Petição empurra candidatura de Maria de Belém, divide PS e preocupa Nóvoa

José Sena Goulão / Lusa

Maria de Belém Roseira, ex-presidente do PS

Maria de Belém está a ser “empurrada” para assumir uma candidatura à Presidência da República por um grupo de personalidades da sociedade civil que lançou uma petição nesse sentido. A campanha de apoio à ex-presidente do PS é tida pela candidatura de Sampaio da Nóvoa como uma tentativa de dividir os socialistas.

A petição foi lançada pelo médico Joshua Ruah, revela o jornal Expresso, e já terá 100 subscritores, entre os quais a escritora Rita Ferro, a sexóloga Marta Crawford, o reitor da Universidade Nova, António Rendas, e o reitor do ISCTE, Luís Reto.

“Além de ser mulher, o que é fundamental, além de ter experiência política, possui características de seriedade, imparcialidade e uma capacidade de estabelecer pontes que fazem dela a pessoa indicada para ser o próximo Presidente da República”, nota Joshua Ruah no Expresso, explicando o porquê da petição.

Maria de Belém tem alimentado as dúvidas relativamente à possível candidatura à Presidência da República e este grupo de cidadãos espera convencê-la definitivamente a avançar.

No seio do PS várias figuras proeminentes estarão a torcer para que isso aconteça, enquanto o apoio declarado do Partido a Sampaio da Nóvoa vai tardando.

O ex-reitor da UL tem sido apontado como o provável candidato do PS, mas não gera consenso entre os socialistas, o que abre as portas a uma candidatura de Maria de Belém.

Em declarações ao Expresso, uma fonte da candidatura de Sampaio da Nóvoa nota que essa potencial candidatura é “de facção partidária, feita contra o secretário-geral do PS, destinada a dividir o PS, a esquerda e os portugueses”.

“As eleições presidenciais não são nem podem ser uma segunda volta das eleições primárias do PS”, sustenta a mesma fonte.

Entretanto, o membro da Comissão Política Nacional do PS e amigo de Maria de Belém, Vítor Ramalho, refere no jornal i que Belém “não tem condições para ser candidata a Presidente da República”.

Vítor Ramalho diz mesmo que a direita “tem todo o interesse em que ela se candidate”, frisando que a candidatura de Sampaio da Nóvoa, que tem o seu apoio, “é a única que reúne consenso necessário”.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, cozinhar, limpar o pó, lavar, passar a ferro etc…etc….sinceramente!!!!!!

  2. Mas porque é que esta senhora não se dedica ás lides caseiras, lavar, passar a ferro, cozinhar, pimpar o pó, cozer as meias rôtas do marido, etc…etc…sinceramente!!!!!

    • Sabe? Sinceramente, vozes de burro não chegam ao Céu. Com todo o respeito que todos devemos ter por quem faz essas tarefas. E há por aí muito, quem nem para isso tenha competência… Ainda muito menos coser as suas próprias meias, ou fazer piada…
      Maria de Belém parece-me uma boa candidata. Mulher com M grande, grande Mulher!

  3. esta Sr. tem mais capacidade de que os outros todos juntos da direita a esquerda
    digo porque sei e a Sr.ª nem me conhece se não votar nela não voto em niguem

  4. Acho muito bem a Drª Maria de Belém ser candidata a Belém. Pessoa séria e honesta, com um currículo invejável e uma capacidade de fazer consensos apreciável.
    Comparada com o falhado pseudo prof de TEATRO, sim: o sr Nóvoa é (?) licenciado em teatro! Isso mesmo.
    Qualquer dia temos um analfabeto candidato a presidente…

  5. O sr Nóvoa será mesmo licenciado em teatro? Estive a rever a legislação e tenho muitas dúvidas. No seu livro recente fala em equiparação a licenciatura mas explica mal a coisa. Quem conhece a legislação da experiência pedagógica de 1971 sabe que o sr Nóvoa pode ter de se explicar melhor…..

RESPONDER

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …