Marcelo Rebelo de Sousa em isolamento após contacto com caso positivo

Estela Silva / Lusa

O Presidente da República encontra-se em isolamento profilático preventivo, depois de ter tido conhecimento que teve contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus.

De acordo com a nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã”.

O chefe de Estado encontra-se em isolamento profilático preventivo, “aguardando as diligências das autoridades de saúde, que estão a proceder à análise de risco”, lê-se na mesma nota.

Segundo a SIC Notícias, o elemento da Casa Civil infetado é Paulo Magalhães, assessor de imprensa do Presidente da República.

Fonte da Presidência, citada pelo jornal online Observador, disse que o Presidente está “esperançoso” que as autoridades de saúde o libertem quando falarem com ele, já que os vários contactos com o caso positivo foram de “curta duração e sempre com máscara”.

Recorde-se que começa na próxima segunda-feira o período oficial de campanha eleitoral para as Presidenciais de 24 de janeiro.

Esta quarta-feira, o Presidente tem agendado um debate televisivo com o candidato do Chega, André Ventura, que vai ser transmitido na SIC, a partir das 21h00. Segundo o semanário Expresso, Marcelo já garantiu a sua presença neste frente a frente, ainda que de forma remota, por vídeo conferência.

O canal televisivo responsável pelo debate também já anunciou que “o debate será presencial ou à distância, conforme as indicações que a DGS der à Presidência da República” e acrescenta que a “candidatura de André Ventura já foi avisada desta situação e concorda com a manutenção do debate para esta noite”.

Entretanto, na sua conta do Twitter, o líder do Chega já reagiu à situação. “Ele há coincidências (quase) providenciais…”, escreveu, de forma irónica.

A 17 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, também teve de ficar em isolamento profilático preventivo durante 14 dias depois de ter contactado com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

E também não é a primeira vez que o próprio Presidente fica em isolamento. Em março, logo no início da pandemia, Marcelo ficou fechado em sua casa, por precaução, depois ter estado em contacto com alunos de uma escola encerrada por causa do novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …