Macedo suspeito de favorecer mais um amigo em negócio de milhões

António Cotrim / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro Miguel Macedo terá favorecido o empresário bracarense Domingos Névoa, de quem é amigo há vários anos, num concurso público de 46 milhões de euros.

Em causa está o processo de atribuição da responsabilidade de operar e conservar os helicópteros pesados do Estado.

O concurso público avaliado em 46 milhões de euros foi ganho pela empresa de aviação Everjets, que viria a ser adquirida por Domingos Névoa, alguns dias depois da finalização do contrato com o Estado para quatro anos.

Este concurso está a ser investigado pelo Ministério Público.

As suspeitas em torno de Miguel Macedo prendem-se com um email que terá alegadamente enviado ao seu antigo sócio, Jaime Gomes.

No email em causa constaria o teor do caderno de encargos do concurso público, poucos dias antes do anúncio do mesmo, em Julho de 2014, avança o jornal Público.

O jornal Correio da Manhã acrescenta que “Miguel Macedo era secretário-geral do PSD quando o Domingos Névoa lhe pediu ajuda”.

Em Dezembro de 2014, a Autoridade Nacional de Protecção Civil atribuía à Everjets a proposta de consignação pública da manutenção dos helicópteros.

Domingos Névoa concluiu o processo de aquisição da Everjets em Fevereiro deste ano e, já depois disso, foi o seu genro, Ricardo Dias, que já tinha funções de responsabilidade na companhia de aviação, a formalizar o contrato público de 46 milhões de euros.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, é só trapalhadas: vistos gold, submarinos, dividas á seg social, etc. Agora ainda isto.
    Há muita laranja podre no cesto com a companhia do irrevogável Portas.

RESPONDER

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …