Marcelo Rebelo de Sousa testa positivo à covid-19

Mário Cruz / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à covid-19, anunciou, esta segunda-feira à noite, a Presidência da República.

De acordo com o comunicado da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “testou negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo”.

“O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico”, lê-se na mesma nota.

O site da Presidência informa ainda que o chefe de Estado “cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para amanhã”.

Recorde-se que Marcelo tinha ficado em isolamento profilático preventivo, na semana passada, depois de ter tido contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus. Na altura, o Presidente realizou dois testes à covid-19, sendo que ambos tiveram resultado negativo, e marcou presença no debate televisivo, na SIC, que o pôs frente a frente com o candidato presidencial do Chega.

A campanha de André Ventura já informou que o candidato a Belém “está já em isolamento profilático e é assim que ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS”, cita o jornal online Observador. “Todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações das autoridades de saúde”, acrescentou.

De acordo com o mesmo jornal digital, o comentador televisivo Daniel Oliveira também já está em isolamento profilático por ter estado com Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, no âmbito de uma entrevista para o seu podcast.

Vários candidatos presidenciais já desejaram as melhoras ao Presidente, como é o caso de Marisa Matias, Ana Gomes, João Ferreira e Tiago Mayan Gonçalves.

“Contactei agora Marcelo Rebelo de Sousa, lamentando que tenha testado positivo à covid-19. Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação”, escreveu na sua conta do Twitter a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda.

“Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento“, escreveu, por sua vez, a candidata independente.

O candidato apoiado pelo PCP desejou “rápidas melhoras” ao Presidente da República e disse estar a “aguardar mais informações das autoridades de saúde”, com toda a “tranquilidade”.

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal escreveu: “Espero que Marcelo Rebelo de Sousa não venha a desenvolver quaisquer sintomas, desejando-lhe uma rápida e forte recuperação”.

O primeiro-ministro, António Costa, já informou ter falado ao telefone com o chefe de Estado, pois quis inteirar-se do seu estado de saúde. “Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação”, escreveu na mesma rede social.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infetado.
    Infetado, mas com dúvidas.
    Não infetado.
    Infetado e não infetado.

    Não infetado, mas com dúvidas.

    Como é…???!!!!

  2. Num dia, tem o vírus. No outro dia, já não tem. Tudo isto é uma manobra para enganar quem não está dentro do assunto.

RESPONDER

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …