PS dividido com candidatura de Sampaio da Nóvoa

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A candidatura de Sampaio da Nóvoa não reúne consenso no seio do PS e há entre destacados lideres socialistas quem critique abertamente o potencial candidato presidencial. É o caso de Sérgio Sousa Pinto, membro do Secretariado Nacional do PS escolhido por António Costa.

“Esta não é a minha esquerda”. Eis como Sérgio Sousa Pinto afirma, com todas as letras, que Sampaio da Nóvoa não é o seu candidato presidencial, numa publicação feita no seu perfil do Facebook e reproduzida pelo Observador.

O deputado socialista fala da “sublime virgindade” do ex-reitor da Universidade de Lisboa, referindo-se a uma declaração que ele fez recentemente – “Quem gosta de dinheiro deve afastar-se da política” -, para constatar que “parece que agradece a Deus a graça de ser pobre”.

Além disso, Sérgio Sousa Pinto compara Sampaio da Nóvoa ao ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que abdicou de 90% do ordenado enquanto esteve no cargo.

O líder da Juventude Socialista, João Torres, assume, por seu lado, que o seu candidato é António Guterres, sublinhando em declarações ao Observador que o actual Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados tem “uma responsabilidade para com o país”.

Sérgio Sousa Pinto critica Sampaio da Nóvoa

Do universo socialista, Sampaio da Nóvoa recebe, para já, apenas o apoio de Mário Soares, manifestado em declarações ao Expresso divulgadas na passada sexta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa acredita que, “apesar de dividir o PS”, Sampaio da Nóvoa “vai ser apoiado [pelos socialistas] antes das legislativas”, conforme disse no seu habitual comentário de domingo na TVI.

O professor universitário afirmou também que Sampaio da Nóvoa pode abranger um consenso à esquerda, entre PS, PCP e Bloco de Esquerda, pelo que conclui que não entende porque é que na direita parecem “tão felizes” com a candidatura.

Em sentido contrário, Marques Mendes considera na SIC que a candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa é “uma prenda de Páscoa para Marcelo Rebelo de Sousa”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imagina-se porquê! Não é só para o povo que sabe ler – inclusive entre linhas: Honra é honra, lealdade é lealdade.
    Da Nova dixit: “chegou o tempo de uma CERTA HONRA e de uma CERTA LEALDADE pelo país” para o fim do “ESCONDE-ESCONDE” (Candidato p’lo PS c/ apoio de Costa)
    1ª intervenção… A brincar à política?!
    …E encosta-se à marca de Eanes como mentor involuntário que para ele foi “muito importante”… Pasquim do sol Posto?

  2. Lá estava o candidato a candidato. Na tomada de posse de Medina as vedetas foram os amigalhaços do costume na dança das cadeiras da frente e palmadinhas nas costas. Depois foi prestada reverência ao Costa que apesar de tanto IMI, parquímetros ao segundo não soube o que fazer a tantos milhões… Aos 300 Milhões que o governo pagou, o sucessor já sabe: Novas habitações dentro de Lisboa para haver pessoal a ocupar as ciclovias invariavelmente desertas?

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …