Petição empurra candidatura de Maria de Belém, divide PS e preocupa Nóvoa

José Sena Goulão / Lusa

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém está a ser “empurrada” para assumir uma candidatura à Presidência da República por um grupo de personalidades da sociedade civil que lançou uma petição nesse sentido. A campanha de apoio à ex-presidente do PS é tida pela candidatura de Sampaio da Nóvoa como uma tentativa de dividir os socialistas.

A petição foi lançada pelo médico Joshua Ruah, revela o jornal Expresso, e já terá 100 subscritores, entre os quais a escritora Rita Ferro, a sexóloga Marta Crawford, o reitor da Universidade Nova, António Rendas, e o reitor do ISCTE, Luís Reto.

“Além de ser mulher, o que é fundamental, além de ter experiência política, possui características de seriedade, imparcialidade e uma capacidade de estabelecer pontes que fazem dela a pessoa indicada para ser o próximo Presidente da República”, nota Joshua Ruah no Expresso, explicando o porquê da petição.

Maria de Belém tem alimentado as dúvidas relativamente à possível candidatura à Presidência da República e este grupo de cidadãos espera convencê-la definitivamente a avançar.

No seio do PS várias figuras proeminentes estarão a torcer para que isso aconteça, enquanto o apoio declarado do Partido a Sampaio da Nóvoa vai tardando.

O ex-reitor da UL tem sido apontado como o provável candidato do PS, mas não gera consenso entre os socialistas, o que abre as portas a uma candidatura de Maria de Belém.

Em declarações ao Expresso, uma fonte da candidatura de Sampaio da Nóvoa nota que essa potencial candidatura é “de facção partidária, feita contra o secretário-geral do PS, destinada a dividir o PS, a esquerda e os portugueses”.

“As eleições presidenciais não são nem podem ser uma segunda volta das eleições primárias do PS”, sustenta a mesma fonte.

Entretanto, o membro da Comissão Política Nacional do PS e amigo de Maria de Belém, Vítor Ramalho, refere no jornal i que Belém “não tem condições para ser candidata a Presidente da República”.

Vítor Ramalho diz mesmo que a direita “tem todo o interesse em que ela se candidate”, frisando que a candidatura de Sampaio da Nóvoa, que tem o seu apoio, “é a única que reúne consenso necessário”.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, cozinhar, limpar o pó, lavar, passar a ferro etc…etc….sinceramente!!!!!!

  2. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, lavar, passar a ferro, cozinhar, pimpar o pó, cozer as meias rôtas do marido, etc…etc…sinceramente!!!!!

    • Sabe? Sinceramente, vozes de burro não chegam ao Céu. Com todo o respeito que todos devemos ter por quem faz essas tarefas. E há por aí muito, quem nem para isso tenha competência… Ainda muito menos coser as suas próprias meias, ou fazer piada…
      Maria de Belém parece-me uma boa candidata. Mulher com M grande, grande Mulher!

  3. esta Sr. tem mais capacidade de que os outros todos juntos da direita a esquerda
    digo porque sei e a Sr.ª nem me conhece se não votar nela não voto em niguem

  4. Acho muito bem a Drª Maria de Belém ser candidata a Belém. Pessoa séria e honesta, com um currículo invejável e uma capacidade de fazer consensos apreciável.
    Comparada com o falhado pseudo prof de TEATRO, sim: o sr Nóvoa é (?) licenciado em teatro! Isso mesmo.
    Qualquer dia temos um analfabeto candidato a presidente…

  5. O sr Nóvoa será mesmo licenciado em teatro? Estive a rever a legislação e tenho muitas dúvidas. No seu livro recente fala em equiparação a licenciatura mas explica mal a coisa. Quem conhece a legislação da experiência pedagógica de 1971 sabe que o sr Nóvoa pode ter de se explicar melhor…..

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …