Metade da lotação e fecho às 23h. Reveladas mais medidas para a reabertura dos restaurantes

Os restaurantes vão poder reabrir na segunda-feira com metade da lotação e deverão ter uma hora limite para fechar igual para todos, provavelmente as 23:00, afirmou esta sexta-feira o presidente e deputado único do Chega.

André Ventura falava aos jornalistas no final de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase de reabertura gradual das atividades e estabelecimentos encerrados devido à pandemia de covid-19.

Apontando a reabertura dos restaurantes como “um dos momentos mais preocupantes” do chamado desconfinamento, o deputado do Chega declarou: “Sabemos que vai haver uma hora limite, provavelmente as onze horas da noite”.

“Será sempre com limites de presença, com uma lotação de metade e com um horário restrito na medida em que, tanto quanto nos pareceu, a hora de encerramento será igual para todos e universal, o que significa que não poderá haver espaços abertos para além dessa hora”, acrescentou.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a maior do género em Portugal, lançou entretanto um documento, elaborado em parceria com a Direção-Geral da Saúde, no qual deixa uma série de recomendações para os restaurantes, que abrem já segunda-feira, regressarem ao “novo-normal”, no jornal Observador.

O documento em causa pretende esclarecer detalhadamente temas como as distâncias e limites de lotação nos restaurantes, a funcionalidade de buffets e serviços de self-service, bem como a limpeza e higienização.

Promover o agendamento, privilegiar a utilização de espaço exteriores (esplanadas), garantir espaços de dois metros entre os clientes, optar, sempre que possível, pelo pagamento em cartões, estafetas com máscara, limitações no self-service e hortícolas lavados folha a folha são algumas das recomendações deixadas.

Ventura quer saber “qual é o estatuto” de Centeno

Sobre a atualidade política, André Ventura realçou que esta quinta-feira no parlamento não obteve “nenhuma resposta de Mário Centeno sobre a situação política em que se encontra” e questionou “qual é o estatuto” do ministro das Finanças nesta altura, considerando que tem “muito poucas condições para continuar do cargo”.

Por outro lado, reafirmou a ideia de que o primeiro-ministro, António Costa, tentou “desviar as atenções do que se tinha passado no Novo Banco lançando Marcelo Rebelo de Sousa, e Marcelo Rebelo de Sousa depois confirmando a sua recandidatura presidencial”.

Em relação às medidas de reabertura a adotar pelo Governo, o presidente do Chega disse ainda que por enquanto “os espaços noturnos vão permanecer encerrados, quer bares, quer discotecas, quer outros espaços noturnos” e que “discotecas, ginásios e outros espaços podem nem reabrir no verão”, porque “as decisões vão ser tomadas caso a caso”, o que saudou: “Parece-nos o mais correto”.

O deputado único do Chega voltou a manifestar reservas em relação à “descompressão significativa de medidas” que está prevista, defendendo que “comporta alguns riscos” e que “é preciso que haja não só o tempo mas também os mecanismos para que se faça uma avaliação atempada desse risco e das consequências dessa reabertura”.

“Vamos entrar provavelmente no período mais crítico – e foi isso que conversámos também com o senhor primeiro-ministro – de avaliação e de combate à pandemia”, considerou. André Ventura frisou que “o Chega continua a entender que em matéria de festivais e de espaços de cultura de massas as regras, a existirem, devem uniformes, mesmo em matéria de ação política” e disse ter recebido do primeiro-ministro “a garantia de que esta matéria será clarificada”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …