Marcelo também está contra alteração da lei à medida da CGD

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Depois dos partidos que apoiam o Governo terem mostrado que estão contra a alteração da lei bancária, foi a vez do Presidente da República mostrar o seu desagrado.

A notícia, avançada este domingo pela SIC Notícias, dá conta de que também Marcelo Rebelo de Sousa não concorda com a solução encontrada pelo Executivo para contornar o chumbo do Banco Central Europeu de oito administradores para a Caixa Geral de Depósitos.

O chefe de Estado ainda se encontra de férias mas, de acordo com este canal televisivo, vai pronunciar-se sobre a situação da CGD na próxima quinta-feira.

Com a eventual rejeição de Marcelo, o Governo de António Costa fica ainda mais isolado nesta matéria.

Tanto o Bloco de Esquerda como o Partido Comunista consideram a alteração à lei bancária “demasiado permissiva” e que o Governo está a tentar fazer exatamente o contrário daquilo que defendem.

Além disso, os partidos da oposição também fizeram questão de mostrar seu desagrado, sendo, nas palavras do social-democrata Luís Montenegro, “um hino à incompetência, ligeireza e displicência do Governo”.

O caso começou com a decisão do BCE em chumbar oito dos nomes propostos para a administração da Caixa, por excesso de acumulação de cargos em órgãos sociais de outras sociedades.

Entre os nomes chumbados estão Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, que já disse estar indisponível para um novo convite, Carlos Tavares, líder do grupo Peugeot Citroen, e Ângelo Paupério, co-presidente executivo da Sonae.

Ainda segundo a SIC Notícias, a ideia do Governo de permitir que o Fisco tenha acesso às contas bancárias dos portugueses também não reúne o apoio de Marcelo.

De acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a medida pode ser considerada inconstitucional e “abala decisivamente o sigilo bancário”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …