Lubitz terá usado um diurético para garantir que o comandante ia ao WC

O copiloto que provocou a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes terá dado ao comandante da aeronave um fármaco diurético, para se assegurar de que este teria necessidade de ir ao WC.

Andreas Lubitz, o copiloto do avião da Germanwings responsável pelo acidente que causou a morte a 150 pessoas nos Alpes no passado dia 24 de março, terá dissimulado um diurético no café do comandante Patrick Sondheimer, de modo a ter a certeza de que este se ausentava temporariamente, deixando o copiloto sozinho no cockpit.

A informação é avançada pelo periódico alemão Express, segundo o qual Lubitz terá então aproveitado a ausência do comandante Sondheimer para trancar a porta do cockpit e provocar a queda do avião.

A teoria, ainda não confirmada pelas autoridades, foi levantada depois de terem sido descoberto que, nos dias anteriores ao acidente, Lubitz terá pesquisado na Internet temas relacionados com diuréticos e fármacos que estimulam as secreções urinárias.

Durante a ausência do comandante Sondheimer, Lubitz iniciou uma descida de oito minutos, acelerando o avião em direcção às formações montanhosas onde se viria a despenhar, causando a morte a todos os 144 passageiros e 6 tripulantes da aeronave.

As informações recolhidas nas caixas negras do avião, entretanto recuperadas, confirmam que a queda do avião foi deliberadamente provocada pelo copiloto.

Os registos sonoros das caixas negras indicam que durante a descida o comandante bateu insistentemente à porta do cockpit, tendo mesmo chegado a tentar arrombá-la com um machado.

“Por amor de Deus, abre a porta. Abre esta maldita porta!”, gritou mesmo o comandante do A320.

Investigações posteriores das autoridades viriam a revelar que Lubitz sofria de distúrbios psicológicos e que se encontrava de baixa médica por depressão, situação que terá ocultado da companhia.

A Lufthansa, companhia-mãe da low cost Germanwings, viria no entanto a confirmar ter tido conhecimento da gravidade da situação clínica de Lubitz.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lá continuam com a historieta da porta “trancada”, como se as portas não tivessem mecanisnos previstos de abertura de emergência, ( como é lógico e seria de esperar!)……para lá dos «mecânicos» tem os de código electrónico…..
    Quem souber ler em Inglês e estiver interessado pode ir ao site dos veteranos Americanos, o “Veteran’s Today”(Veteranos hoje) e ver no Veteran’s um artigo sobre a porta do Airbus com estes fechos…..O homem que publica o Artigo até se deu ao requinte de ir buscar um Manual do fabricante e colocá-lo para descarga, para quem quiser consultar, em Pdf….. Leiam que é instrutivo !

    • Está enganado. Apesar de ter codigo do lado de fora do cockpit, este apenas funciona quando o sistema esta em auto. Há um botão dentro do cokpit propositado para fazer deny a todas as tentativas de abertura de porta por esse sistema. O que se compreende, imagine um tripulante ameçado por um terrorista do lado de fora que saiba o código. Se fosse como diz nada impedia qualquer terrorista de entrar no cokpit.

  2. Havia de existir uma terceira caixa negra, na qual ficasse registado em vídeo o que se passa dentro da cabine dos pilotos, assim quando num desastre aéreo, em lugar de recuperar duas caixas negras, recuperavam três; depois nos laboratórios aeronáuticos, veriam em vídeo o que se tinha desenrolado com o(s) piloto(s) e chegariam a uma certeza muito perto dos 100%.
    eu não sou entendido nestes assuntos, mas foi uma ideia que tive, resultará ?

RESPONDER

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …