Marcelo quer orçamento aprovado à esquerda para evitar “pântano” governamental

Tiago Petinga / Lusa

Escreve o semanário Expresso este sábado que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quer que o Orçamento de Estado para 2020 seja viabilizado à esquerda, com PCP e Bloco de Esquerda.

Marcelo Rebelo de Sousa entende que o melhor para o país e para a estabilidade política passa pela aprovação do documento, que esta semana foi entregue na Assembleia da República, com as forças políticas de esquerda.

Uma eventual aprovação do OE2020 com os votos do PSD/Madeira, PAN e Livre será mais frágil. “Essa é uma solução de fim de Governo, tipo queijo Limiano. E não se pode começar com força com uma solução frágil”, avisa fonte da PR, citada pelo Expresso, que escreve que o assunto já terá sido abordado entre Marcelo e António Costa.

Os riscos de ingovernabilidade preocupam o Chefe de Estado, que teme que sem direita e com uma esquerda “partida” o país possa voltar ao “pântano”. Esta situação pode agravar-se se o Governo tentar uma crise e perder o ministro das Finanças, Mário Centeno.

“Se além de não haver direita também se parte a esquerda o que é que sobra ao Presidente?”, questiona-se no Palácio de Belém.

Mas há mais aspetos que preocupam Belém: por um lado, a aprovação do OE2020 não garante um projeto de consistência, pode ser apenas uma questão de sobrevivência política, sem horizonte a longo prazo – e Marcelo, recorda o Expresso, tem bem presente a situação dos Governos minoritários de António Guterres, que acabou por deixar as suas funções, alegando um risco de “pântano”.

Por outro lado, se Costa não conseguir segurar os partidos de esquerda, pode ter que enfrentar contestação nas ruas. “Se o Governo começa a ter problemas na rua e tem a esquerda e a direita contra, vai aguentar-se mal”, diz-se na Presidência, que não afasta uma crise política a meio da legislatura.

Ginástica matemática para aprovar o OE

O Governo de António Costa não tem maioria parlamentar e, por isso, precisa de garantir mais oito votos extra para fazer com que o documento passe no Parlamento.

Com o eventual apoio do PSD/Madeira, que disse que o sentido de voto está ainda em aberto, o Governo não precisaria dos anteriores parceiros de legislatura – Bloco de Esquerda e PCP – para fazer aprovar o documento.

PSD Madeira, PAN e Livre podem ser o “plano B” para garantir essa aprovação. Com os três deputados eleitos pelo PSD Madeira, os quatro deputados do PAN e a deputada única do Livre, e contando com os óbvios votos dos 108 deputados do PS, o Governo conseguiria aprovar o Orçamento de Estado para 2020.

Costa pode, assim, voltar a surpreender com uma potencial solução que faz lembrar o chamado “Orçamento do Queijo Limiano” — expressão lançada em 2001, quando o então deputado Daniel Campelo, historicamente ligado ao CDS mas eleito como independente por Ponte de Lima, se absteve na votação do Orçamento de Estado.

O plano orçamental do Governo de António Guterres foi, assim, aprovado com os votos favoráveis do PS e com a restante oposição a votar em bloco contra o diploma. Na altura, Daniel Campelo defendeu a sua posição como tendo sido em prol de mai obra para o seu distrito, depois de ter feito greve de fome em defesa de famoso Queijo Limiano.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Para os cidadãos Portugueses é mais importante que o Partido Socialista (PS) acabe com a lei das rendas criada pelo Centro Democrático Social (CDS) e o Partido Social Democrata (PSD), e efectue uma redução e congelamento dos preços das rendas, água, electricidade, e bens de consumo essenciais.

    Até agora anda ninguém percebeu porquê que o Partido Socialista (PS) ainda não tomou estas medidas, tendo em conta que estes pontos se não forem revertidos e alterados, continuarão a asfixiar orçamento de cada cidadão.

    A aprovação ou não do Orçamento do Estado, face aos verdadeiros problemas dos cidadãos, é completamente irrelevante para os mesmos.

  2. Este país está a cair cada vez mais e não há como parar, não existe ninguém que consiga meter mão nisto… ha que destruir este governo e começar um novo com novas políticas, só quando metade do pais passar fome e o futebol não for suficiente para animar o povo manso é que vão perceber…

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …