Portugal com mais de 300 novos casos pelo terceiro dia consecutivo

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais dez óbitos e 377 casos de infeção por covid-19, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde.

Portugal regista esta sexta-feira 1.465 mortes por covid-19, mais 10 do que na quinta-feira (+0,7%), e 33.969 infetados, mais 377, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de novos contágios representa um aumento de 1,1%.

Dos 377 novos casos de infeção, 336 (89,12%) foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Esta região é, agora, o epicentro da pandemia em Portugal.

“A situação [nesta região] tem sido acompanhada com muita atenção porque, de facto, as outras regiões apresentam uma tendência decrescente, até acentuada, e Lisboa apresenta uma tendência estável, mas com números de incidência relativamente elevados em relação ao restante país”, comentou Graça Freitas.

O boletim regista ainda uma subida de 203 no número de recuperados, para um total de 20.526. O número de casos ativos sobe, assim, para 11.978 (mais 164).

Entretanto, esta sexta-feira ao final da tarde, a Direção Geral da Saúde emitiu um comunicado no qual avança que há um total de 421 pessoas internadas, e não 475 como tinha sido inicialmente avançado. O número de pessoas nos cuidados intensivos também foi corrigido: são 58 e não 64.

Cerca de 96% dos casos ativos no país estão a recuperar no domicílio, 4% estão internados, dos quais 0,6% em unidades de cuidados intensivos e 3,4% em enfermaria.

Na habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, anunciou a assinatura de um despacho que autoriza a “mobilidade temporária” de médicos e enfermeiros “para serviços e estabelecimentos de saúde” na área geográfica de influência da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Graça Freitas deixou um apelo “muito sério” às pessoas que tenham indicação para estar em isolamento. “Quero fazer um apelo muito sério a que mantenham esse isolamento durante 14 dias após a data de início de sintomas para os doentes ou após terem dado positivo ou após a data em que estiveram em contacto com um caso positivo”, disse a diretora-geral da Saúde.

“É muito importante que não se continue a propagar a infeção. O nosso país está à beira de controlar a situação epidémica e portanto temos de fazer um esforço final”, acrescentou.

Em relação às férias de verão, Graça Freitas sublinhou a necessidade de manter o “distanciamento físico” de pessoas com quem não se conviva habitualmente. “Serão férias diferentes, com outras regras, em que podemos descontrair, mas com cuidado.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …