Nova Iorque testa poderosas lâmpadas UV para tentar aniquilar o coronavírus nos transportes

Justin Lane / EPA

A Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA) da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai começar a utilizar poderosas lâmpadas de luz ultravioleta em autocarros e composições de metro para tentar combater o novo coronavírus.

De acordo com o New York Daily News, que avança a notícia esta semana, a luz ultravioleta vai juntar-se a outras estratégias que constam no plano de desinfeção que a cidade norte-americana preparou para os transportes urbanos.

A utilização da luz ultravioleta, conta o mesmo jornal, faz parte de uma parceria com a Universidade da Columbia, localizada na cidade de Nova Iorque, que sugere que esta luz pode ser usada para aniquilar doenças neste tipo de transportes.

As primeiras lâmpadas serão colocadas a 11 de maio no interior de algumas composições e autocarros, detalha o portal The Verge.

Na prática, a luz ultravioleta vai ser utilizada como um desinfetante para autocarros e composições, explica o portal Mashable. “Começaremos na próxima semana a testar a limpeza com UV (…) Estamos a testá-los para ver se são mais eficientes e baratos”, explicou Sarah E. Feinberg, presidente interina da MTA.

Estas poderosas lâmpadas emitem os chamados raios “UVC”, uma parte relativamente obscura do espectro que consiste num comprimento de onda mais curto e energético da luz que é considerado prejudicial ao Homem na sua exposição direta.

OS UVCs são particularmente bons a “matar” material orgânico, seja em humanos ou em partículas virais, mas ainda não se sabe se pode ser eficaz a eliminar o novo coronavírus, que já matou mais de 75.000 em solo norte-americano.

Lampâdas e robôs UVC são amplamente utilizado para higienizar água, objetos como equipamentos de laboratório, bem como aviões e autocarros. Se os resultados deste teste forem satisfatórios, a MTA admite expandir a iniciativa a mais transportes.

“Neste momento crítico e sem precedentes, a MTA está a explorar todas as soluções que os cientistas e o mercado têm a oferecer (…) para garantir que o sistema de transportes públicos seja seguro para os nossos clientes e funcionários”, disse Mark Dowd, diretor de inovação da autoridade dos transportes, citado em comunicado.

E acrescenta: “O projeto piloto que envolve essa comprovada tecnologia de UV é outro exemplo disso mesmo (…) procuramos alternativas para reduzir efetivamente o risco de transmissão nas composições de metro e em autocarros”.

“Agradecemos à Universidade da Columbia pela sua parceria e esperamos que esta nova tecnologia forneça uma opção mais eficaz e eficiente do que os atuais esforços atuais desinfeção”, rematou o mesmo responsável.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 269.514 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada à covid-19 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 75.670 óbitos em 1.256.972 casos. Pelo menos 195.036 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal andam muito baralhados, senão vejamos, é já tradição deles munirem-se de armas para segundo ideias deles, se defenderem do inimigo, logo que a pandemia começou parece ter havido uma corrida ainda maior ás armas, possivelmente na intenção de matar o vírus à bala ou ao chumbo, agora vêm com esta de lhe dar mais luz, possivelmente andarão errados de novo pois o vírus começa a ver melhor por onde atacar.

  2. Na China isso já se fez. Há centrais onde os autocarros entram e ficam expostos à UV. De resto muitas instalações hospitalares por todo o mundo são assim desinfetadas.

RESPONDER

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …