“A minha mãe faz qualquer coisa que a Rainha faça”. Como as figuras públicas podem convencer os britânicos a tomar a vacina

Na primeira semana da campanha de vacinação britânica, o Serviço Nacional de Saúde já administrou a vacina Pfizer-BioNTech em 137.897 pessoas. Porém, as autoridades britânicas referem que o objetivo é que esta chegue a toda a população. Mas será que todos estão dispostos a recebê-la?

A vacina de covid-19 foi produzida num curto período de tempo (pelo menos tendo em conta o período expectável para a sua fabricação), por isso este é um dos fatores que está a fazer com que muitas pessoas, espalhadas por todo o mundo, se sintam com medo de a tomar. Os especialistas questionam-se sobre a melhor de forma de clarificar os benefícios da administração da vacina à população, mas o processo não será fácil.

Neste sentido, o Reino Unido está a planear lançar uma campanha onde o objetivo é apelar ao altruísmo da população, mas também fazer com que esta entenda que o caminho da vacina pode ser essencial para a saúde de cada um.



O facto de algumas figuras públicas tomarem a vacina publicamente, é uma das formas encontradas para fazer com que a população britânica se sinta encorajada a seguir o mesmo caminho. Está já em cima da mesa a possibilidade de o primeiro-ministro, Boris Johnson, e a Rainha Isabel II tomarem a vacina em direto.

Ainda assim, e apesar destes esforços em prol da saúde pública, os incentivos podem não ser suficientes para convencer os britânicos. As autoridades de saúde já sublinharam que a ampla aceitação da vacina é crucial para deter a pandemia. Vários especialistas dizem que a imunidade populacional pode exigir que pelo menos 70% das pessoas estejam protegidas, seja por infeção anterior ou vacinação.

Uma outra forma que o Reino Unido tem encontrado de mostrar à população os benefícios da vacinação é com a presença de médicos em programas de notícias matinais e em conferências de imprensa, na tentativa de tranquilizar o público.

Stephen Mawdsley, historiador que analisou o papel de Elvis Presley no incentivo aos adolescentes a tomar vacinas contra a poliomielite, disse que as autoridades atuais também podem agir da mesma forma e “usar” figuras mediáticas em prol de um bem maior.

Uma opção em estudo país passa pelo primeiro-ministro. A porta-voz de Boris Johnson, Allegra Stratton, referiu aos jornalistas que líder do Governo está a considerar esta hipótese. “Todos conhecemos o caráter de Boris. Não seria algo que ele descartaria”, referiu.

Penny Ward, investigadora do King’s College London, disse que para já as autoridades não estavam a “bombardear” a população com uma campanha devido à pouca oferta existente no país.

“É um ato de equilíbrio”, disse Ward. “Por um lado, queremos enviar mensagens tranquilizadoras, mas por outro não queremos que as pessoas façam fila nos centros de vacinas quando o país ainda não tem stock suficiente”.

Mas uma coisa é certa para a investigadora, o poder da influência de figuras públicas de peso pode ser crucial para o sucesso do processo de vacinação. “Sei que a minha mãe faria qualquer coisa que a rainha fizesse”, referiu Ward ao The Washington Post.

Este é um método que já está a ser equacionado em outros países do mundo. Nos Estados Unidos, três ex-presidentes – Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton – disseram que há a possibilidade de serem vacinados publicamente. Também a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou que tomaria a vacina ao vivo na televisão.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …