Escolas não devem reabrir em abril

Toms Kalnins / EPA

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas do Infarmed e saiu otimista do encontro, devido aos resultados conseguidos até ao momento na luta contra a pandemia de covid-19.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, o Presidente da República, insistiu que é muito importante manter as medidas restritivas em abril, para se poder começar a retomar a atividade em maio, o que sugere que as escolas não devem reabrir este mês. “Se queremos ganhar a liberdade em maio, precisamos de a ganhar em abril”, sublinhou.

Quando questionado diretamente se a mensagem dos especialistas significaria que o regresso às aulas não seria em abril, Marcelo disse que é isso que se depreende. “É o senhor Primeiro-Ministro que o dirá a nove de abril mas, daquilo que os especialistas disseram, a opção neste momento é ganhar em abril o mês de maio. Se é ganhar em abril é manter este esforço durante.”

De acordo com a Renascença, os especialistas disseram a Marcelo que “o processo em curso está a conhecer passos positivos, no crescimento diário do número de casos, na redução da propagação do vírus. São dois exemplos de que há uma tendência positiva. Lenta mas positiva“.

Marcelo pediu ainda aos portugueses um esforço no resto do mês de abril, “para além do que tê feito, para se poder virar uma página no fim do mês de abril”.

“É tão simples quanto isso”, rematou o Presidente da República.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que o Sr Presidente da República devia ter intervenção pública recriminando o Jornal Expresso pelo crime da passagem do vídeo em off do 1º Ministro, ou é claro que a acusação da festa do avante ser uma aparte, não se pode ter um peso e duas Medidas.

    • Mas este comentário está aqui a propósito de quê?!!!!!
      E quanto ao conteúdo está em linha com a publicação nesta notícia… baralhado

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …