Portugal com mais de 300 novos casos pelo terceiro dia consecutivo

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas (E), e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales (D)

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais dez óbitos e 377 casos de infeção por covid-19, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde.

Portugal regista esta sexta-feira 1.465 mortes por covid-19, mais 10 do que na quinta-feira (+0,7%), e 33.969 infetados, mais 377, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de novos contágios representa um aumento de 1,1%.

Dos 377 novos casos de infeção, 336 (89,12%) foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Esta região é, agora, o epicentro da pandemia em Portugal.

“A situação [nesta região] tem sido acompanhada com muita atenção porque, de facto, as outras regiões apresentam uma tendência decrescente, até acentuada, e Lisboa apresenta uma tendência estável, mas com números de incidência relativamente elevados em relação ao restante país”, comentou Graça Freitas.

O boletim regista ainda uma subida de 203 no número de recuperados, para um total de 20.526. O número de casos ativos sobe, assim, para 11.978 (mais 164).

Entretanto, esta sexta-feira ao final da tarde, a Direção Geral da Saúde emitiu um comunicado no qual avança que há um total de 421 pessoas internadas, e não 475 como tinha sido inicialmente avançado. O número de pessoas nos cuidados intensivos também foi corrigido: são 58 e não 64.

Cerca de 96% dos casos ativos no país estão a recuperar no domicílio, 4% estão internados, dos quais 0,6% em unidades de cuidados intensivos e 3,4% em enfermaria.

Na habitual conferência de imprensa, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, anunciou a assinatura de um despacho que autoriza a “mobilidade temporária” de médicos e enfermeiros “para serviços e estabelecimentos de saúde” na área geográfica de influência da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Graça Freitas deixou um apelo “muito sério” às pessoas que tenham indicação para estar em isolamento. “Quero fazer um apelo muito sério a que mantenham esse isolamento durante 14 dias após a data de início de sintomas para os doentes ou após terem dado positivo ou após a data em que estiveram em contacto com um caso positivo”, disse a diretora-geral da Saúde.

“É muito importante que não se continue a propagar a infeção. O nosso país está à beira de controlar a situação epidémica e portanto temos de fazer um esforço final”, acrescentou.

Em relação às férias de verão, Graça Freitas sublinhou a necessidade de manter o “distanciamento físico” de pessoas com quem não se conviva habitualmente. “Serão férias diferentes, com outras regras, em que podemos descontrair, mas com cuidado.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …