Marcelo também está contra alteração da lei à medida da CGD

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Depois dos partidos que apoiam o Governo terem mostrado que estão contra a alteração da lei bancária, foi a vez do Presidente da República mostrar o seu desagrado.

A notícia, avançada este domingo pela SIC Notícias, dá conta de que também Marcelo Rebelo de Sousa não concorda com a solução encontrada pelo Executivo para contornar o chumbo do Banco Central Europeu de oito administradores para a Caixa Geral de Depósitos.

O chefe de Estado ainda se encontra de férias mas, de acordo com este canal televisivo, vai pronunciar-se sobre a situação da CGD na próxima quinta-feira.

Com a eventual rejeição de Marcelo, o Governo de António Costa fica ainda mais isolado nesta matéria.

Tanto o Bloco de Esquerda como o Partido Comunista consideram a alteração à lei bancária “demasiado permissiva” e que o Governo está a tentar fazer exatamente o contrário daquilo que defendem.

Além disso, os partidos da oposição também fizeram questão de mostrar seu desagrado, sendo, nas palavras do social-democrata Luís Montenegro, “um hino à incompetência, ligeireza e displicência do Governo”.

O caso começou com a decisão do BCE em chumbar oito dos nomes propostos para a administração da Caixa, por excesso de acumulação de cargos em órgãos sociais de outras sociedades.

Entre os nomes chumbados estão Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, que já disse estar indisponível para um novo convite, Carlos Tavares, líder do grupo Peugeot Citroen, e Ângelo Paupério, co-presidente executivo da Sonae.

Ainda segundo a SIC Notícias, a ideia do Governo de permitir que o Fisco tenha acesso às contas bancárias dos portugueses também não reúne o apoio de Marcelo.

De acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a medida pode ser considerada inconstitucional e “abala decisivamente o sigilo bancário”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Santuário de Fátima esgota lotação. Centenas de peregrinos ficaram à porta

No dia de ontem, o Santuário de Fátima atingiu às 20h25 a lotação máxima de 7.500 pessoas, estabelecida devido à pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. Ao início da noite, já …

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …