PS dividido com candidatura de Sampaio da Nóvoa

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A candidatura de Sampaio da Nóvoa não reúne consenso no seio do PS e há entre destacados lideres socialistas quem critique abertamente o potencial candidato presidencial. É o caso de Sérgio Sousa Pinto, membro do Secretariado Nacional do PS escolhido por António Costa.

“Esta não é a minha esquerda”. Eis como Sérgio Sousa Pinto afirma, com todas as letras, que Sampaio da Nóvoa não é o seu candidato presidencial, numa publicação feita no seu perfil do Facebook e reproduzida pelo Observador.

O deputado socialista fala da “sublime virgindade” do ex-reitor da Universidade de Lisboa, referindo-se a uma declaração que ele fez recentemente – “Quem gosta de dinheiro deve afastar-se da política” -, para constatar que “parece que agradece a Deus a graça de ser pobre”.

Além disso, Sérgio Sousa Pinto compara Sampaio da Nóvoa ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que abdicou de 90% do ordenado enquanto esteve no cargo.

O líder da Juventude Socialista, João Torres, assume, por seu lado, que o seu candidato é António Guterres, sublinhando em declarações ao Observador que o actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados tem “uma responsabilidade para com o país”.

Sérgio Sousa Pinto critica Sampaio da Nóvoa

Do universo socialista, Sampaio da Nóvoa recebe, para já, apenas o apoio de Mário Soares, manifestado em declarações ao Expresso divulgadas na passada sexta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa acredita que, “apesar de dividir o PS”, Sampaio da Nóvoa “vai ser apoiado [pelos socialistas] antes das legislativas”, conforme disse no seu habitual comentário de domingo na TVI.

O professor universitário afirmou também que Sampaio da Nóvoa pode abranger um consenso à esquerda, entre PS, PCP e Bloco de Esquerda, pelo que conclui que não entende porque é que na direita parecem “tão felizes” com a candidatura.

Em sentido contrário, Marques Mendes considera na SIC que a candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa é “uma prenda de Páscoa para Marcelo Rebelo de Sousa”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imagina-se porquê! Não é só para o povo que sabe ler – inclusive entre linhas: Honra é honra, lealdade é lealdade.
    Da Nova dixit: “chegou o tempo de uma CERTA HONRA e de uma CERTA LEALDADE pelo país” para o fim do “ESCONDE-ESCONDE” (Candidato p’lo PS c/ apoio de Costa)
    1ª intervenção… A brincar à política?!
    …E encosta-se à marca de Eanes como mentor involuntário que para ele foi “muito importante”… Pasquim do sol Posto?

  2. Lá estava o candidato a candidato. Na tomada de posse de Medina as vedetas foram os amigalhaços do costume na dança das cadeiras da frente e palmadinhas nas costas. Depois foi prestada reverência ao Costa que apesar de tanto IMI, parquímetros ao segundo não soube o que fazer a tantos milhões… Aos 300 Milhões que o governo pagou, o sucessor já sabe: Novas habitações dentro de Lisboa para haver pessoal a ocupar as ciclovias invariavelmente desertas?

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …