Lubitz terá usado um diurético para garantir que o comandante ia ao WC

O copiloto que provocou a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes terá dado ao comandante da aeronave um fármaco diurético, para se assegurar de que este teria necessidade de ir ao WC.

Andreas Lubitz, o copiloto do avião da Germanwings responsável pelo acidente que causou a morte a 150 pessoas nos Alpes no passado dia 24 de março, terá dissimulado um diurético no café do comandante Patrick Sondheimer, de modo a ter a certeza de que este se ausentava temporariamente, deixando o copiloto sozinho no cockpit.

A informação é avançada pelo periódico alemão Express, segundo o qual Lubitz terá então aproveitado a ausência do comandante Sondheimer para trancar a porta do cockpit e provocar a queda do avião.

A teoria, ainda não confirmada pelas autoridades, foi levantada depois de terem sido descoberto que, nos dias anteriores ao acidente, Lubitz terá pesquisado na Internet temas relacionados com diuréticos e fármacos que estimulam as secreções urinárias.

Durante a ausência do comandante Sondheimer, Lubitz iniciou uma descida de oito minutos, acelerando o avião em direcção às formações montanhosas onde se viria a despenhar, causando a morte a todos os 144 passageiros e 6 tripulantes da aeronave.

As informações recolhidas nas caixas negras do avião, entretanto recuperadas, confirmam que a queda do avião foi deliberadamente provocada pelo copiloto.

Os registos sonoros das caixas negras indicam que durante a descida o comandante bateu insistentemente à porta do cockpit, tendo mesmo chegado a tentar arrombá-la com um machado.

“Por amor de Deus, abre a porta. Abre esta maldita porta!”, gritou mesmo o comandante do A320.

Investigações posteriores das autoridades viriam a revelar que Lubitz sofria de distúrbios psicológicos e que se encontrava de baixa médica por depressão, situação que terá ocultado da companhia.

A Lufthansa, companhia-mãe da low cost Germanwings, viria no entanto a confirmar ter tido conhecimento da gravidade da situação clínica de Lubitz.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lá continuam com a historieta da porta “trancada”, como se as portas não tivessem mecanisnos previstos de abertura de emergência, ( como é lógico e seria de esperar!)……para lá dos «mecânicos» tem os de código electrónico…..
    Quem souber ler em Inglês e estiver interessado pode ir ao site dos veteranos Americanos, o “Veteran’s Today”(Veteranos hoje) e ver no Veteran’s um artigo sobre a porta do Airbus com estes fechos…..O homem que publica o Artigo até se deu ao requinte de ir buscar um Manual do fabricante e colocá-lo para descarga, para quem quiser consultar, em Pdf….. Leiam que é instrutivo !

    • Está enganado. Apesar de ter codigo do lado de fora do cockpit, este apenas funciona quando o sistema esta em auto. Há um botão dentro do cokpit propositado para fazer deny a todas as tentativas de abertura de porta por esse sistema. O que se compreende, imagine um tripulante ameçado por um terrorista do lado de fora que saiba o código. Se fosse como diz nada impedia qualquer terrorista de entrar no cokpit.

  2. Havia de existir uma terceira caixa negra, na qual ficasse registado em vídeo o que se passa dentro da cabine dos pilotos, assim quando num desastre aéreo, em lugar de recuperar duas caixas negras, recuperavam três; depois nos laboratórios aeronáuticos, veriam em vídeo o que se tinha desenrolado com o(s) piloto(s) e chegariam a uma certeza muito perto dos 100%.
    eu não sou entendido nestes assuntos, mas foi uma ideia que tive, resultará ?

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …