Marcelo também está contra alteração da lei à medida da CGD

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Depois dos partidos que apoiam o Governo terem mostrado que estão contra a alteração da lei bancária, foi a vez do Presidente da República mostrar o seu desagrado.

A notícia, avançada este domingo pela SIC Notícias, dá conta de que também Marcelo Rebelo de Sousa não concorda com a solução encontrada pelo Executivo para contornar o chumbo do Banco Central Europeu de oito administradores para a Caixa Geral de Depósitos.

O chefe de Estado ainda se encontra de férias mas, de acordo com este canal televisivo, vai pronunciar-se sobre a situação da CGD na próxima quinta-feira.

Com a eventual rejeição de Marcelo, o Governo de António Costa fica ainda mais isolado nesta matéria.

Tanto o Bloco de Esquerda como o Partido Comunista consideram a alteração à lei bancária “demasiado permissiva” e que o Governo está a tentar fazer exatamente o contrário daquilo que defendem.

Além disso, os partidos da oposição também fizeram questão de mostrar seu desagrado, sendo, nas palavras do social-democrata Luís Montenegro, “um hino à incompetência, ligeireza e displicência do Governo”.

O caso começou com a decisão do BCE em chumbar oito dos nomes propostos para a administração da Caixa, por excesso de acumulação de cargos em órgãos sociais de outras sociedades.

Entre os nomes chumbados estão Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, que já disse estar indisponível para um novo convite, Carlos Tavares, líder do grupo Peugeot Citroen, e Ângelo Paupério, co-presidente executivo da Sonae.

Ainda segundo a SIC Notícias, a ideia do Governo de permitir que o Fisco tenha acesso às contas bancárias dos portugueses também não reúne o apoio de Marcelo.

De acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados, a medida pode ser considerada inconstitucional e “abala decisivamente o sigilo bancário”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …