Terceiro estado de emergência? “É preciso em abril preparar um maio, maduro maio”

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O Presidente da Assembleia da República já deixou antever que o Parlamento irá ter de debater, na próxima semana, uma segunda renovação do estado de emergência.

Em declarações ao semanário ExpressoEduardo Ferro Rodrigues cita uma música do cantautor Zeca Afonso para descrever a situação dos próximos dias. “É preciso em abril preparar um maio, maduro maio“.

É assim que o Presidente da Assembleia da República reconhece estar à espera de uma segunda renovação do estado de emergência, daqui a 15 dias.

De acordo com o jornal, o Presidente da República ainda vai ouvir os especialistas de saúde pública, na próxima terça-feira, mas as suas palavras depois do encontro de ontem já indicam o que vai acontecer.

“Daquilo que disseram os especialistas, é ganhar em abril o mês de maio. Portanto, é manter este esforço. (… ) Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

Entre as conclusões da reunião, os especialistas consideraram que o pico da epidemia até já pode ter sido atingido em finais de março, mas que o resultado do bom trabalho só se vai manter se as medidas de contenção continuarem.

No próximo dia 17, terminam os 15 dias do estado de emergência que está agora em vigor. Na altura da renovação, o Presidente da República, numa mensagem ao país, afirmou que os portugueses venceram a “primeira batalha”, mas que é necessário continuar os esforços porque o caminho para combater a covid-19 ainda “é longo”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se for necessário, este “carneiro” cá está para, docilmente, acatar. Neste momento não é crucial confiar e seguir as instruções das autoridades. Este não é o momento de questionarmos. Até porque a realidade mostra claramente (especialmente quando comparada com outras paragens) que a resposta do país é a mais correcta. Portanto, é cumprirmos para depois podermos abrir o “estaminé”…

  2. Este é outro que nunca fez nada na vida e que deixou os portugueses muito mal esclarecidos sobre o seu passado. Se fosse a ele, começava por aí antes de opinar sobre o que quer que seja.
    Depois deste só falta mesmo o pateta alegre.

  3. Pelo seu nick (OLHEM-ME ESTE), desculpe que lhe diga o Sr. é que deve ser o maior pateta alegre. Fique em casa e proteja-se e não seja pateta toda a vida. Cumprimentos

    • Diga lá o que é que o homem fez na vida mais o pateta alegre e já agora o que achou do desfecho do processo em que esse senhor esteve envolvido.
      Olhe… deixe de ser tontinho e vá medindo a temperatura porque se calhar anda febril sem saber.

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …