Nova Iorque testa poderosas lâmpadas UV para tentar aniquilar o coronavírus nos transportes

Justin Lane / EPA

A Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA) da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai começar a utilizar poderosas lâmpadas de luz ultravioleta em autocarros e composições de metro para tentar combater o novo coronavírus.

De acordo com o New York Daily News, que avança a notícia esta semana, a luz ultravioleta vai juntar-se a outras estratégias que constam no plano de desinfeção que a cidade norte-americana preparou para os transportes urbanos.

A utilização da luz ultravioleta, conta o mesmo jornal, faz parte de uma parceria com a Universidade da Columbia, localizada na cidade de Nova Iorque, que sugere que esta luz pode ser usada para aniquilar doenças neste tipo de transportes.

As primeiras lâmpadas serão colocadas a 11 de maio no interior de algumas composições e autocarros, detalha o portal The Verge.

Na prática, a luz ultravioleta vai ser utilizada como um desinfetante para autocarros e composições, explica o portal Mashable. “Começaremos na próxima semana a testar a limpeza com UV (…) Estamos a testá-los para ver se são mais eficientes e baratos”, explicou Sarah E. Feinberg, presidente interina da MTA.

Estas poderosas lâmpadas emitem os chamados raios “UVC”, uma parte relativamente obscura do espectro que consiste num comprimento de onda mais curto e energético da luz que é considerado prejudicial ao Homem na sua exposição direta.

OS UVCs são particularmente bons a “matar” material orgânico, seja em humanos ou em partículas virais, mas ainda não se sabe se pode ser eficaz a eliminar o novo coronavírus, que já matou mais de 75.000 em solo norte-americano.

Lampâdas e robôs UVC são amplamente utilizado para higienizar água, objetos como equipamentos de laboratório, bem como aviões e autocarros. Se os resultados deste teste forem satisfatórios, a MTA admite expandir a iniciativa a mais transportes.

“Neste momento crítico e sem precedentes, a MTA está a explorar todas as soluções que os cientistas e o mercado têm a oferecer (…) para garantir que o sistema de transportes públicos seja seguro para os nossos clientes e funcionários”, disse Mark Dowd, diretor de inovação da autoridade dos transportes, citado em comunicado.

E acrescenta: “O projeto piloto que envolve essa comprovada tecnologia de UV é outro exemplo disso mesmo (…) procuramos alternativas para reduzir efetivamente o risco de transmissão nas composições de metro e em autocarros”.

“Agradecemos à Universidade da Columbia pela sua parceria e esperamos que esta nova tecnologia forneça uma opção mais eficaz e eficiente do que os atuais esforços atuais desinfeção”, rematou o mesmo responsável.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 269.514 pessoas e infetou mais de 3,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada à covid-19 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 75.670 óbitos em 1.256.972 casos. Pelo menos 195.036 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Afinal andam muito baralhados, senão vejamos, é já tradição deles munirem-se de armas para segundo ideias deles, se defenderem do inimigo, logo que a pandemia começou parece ter havido uma corrida ainda maior ás armas, possivelmente na intenção de matar o vírus à bala ou ao chumbo, agora vêm com esta de lhe dar mais luz, possivelmente andarão errados de novo pois o vírus começa a ver melhor por onde atacar.

  2. Na China isso já se fez. Há centrais onde os autocarros entram e ficam expostos à UV. De resto muitas instalações hospitalares por todo o mundo são assim desinfetadas.

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …