Na cidade que nunca dorme, o metro passou a fechar durante a noite

Justin Lane / EPA

Em tempos de pandemia, o metro de Nova Iorque viu os seus utilizadores reduzidos a 90%. Agora, e como nunca aconteceu anteriormente, este transporte pára durante a madrugada para limpeza e desinfeção das carruagens.

O metro de Nova Iorque tem 115 anos de existência e, durante toda a sua vida, nunca dormiu. Este meio de transporte, muito requisitado pelos norte-americanos, sempre funcionou durante 24 horas por dia, sem qualquer tipo de paragem. Até agora.

A pandemia de covid-19 obrigou a alterar os horários do metro, mas não só. Segundo o Expresso, a partir desta quarta-feira, o metro passa a estar fechado entre a 1h e as 5h, para limpeza e desinfeção.

O sistema de transportes da cidade já registou 109 mortes entre os seus trabalhadores. O vírus assustou a cidade que nunca dorme e os modos de vida, outrora agitados, mudaram drasticamente com a chegada da covid-19 sem aviso prévio.

Agora, para quem necessita de regressar a casa durante a noite, ou para quem se vê obrigado a deslocar-se por motivos de trabalho nestas horas da madrugada, a alternativa são os autocarros, que têm agora uma oferta reforçada em centenas de veículos e mais de mil viagens noturnas.

Além da agitação do metro, há o desafio logístico para quem lida com as pessoas no terreno, nomeadamente com sem-abrigos, que têm de abandonar as carruagens e procurar outro lugar para passar a noite.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …