Maria de Belém já anunciou a Costa que se candidata à Presidência da República

António Cotrim / Lusa

António Costa com Maria de Belém Roseira

Maria de Belém já terá anunciado a António Costa, o líder do PS, que vai candidatar-se às eleições presidenciais. A antiga ministra e ex-presidente do PS será assim o 12.º candidato à Presidência da República, enquanto ainda há 4 figuras do PSD a pensarem se avançam ou não.

Estão em marcha aquelas que parecem vir a ser uma das corridas presidenciais mais concorridas de sempre. E Maria de Belém será uma das figuras de proa desta batalha eleitoral, garante o jornal i.

A publicação revela que a antiga ministra esteve reunida com António Costa para lhe comunicar a decisão de avançar e para lhe garantir que não tornará pública essa decisão antes das eleições legislativas.

Maria de Belém já assumiu, em entrevista à Rádio Renascença, que está disponível para uma candidatura, embora sem confirmar que é candidata.

No Facebook foi criada uma página de apoio para que a ex-presidente do PS avance conotada com a petição lançada por 100 personalidades da sociedade civil que esperam que ela concorra.

Entretanto, António Sampaio da Nóvoa confessa em entrevista ao Diário Económico que não lhe agrada a ideia de uma candidatura de Maria de Belém.

O ex-reitor da Universidade de Lisboa e já assumido candidato, mas ainda à espera do apoio declarado do PS, salienta que “não fica satisfeito se houver uma divisão do apoio do PS relativamente à sua candidatura e de Maria de Belém”, conforme cita o dito jornal.

11 candidatos assumidos e 4 em reflexão

Além de Sampaio da Nóvoa, já anunciaram que são candidatos à Presidência da República o ex-deputado do PS e empresário Henrique Neto, o ex-militante do CDS e ex-taxista Orlando Cruz, o ex-vice-presidente da Câmara do Porto Paulo Morais, e o antigo presidente da Federação de Leiria do PS Cândido Ferreira, o advogado e ex-candidato à presidência do PSD Castanheira Barros.

O consultor autárquico e ex-presidente da junta de freguesia da Cruz Quebrada Dafundo, em Oeiras, Paulo Freitas do Amaral, a docente universitária Graça Castanho, o fundador e antigo presidente do PAN (Partido Pessoas-Animais-Natureza) Paulo Borges e o psicólogo Jorge Sequeira anunciaram também a intenção de se candidatar.

A historiadora Manuela Gonzaga vai apresentar a sua candidatura esta segunda-feira, em Lisboa.

Candidatos em potencial são ainda Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Alberto João Jardim e Pedro Santana Lopes, que continuam em estado de reflexão.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal havia outra… e esta sem nada saber, sorria!
    Sendo assim, tb deveriam candidatar-se o Tino de Rans, o Emplastro e o Zé Cabra!

RESPONDER

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …