Acesso do Fisco a todas as contas bancárias é ilegal

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno,

O ministro das Finanças, Mário Centeno,

A Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que o novo diploma do Governo, que pretende ter acesso às contas de todos os portugueses, viola a Constituição.

O Governo quer que o Fisco passe a ter acesso às contas bancárias de todos os cidadãos portugueses, a partir de 2017, mesmo que nunca tenham sido suspeitos ou acusados de delito fiscal.

Agora, segundo o Jornal de Notícias, que cita a posição da Comissão Nacional de Proteção de Dados, esse novo diploma pode ser considerado inconstitucional.

De acordo com a CNPD, esta iniciativa do Governo “abala decisivamente o sigilo bancário em relação ao Estado” e vai contra uma decisão do Tribunal Europeu.

Em 2014, esta entidade considerou ser “desnecessário e excessivo” o tratamento de dados pessoais “que abranja de maneira geral todas as pessoas”, recorda o JN.

Além disso, a medida é também uma “violação clara” do nº2 do artigo 18.º da Constituição Portuguesa, nota a Comissão Nacional de Proteção de Dados no seu parecer.

O jornal tentou obter um comentário por parte do Ministério das Finanças que, até agora, se manteve em silêncio.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ha uma coisa que não entendo neste assunto da violação do sigílio.
    É violação do direito à privacidade pôr os Bancos a comunicar os saldos das contas ao Estado, mas já não é violação de privacidade pôr os empregadores a comunicarem ao Fisco os rendimentos que põem à disposição dos trabalhadores?

    E o Fisco vai dar a volta rapidamente a este “impedimento”.
    Basta acrescentar à nossa obrigação declarativa em sede de IRS, a de declararmos os saldos de todas as contas bancárias que possuímos, com a capacidade de validar junto dos Bancos a credibilidade dos valores declarados.
    Já o fazem com os valores declarados em Rendimentos de Capitais.

  2. As Finanças uma nova PIDE,violando,efectivamente todas ar regras.O Grande Irmão das contas de somar .À vezes,penso que,penso,esta gente da Governação se não de “engrossa”,já nasceu com os “copos,

  3. Primeiro e o fisco a ter acesso as contas, depois há fugas de informação, e inevitavelmente acaba nas mãos de quem tem mas intenções.

    Quem acha mesmo que quem e rico ou enriqueceu ilicitamente tem o dinheiro numa conta num banco em Portugal? Pior, que acha que eles vão por um cêntimo desse enriquecimento ilícito num banco Português se o fisco tiver acesso as contas?

  4. O famoso trambiqueiro José Sócrates não deve de estar preocupado com o acesso ás contas bancárias, pois tem os roubos nas contas de amigos….

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …