Ao contrário de outros líderes, Marcelo apenas irá receber a vacina para a covid-19 durante a segunda fase

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa não vai tomar a vacina já em janeiro e deverá aguardar pelo início da segunda fase de vacinação, altura em que começa o processo destinado a pessoas da sua idade.

A hipótese do Presidente da República, o primeiro-ministro ou o presidente da Assembleia da República terem prioridade no acesso à vacinação contra a covid-19 chegou a ser equacionada, porém foi rapidamente posta de lado, revela o Público.

Como qualquer outro cidadão, Marcelo Rebelo de Sousa será vacinado para a covid-19 apenas na segunda fase do programa, que começa em Abril. O Presidente deverá esperar pela altura em que se inicia a vacinação de todos os maiores de 65 anos que não residam em lares, nem sejam profissionais de saúde ou trabalhem em casas de acolhimento de idosos. O Chefe de Estado está incluído nesta fase, uma vez que tem 72 anos.

De acordo com o plano de vacinação delineado pelo Governo e pelo SNS, a prioridade na administração da vacina será dada aos profissionais de saúde, aos utentes de lares de idosos e trabalhadores da área, aos maiores de 50 anos com patologias como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica com suporte ventilatório – todos estes elementos irão receber a vacina durante a primeira fase do processo.

Também os elementos das forças de segurança e Forças Armadas fazem parte dos primeiros a receber a vacina.

António Costa apenas fará 60 anos em julho do próximo ano e não lhe são conhecidas quaisquer doenças de risco. Desta forma é provável que a sua vez de ser vacinado chegue ainda mais tarde do que a do Presidente da República, por isso só deverá entrar no processo durante a terceira fase de vacinação.

A ideia de colocar grandes líderes a serem vacinados não irá ser concretizada em Portugal, mas há países que o planeiam fazer de modo a incentivar a população a participar no processo.

Nos Estados Unidos da América o Presidente eleito Joe Biden já recebeu a vacina para a covid-19, assim como o vice-presidente ainda em funções, Mike Pence.

No Reino Unido também já há quem sugira a possibilidade de Boris Johnson ou até mesmo a Rainha Isabel II, receberem a vacina em direto como forma de campanha.

Ana Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …