Os cães ficam literalmente pedrados com uma festinha muito específica

Se quer pôr o seu cão em estado de êxtase, aponte às orelhas.

Quem tem cães, já sabe que uma boa festinha nas orelhas pode deixar qualquer patudo em êxtase: fecham os olhos, inclinam-se para a mão e a cauda começa logo “a dar a dar”

Mas porquê? A resposta está nos nervos.

As orelhas dos cães são ricas em terminações nervosas ligadas a órgãos internos e ao sistema nervoso central. Ao serem estimuladas, essas terminações enviam impulsos ao hipotálamo e à glândula pituitária, o que leva à libertação de endorfinas — as mesmas hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar em humanos, por exemplo, durante o exercício físico.

As nossas orelhas também têm muitas terminações nervosas, e é também por isso que, para muitos humanos, as orelhas são até um ponto erótico do corpo.

Mas voltando aos cães: a zona das orelhas é até usada em terapias alternativas, como a acupunctura ou a acupressão, por formar uma espécie de “mapa do corpo” que pode ser trabalhado para promover equilíbrio e saúde.

Já o Dr. Allen Schoen, especialista em terapias veterinárias alternativas, Allen Schoen garante ao Petinsurance que, ao receberem festinhas nas orelhas, os cães entram quase num “estado de transe”, de relaxamento profundo e satisfação.

E se faz festinhas nas orelhas do seu cão, continue, porque isso também reforça a ligação emocional entre si e o seu melhor amigo.

No entanto, nem todos os cães reagem da mesma forma. Muitos cães são seletivos quanto a quem permite o contacto com as suas orelhas. O toque na cabeça e nas orelhas está relacionado com comportamentos de dominância e submissão no mundo canino.

Há ainda uma questão prática e de saúde: as orelhas dos cães têm canais auditivos em forma de “L”, o que os torna propensos a infeções. A limpeza regular das orelhas é essencial, e donos de cães com orelhas cortadas devem ter especial atenção, pois estes podem ter maior sensibilidade ao toque.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.