Petição empurra candidatura de Maria de Belém, divide PS e preocupa Nóvoa

José Sena Goulão / Lusa

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém está a ser “empurrada” para assumir uma candidatura à Presidência da República por um grupo de personalidades da sociedade civil que lançou uma petição nesse sentido. A campanha de apoio à ex-presidente do PS é tida pela candidatura de Sampaio da Nóvoa como uma tentativa de dividir os socialistas.

A petição foi lançada pelo médico Joshua Ruah, revela o jornal Expresso, e já terá 100 subscritores, entre os quais a escritora Rita Ferro, a sexóloga Marta Crawford, o reitor da Universidade Nova, António Rendas, e o reitor do ISCTE, Luís Reto.

“Além de ser mulher, o que é fundamental, além de ter experiência política, possui características de seriedade, imparcialidade e uma capacidade de estabelecer pontes que fazem dela a pessoa indicada para ser o próximo Presidente da República”, nota Joshua Ruah no Expresso, explicando o porquê da petição.

Maria de Belém tem alimentado as dúvidas relativamente à possível candidatura à Presidência da República e este grupo de cidadãos espera convencê-la definitivamente a avançar.

No seio do PS várias figuras proeminentes estarão a torcer para que isso aconteça, enquanto o apoio declarado do Partido a Sampaio da Nóvoa vai tardando.

O ex-reitor da UL tem sido apontado como o provável candidato do PS, mas não gera consenso entre os socialistas, o que abre as portas a uma candidatura de Maria de Belém.

Em declarações ao Expresso, uma fonte da candidatura de Sampaio da Nóvoa nota que essa potencial candidatura é “de facção partidária, feita contra o secretário-geral do PS, destinada a dividir o PS, a esquerda e os portugueses”.

“As eleições presidenciais não são nem podem ser uma segunda volta das eleições primárias do PS”, sustenta a mesma fonte.

Entretanto, o membro da Comissão Política Nacional do PS e amigo de Maria de Belém, Vítor Ramalho, refere no jornal i que Belém “não tem condições para ser candidata a Presidente da República”.

Vítor Ramalho diz mesmo que a direita “tem todo o interesse em que ela se candidate”, frisando que a candidatura de Sampaio da Nóvoa, que tem o seu apoio, “é a única que reúne consenso necessário”.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, cozinhar, limpar o pó, lavar, passar a ferro etc…etc….sinceramente!!!!!!

  2. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, lavar, passar a ferro, cozinhar, pimpar o pó, cozer as meias rôtas do marido, etc…etc…sinceramente!!!!!

    • Sabe? Sinceramente, vozes de burro não chegam ao Céu. Com todo o respeito que todos devemos ter por quem faz essas tarefas. E há por aí muito, quem nem para isso tenha competência… Ainda muito menos coser as suas próprias meias, ou fazer piada…
      Maria de Belém parece-me uma boa candidata. Mulher com M grande, grande Mulher!

  3. esta Sr. tem mais capacidade de que os outros todos juntos da direita a esquerda
    digo porque sei e a Sr.ª nem me conhece se não votar nela não voto em niguem

  4. Acho muito bem a Drª Maria de Belém ser candidata a Belém. Pessoa séria e honesta, com um currículo invejável e uma capacidade de fazer consensos apreciável.
    Comparada com o falhado pseudo prof de TEATRO, sim: o sr Nóvoa é (?) licenciado em teatro! Isso mesmo.
    Qualquer dia temos um analfabeto candidato a presidente…

  5. O sr Nóvoa será mesmo licenciado em teatro? Estive a rever a legislação e tenho muitas dúvidas. No seu livro recente fala em equiparação a licenciatura mas explica mal a coisa. Quem conhece a legislação da experiência pedagógica de 1971 sabe que o sr Nóvoa pode ter de se explicar melhor…..

RESPONDER

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …