Marcelo Rebelo de Sousa testa positivo à covid-19

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à covid-19, anunciou, esta segunda-feira à noite, a Presidência da República.

De acordo com o comunicado da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “testou negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo”.

“O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico”, lê-se na mesma nota.

O site da Presidência informa ainda que o chefe de Estado “cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para amanhã”.

Recorde-se que Marcelo tinha ficado em isolamento profilático preventivo, na semana passada, depois de ter tido contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus. Na altura, o Presidente realizou dois testes à covid-19, sendo que ambos tiveram resultado negativo, e marcou presença no debate televisivo, na SIC, que o pôs frente a frente com o candidato presidencial do Chega.

A campanha de André Ventura já informou que o candidato a Belém “está já em isolamento profilático e é assim que ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS”, cita o jornal online Observador. “Todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações das autoridades de saúde”, acrescentou.

De acordo com o mesmo jornal digital, o comentador televisivo Daniel Oliveira também já está em isolamento profilático por ter estado com Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, no âmbito de uma entrevista para o seu podcast.

Vários candidatos presidenciais já desejaram as melhoras ao Presidente, como é o caso de Marisa Matias, Ana Gomes, João Ferreira e Tiago Mayan Gonçalves.

“Contactei agora Marcelo Rebelo de Sousa, lamentando que tenha testado positivo à covid-19. Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação”, escreveu na sua conta do Twitter a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda.

“Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento“, escreveu, por sua vez, a candidata independente.

O candidato apoiado pelo PCP desejou “rápidas melhoras” ao Presidente da República e disse estar a “aguardar mais informações das autoridades de saúde”, com toda a “tranquilidade”.

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal escreveu: “Espero que Marcelo Rebelo de Sousa não venha a desenvolver quaisquer sintomas, desejando-lhe uma rápida e forte recuperação”.

O primeiro-ministro, António Costa, já informou ter falado ao telefone com o chefe de Estado, pois quis inteirar-se do seu estado de saúde. “Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação”, escreveu na mesma rede social.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infetado.
    Infetado, mas com dúvidas.
    Não infetado.
    Infetado e não infetado.

    Não infetado, mas com dúvidas.

    Como é…???!!!!

  2. Num dia, tem o vírus. No outro dia, já não tem. Tudo isto é uma manobra para enganar quem não está dentro do assunto.

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …