Maharees Heritage and Conservation / Facebook

Uma mensagem em garrafa lançada ao Atlântico em 2012 por um casal canadiano foi agora descoberta por um casal que estava a limpar uma praia na Irlanda.
Um gesto romântico feito há mais de uma década por um jovem casal canadiano deu frutos agora, a 3200 quilómetros de distância, na Irlanda.
Em setembro de 2012, Anita e Brad Squires terminaram um encontro na Ilha Bell, na costa leste da Terra Nova, atirando uma mensagem numa garrafa no Oceano Atlântico. O bilhete escrito à mão captou um momento de amor juvenil: “Passeio de um dia da Anita e do Brad à Ilha Bell. Hoje, desfrutámos do jantar, desta garrafa de vinho e um do outro, à beira da ilha.” O bilhete incluía um número de telefone, convidando qualquer pessoa que encontrasse a mensagem a contactá-los.
Passados 13 anos, Kate e John Gay encontraram a garrafa na praia de Scraggane Bay, no condado de Kerry, na ponta oeste da Irlanda. O casal, que participava numa limpeza de praia local organizada pelo grupo Maharees Heritage and Conservation, ficou intrigado com a mensagem e tentou ligar para o número, mas sem sucesso.
Na segunda-feira à noite, partilharam a descoberta na página de Facebook do grupo. A publicação rapidamente se tornou viral e, em poucas horas, a notícia chegou aos Squires, agora casados, na Terra Nova, que são pais de três filhos.
“Foram 48 horas bastante turbulentas”, disse Brad Squires ao The Guardian. “Estava a deitar o nosso filho mais novo e o meu telefone não parava de tocar. A Anita estava no outro quarto a rir, a mesma coisa estava a acontecer-lhe.”
O casal, que começou a namorar um ano antes do passeio na Ilha Bell em 2012, casou-se em 2016. Anita trabalha agora como enfermeira, enquanto Brad se reformou recentemente da Polícia Montada Real do Canadá. “Éramos apenas jovens apaixonados“, partilhou Brad em entrevista ao programa Morning Ireland, da Rádio RTÉ. “Agora somos pessoas mais velhas apaixonadas”.
Para Anita e Brad, os holofotes inesperados são mais do que nostalgia: são um lembrete de um amor duradouro e um possível motivo para visitar a Irlanda num futuro próximo. “Estamos felizes por a história se ter espalhado”, disse Brad. “Estamos a conhecer novos amigos por causa disto e esperamos voltar à Irlanda em breve.”