Maria de Belém já terá anunciado a António Costa, o líder do PS, que vai candidatar-se às eleições presidenciais. A antiga ministra e ex-presidente do PS será assim o 12.º candidato à Presidência da República, enquanto ainda há 4 figuras do PSD a pensarem se avançam ou não.
Estão em marcha aquelas que parecem vir a ser uma das corridas presidenciais mais concorridas de sempre. E Maria de Belém será uma das figuras de proa desta batalha eleitoral, garante o jornal i.
A publicação revela que a antiga ministra esteve reunida com António Costa para lhe comunicar a decisão de avançar e para lhe garantir que não tornará pública essa decisão antes das eleições legislativas.
Maria de Belém já assumiu, em entrevista à Rádio Renascença, que está disponível para uma candidatura, embora sem confirmar que é candidata.
No Facebook foi criada uma página de apoio para que a ex-presidente do PS avance conotada com a petição lançada por 100 personalidades da sociedade civil que esperam que ela concorra.
Entretanto, António Sampaio da Nóvoa confessa em entrevista ao Diário Económico que não lhe agrada a ideia de uma candidatura de Maria de Belém.
O ex-reitor da Universidade de Lisboa e já assumido candidato, mas ainda à espera do apoio declarado do PS, salienta que “não fica satisfeito se houver uma divisão do apoio do PS relativamente à sua candidatura e de Maria de Belém”, conforme cita o dito jornal.
11 candidatos assumidos e 4 em reflexão
Além de Sampaio da Nóvoa, já anunciaram que são candidatos à Presidência da República o ex-deputado do PS e empresário Henrique Neto, o ex-militante do CDS e ex-taxista Orlando Cruz, o ex-vice-presidente da Câmara do Porto Paulo Morais, e o antigo presidente da Federação de Leiria do PS Cândido Ferreira, o advogado e ex-candidato à presidência do PSD Castanheira Barros.
O consultor autárquico e ex-presidente da junta de freguesia da Cruz Quebrada Dafundo, em Oeiras, Paulo Freitas do Amaral, a docente universitária Graça Castanho, o fundador e antigo presidente do PAN (Partido Pessoas-Animais-Natureza) Paulo Borges e o psicólogo Jorge Sequeira anunciaram também a intenção de se candidatar.
A historiadora Manuela Gonzaga vai apresentar a sua candidatura esta segunda-feira, em Lisboa.
Candidatos em potencial são ainda Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Alberto João Jardim e Pedro Santana Lopes, que continuam em estado de reflexão.
SV, ZAP
A.Costa em vias de virar peão de brega…
Afinal havia outra… e esta sem nada saber, sorria!
Sendo assim, tb deveriam candidatar-se o Tino de Rans, o Emplastro e o Zé Cabra!
que linda a Maria de Ninguém, muito melhor para P.R. que uma múmia qualquer.