. Como alternativa, o que muitos estão a tentar fazer é criar um “plano B” para se aguentarem até que haja uma retoma mais sólida.

Eduardo Miranda afasta também uma descida dos preços, realçando que “isso seria um erro enorme”.

“O problema neste momento não é uma questão de preço, pelo contrário. Quando começarem as aberturas internacionais, os potenciais turistas vão estar à procura de condições especiais, condições de limpeza, de higienização, isso vai ter custos adicionais. Eles querem, acima de tudo, confiança e, portanto, talvez até estejam disponíveis a pagar por essa confiança”, disse o presidente da ALEP à Renascença.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só espero, por esta e outras razões (entre as quais está a morte de cidadãos) que os números não disparem em resultado da falta de disciplina.

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …