Petição empurra candidatura de Maria de Belém, divide PS e preocupa Nóvoa

José Sena Goulão / Lusa

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém está a ser “empurrada” para assumir uma candidatura à Presidência da República por um grupo de personalidades da sociedade civil que lançou uma petição nesse sentido. A campanha de apoio à ex-presidente do PS é tida pela candidatura de Sampaio da Nóvoa como uma tentativa de dividir os socialistas.

A petição foi lançada pelo médico Joshua Ruah, revela o jornal Expresso, e já terá 100 subscritores, entre os quais a escritora Rita Ferro, a sexóloga Marta Crawford, o reitor da Universidade Nova, António Rendas, e o reitor do ISCTE, Luís Reto.

“Além de ser mulher, o que é fundamental, além de ter experiência política, possui características de seriedade, imparcialidade e uma capacidade de estabelecer pontes que fazem dela a pessoa indicada para ser o próximo Presidente da República”, nota Joshua Ruah no Expresso, explicando o porquê da petição.

Maria de Belém tem alimentado as dúvidas relativamente à possível candidatura à Presidência da República e este grupo de cidadãos espera convencê-la definitivamente a avançar.

No seio do PS várias figuras proeminentes estarão a torcer para que isso aconteça, enquanto o apoio declarado do Partido a Sampaio da Nóvoa vai tardando.

O ex-reitor da UL tem sido apontado como o provável candidato do PS, mas não gera consenso entre os socialistas, o que abre as portas a uma candidatura de Maria de Belém.

Em declarações ao Expresso, uma fonte da candidatura de Sampaio da Nóvoa nota que essa potencial candidatura é “de facção partidária, feita contra o secretário-geral do PS, destinada a dividir o PS, a esquerda e os portugueses”.

“As eleições presidenciais não são nem podem ser uma segunda volta das eleições primárias do PS”, sustenta a mesma fonte.

Entretanto, o membro da Comissão Política Nacional do PS e amigo de Maria de Belém, Vítor Ramalho, refere no jornal i que Belém “não tem condições para ser candidata a Presidente da República”.

Vítor Ramalho diz mesmo que a direita “tem todo o interesse em que ela se candidate”, frisando que a candidatura de Sampaio da Nóvoa, que tem o seu apoio, “é a única que reúne consenso necessário”.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, cozinhar, limpar o pó, lavar, passar a ferro etc…etc….sinceramente!!!!!!

  2. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, lavar, passar a ferro, cozinhar, pimpar o pó, cozer as meias rôtas do marido, etc…etc…sinceramente!!!!!

    • Sabe? Sinceramente, vozes de burro não chegam ao Céu. Com todo o respeito que todos devemos ter por quem faz essas tarefas. E há por aí muito, quem nem para isso tenha competência… Ainda muito menos coser as suas próprias meias, ou fazer piada…
      Maria de Belém parece-me uma boa candidata. Mulher com M grande, grande Mulher!

  3. esta Sr. tem mais capacidade de que os outros todos juntos da direita a esquerda
    digo porque sei e a Sr.ª nem me conhece se não votar nela não voto em niguem

  4. Acho muito bem a Drª Maria de Belém ser candidata a Belém. Pessoa séria e honesta, com um currículo invejável e uma capacidade de fazer consensos apreciável.
    Comparada com o falhado pseudo prof de TEATRO, sim: o sr Nóvoa é (?) licenciado em teatro! Isso mesmo.
    Qualquer dia temos um analfabeto candidato a presidente…

  5. O sr Nóvoa será mesmo licenciado em teatro? Estive a rever a legislação e tenho muitas dúvidas. No seu livro recente fala em equiparação a licenciatura mas explica mal a coisa. Quem conhece a legislação da experiência pedagógica de 1971 sabe que o sr Nóvoa pode ter de se explicar melhor…..

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …