Maria de Belém já anunciou a Costa que se candidata à Presidência da República

António Cotrim / Lusa

António Costa com Maria de Belém Roseira

Maria de Belém já terá anunciado a António Costa, o líder do PS, que vai candidatar-se às eleições presidenciais. A antiga ministra e ex-presidente do PS será assim o 12.º candidato à Presidência da República, enquanto ainda há 4 figuras do PSD a pensarem se avançam ou não.

Estão em marcha aquelas que parecem vir a ser uma das corridas presidenciais mais concorridas de sempre. E Maria de Belém será uma das figuras de proa desta batalha eleitoral, garante o jornal i.

A publicação revela que a antiga ministra esteve reunida com António Costa para lhe comunicar a decisão de avançar e para lhe garantir que não tornará pública essa decisão antes das eleições legislativas.

Maria de Belém já assumiu, em entrevista à Rádio Renascença, que está disponível para uma candidatura, embora sem confirmar que é candidata.

No Facebook foi criada uma página de apoio para que a ex-presidente do PS avance conotada com a petição lançada por 100 personalidades da sociedade civil que esperam que ela concorra.

Entretanto, António Sampaio da Nóvoa confessa em entrevista ao Diário Económico que não lhe agrada a ideia de uma candidatura de Maria de Belém.

O ex-reitor da Universidade de Lisboa e já assumido candidato, mas ainda à espera do apoio declarado do PS, salienta que “não fica satisfeito se houver uma divisão do apoio do PS relativamente à sua candidatura e de Maria de Belém”, conforme cita o dito jornal.

11 candidatos assumidos e 4 em reflexão

Além de Sampaio da Nóvoa, já anunciaram que são candidatos à Presidência da República o ex-deputado do PS e empresário Henrique Neto, o ex-militante do CDS e ex-taxista Orlando Cruz, o ex-vice-presidente da Câmara do Porto Paulo Morais, e o antigo presidente da Federação de Leiria do PS Cândido Ferreira, o advogado e ex-candidato à presidência do PSD Castanheira Barros.

O consultor autárquico e ex-presidente da junta de freguesia da Cruz Quebrada Dafundo, em Oeiras, Paulo Freitas do Amaral, a docente universitária Graça Castanho, o fundador e antigo presidente do PAN (Partido Pessoas-Animais-Natureza) Paulo Borges e o psicólogo Jorge Sequeira anunciaram também a intenção de se candidatar.

A historiadora Manuela Gonzaga vai apresentar a sua candidatura esta segunda-feira, em Lisboa.

Candidatos em potencial são ainda Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Alberto João Jardim e Pedro Santana Lopes, que continuam em estado de reflexão.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal havia outra… e esta sem nada saber, sorria!
    Sendo assim, tb deveriam candidatar-se o Tino de Rans, o Emplastro e o Zé Cabra!

RESPONDER

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …