BCE chumba 8 dos novos administradores da Caixa

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

O Banco Central Europeu aprovou os 11 nomes propostos pelo Governo para o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, mas rejeitou outros oito por excederem o limite de cargos em órgãos sociais de outras sociedades.

Segundo um comunicado do ministério das Finanças, o Banco Central Europeu (BCE) aprovou a estrutura de governação do banco proposta pelo Governo que integra um Conselho de Administração alargado

Os administradores não executivos terão funções de controlo da Comissão Executiva através de Comissões Especializadas e um Conselho Fiscal, com funções de fiscalização e que terá assento, por inerência, na Comissão de Auditoria e Controlo Interno.

O BCE atestou ainda a “adequação e a idoneidade de sete administradores-executivos propostos, de quatro administradores não-executivos e dos quatro membros do Conselho Fiscal”.

António Domingues, o nome proposto para Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, poderá acumular estas funções, mas apenas por um período de seis meses “que o Governo utilizará para analisar” a questão com o Banco de Portugal e com o BCE.

Oito dos administradores não-executivos foram reprovados por excederem o limite do número de funções desempenhadas em órgãos sociais de outras sociedades previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e das Sociedades Financeiras (RGICSF).

Entre os administradores cujos nomes foram reprovados, encontram-se Leonor Beleza, actual presidente da Fundação Champalimaud, Carlos Tavares, actual presidente do grupo PSA Peugeot Citroën, e Ângelo Paupério, co-presidente executivo da Sonae.

Segundo o Governo, “o processo de conformidade levaria a uma maior morosidade do processo de nomeação”.

“A nomeação dos restantes administradores não-executivos será feita num curto espaço de tempo já que não houve sobre estes qualquer objeção relativamente à adequação ou idoneidade, nem foram identificados quaisquer conflitos de interesses impeditivos”, acrescenta o comunicado das Finanças.

Entretanto, já esta manhã, o governo fez saber que vai alterar a lei bancária para “recuperar alguns” dos nomes rejeitados pelo Banco Central Europeu para a administração da Caixa.

“Vamos alinhar o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras com a diretiva e isso resolve grande parte do problema”, revela Mourinho Félix, secretário de Estado do Tesouro e Finanças, em declarações ao Negócios.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Se estão chumbados. .. Estão chumbados! Não é necessário paternalismo! O BCE devia apresentar alternativa ou então quem propôs esses nomes estava a dormir e desconhecida as regras? Deveriam passar a ser empregados do próprio BCE isso sim!

  2. O que é mesmo giro e curioso nisto tudo é que o BCE atesta a idoneidade de 11 administradores e rejeita 8. Mais giro ainda é que nos rejeitados é tudo chulagem do PSD ( será que o BCE entende que não são idoneos? ). A direitalha não vale mesmo um kú! E depois ainda falam dos “xuxas”.

  3. Ó Zé,
    Como sabes quem nomeia os Administradores é o Governo.
    Então não percebes que é o repartir o o partir para que ninguém levante ondas?
    Abre os OLHINHOS.
    É por este tipo de comentários que fazem o que querem, e bem, o POVO é ignorante, e assim se deve manter.

  4. Pois, é o governo que nomeia. Numa lógica que já existe há largos anos, as administrações da CGD são nomeadas pelo governo (neste caso PS) e, nessas nomeações têm que estar incluídos administradores do PSD (são sugeridos pelo próprio partido), isso faz parte de um acordo entre as forças políticas dominantes. Pelos vistos não sabias ó utópico. Provavelmente mantiveste-te voluntáriamente na ignorância.
    Se leres a notícia vais perceber que os excluídos pelo BCE, curiosamente, foram os “administradores” sugeridos pelo PSD. E foi apenas isto que eu disse. Facil de entender não?

  5. Ó ZÉ DOS ANZÓIS. Quem parece ter estado na ignorância (e muito tempo) foste tu. Parece que ainda por lá andas. Não percebes patavina de nada e atiras baboseiras umas atrás das outras. Abre os olhos. Não é nada do que dizes. Neste país há uma lei… que o governo parece desconhecer. Informa-te antes de escrever.

    • Andas mesmo à nora ó ZÉ DAS ISCAS. Deves perceber mesmo é de iscas e depois, nos intervalos, vens mandar para aqui uns bitates, que são pra gente se rir.
      Efectivamente, não sei tudo mas, já que o que eu disse foi “baboseira” na tua “sábia” opinião, então esclarece lá a malta…

RESPONDER

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …