Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo à covid-19, anunciou, esta segunda-feira à noite, a Presidência da República.
De acordo com o comunicado da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “testou negativo ontem, e apesar do teste antigénio de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo”.
“O Presidente da República, que está assintomático, comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Saúde e, encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico”, lê-se na mesma nota.
O site da Presidência informa ainda que o chefe de Estado “cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos previstas para amanhã”.
Recorde-se que Marcelo tinha ficado em isolamento profilático preventivo, na semana passada, depois de ter tido contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus. Na altura, o Presidente realizou dois testes à covid-19, sendo que ambos tiveram resultado negativo, e marcou presença no debate televisivo, na SIC, que o pôs frente a frente com o candidato presidencial do Chega.
A campanha de André Ventura já informou que o candidato a Belém “está já em isolamento profilático e é assim que ficará até fazer o teste e obter as indicações da DGS”, cita o jornal online Observador. “Todas as iniciativas de campanha estão canceladas até ser conhecido o resultado do teste e as recomendações das autoridades de saúde”, acrescentou.
De acordo com o mesmo jornal digital, o comentador televisivo Daniel Oliveira também já está em isolamento profilático por ter estado com Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, no âmbito de uma entrevista para o seu podcast.
Vários candidatos presidenciais já desejaram as melhoras ao Presidente, como é o caso de Marisa Matias, Ana Gomes, João Ferreira e Tiago Mayan Gonçalves.
“Contactei agora Marcelo Rebelo de Sousa, lamentando que tenha testado positivo à covid-19. Desejo-lhe as melhoras e faço votos de rápida recuperação”, escreveu na sua conta do Twitter a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda.
“Acabo de saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está com covid. Desejo a continuação de falta de sintomas e rápido e franco restabelecimento“, escreveu, por sua vez, a candidata independente.
O candidato apoiado pelo PCP desejou “rápidas melhoras” ao Presidente da República e disse estar a “aguardar mais informações das autoridades de saúde”, com toda a “tranquilidade”.
O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal escreveu: “Espero que Marcelo Rebelo de Sousa não venha a desenvolver quaisquer sintomas, desejando-lhe uma rápida e forte recuperação”.
O primeiro-ministro, António Costa, já informou ter falado ao telefone com o chefe de Estado, pois quis inteirar-se do seu estado de saúde. “Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação”, escreveu na mesma rede social.
Se o Martelo for desta para melhor e as eleições tornam-se mais interessantes!
As melhoras para o Sr. Presidente são os sinceros votos
Infetado.
Infetado, mas com dúvidas.
Não infetado.
Infetado e não infetado.
Não infetado, mas com dúvidas.
Como é…???!!!!
Num dia, tem o vírus. No outro dia, já não tem. Tudo isto é uma manobra para enganar quem não está dentro do assunto.