Marcelo Rebelo de Sousa em isolamento após contacto com caso positivo

Estela Silva / Lusa

O Presidente da República encontra-se em isolamento profilático preventivo, depois de ter tido conhecimento que teve contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus.

De acordo com a nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã”.

O chefe de Estado encontra-se em isolamento profilático preventivo, “aguardando as diligências das autoridades de saúde, que estão a proceder à análise de risco”, lê-se na mesma nota.



Segundo a SIC Notícias, o elemento da Casa Civil infetado é Paulo Magalhães, assessor de imprensa do Presidente da República.

Fonte da Presidência, citada pelo jornal online Observador, disse que o Presidente está “esperançoso” que as autoridades de saúde o libertem quando falarem com ele, já que os vários contactos com o caso positivo foram de “curta duração e sempre com máscara”.

Recorde-se que começa na próxima segunda-feira o período oficial de campanha eleitoral para as Presidenciais de 24 de janeiro.

Esta quarta-feira, o Presidente tem agendado um debate televisivo com o candidato do Chega, André Ventura, que vai ser transmitido na SIC, a partir das 21h00. Segundo o semanário Expresso, Marcelo já garantiu a sua presença neste frente a frente, ainda que de forma remota, por vídeo conferência.

O canal televisivo responsável pelo debate também já anunciou que “o debate será presencial ou à distância, conforme as indicações que a DGS der à Presidência da República” e acrescenta que a “candidatura de André Ventura já foi avisada desta situação e concorda com a manutenção do debate para esta noite”.

Entretanto, na sua conta do Twitter, o líder do Chega já reagiu à situação. “Ele há coincidências (quase) providenciais…”, escreveu, de forma irónica.

A 17 de dezembro, o primeiro-ministro, António Costa, também teve de ficar em isolamento profilático preventivo durante 14 dias depois de ter contactado com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

E também não é a primeira vez que o próprio Presidente fica em isolamento. Em março, logo no início da pandemia, Marcelo ficou fechado em sua casa, por precaução, depois ter estado em contacto com alunos de uma escola encerrada por causa do novo coronavírus.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …