Lubitz terá usado um diurético para garantir que o comandante ia ao WC

O copiloto que provocou a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes terá dado ao comandante da aeronave um fármaco diurético, para se assegurar de que este teria necessidade de ir ao WC.

Andreas Lubitz, o copiloto do avião da Germanwings responsável pelo acidente que causou a morte a 150 pessoas nos Alpes no passado dia 24 de março, terá dissimulado um diurético no café do comandante Patrick Sondheimer, de modo a ter a certeza de que este se ausentava temporariamente, deixando o copiloto sozinho no cockpit.

A informação é avançada pelo periódico alemão Express, segundo o qual Lubitz terá então aproveitado a ausência do comandante Sondheimer para trancar a porta do cockpit e provocar a queda do avião.

A teoria, ainda não confirmada pelas autoridades, foi levantada depois de terem sido descoberto que, nos dias anteriores ao acidente, Lubitz terá pesquisado na Internet temas relacionados com diuréticos e fármacos que estimulam as secreções urinárias.

Durante a ausência do comandante Sondheimer, Lubitz iniciou uma descida de oito minutos, acelerando o avião em direcção às formações montanhosas onde se viria a despenhar, causando a morte a todos os 144 passageiros e 6 tripulantes da aeronave.

As informações recolhidas nas caixas negras do avião, entretanto recuperadas, confirmam que a queda do avião foi deliberadamente provocada pelo copiloto.

Os registos sonoros das caixas negras indicam que durante a descida o comandante bateu insistentemente à porta do cockpit, tendo mesmo chegado a tentar arrombá-la com um machado.

“Por amor de Deus, abre a porta. Abre esta maldita porta!”, gritou mesmo o comandante do A320.

Investigações posteriores das autoridades viriam a revelar que Lubitz sofria de distúrbios psicológicos e que se encontrava de baixa médica por depressão, situação que terá ocultado da companhia.

A Lufthansa, companhia-mãe da low cost Germanwings, viria no entanto a confirmar ter tido conhecimento da gravidade da situação clínica de Lubitz.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lá continuam com a historieta da porta “trancada”, como se as portas não tivessem mecanisnos previstos de abertura de emergência, ( como é lógico e seria de esperar!)……para lá dos «mecânicos» tem os de código electrónico…..
    Quem souber ler em Inglês e estiver interessado pode ir ao site dos veteranos Americanos, o “Veteran’s Today”(Veteranos hoje) e ver no Veteran’s um artigo sobre a porta do Airbus com estes fechos…..O homem que publica o Artigo até se deu ao requinte de ir buscar um Manual do fabricante e colocá-lo para descarga, para quem quiser consultar, em Pdf….. Leiam que é instrutivo !

    • Está enganado. Apesar de ter codigo do lado de fora do cockpit, este apenas funciona quando o sistema esta em auto. Há um botão dentro do cokpit propositado para fazer deny a todas as tentativas de abertura de porta por esse sistema. O que se compreende, imagine um tripulante ameçado por um terrorista do lado de fora que saiba o código. Se fosse como diz nada impedia qualquer terrorista de entrar no cokpit.

  2. Havia de existir uma terceira caixa negra, na qual ficasse registado em vídeo o que se passa dentro da cabine dos pilotos, assim quando num desastre aéreo, em lugar de recuperar duas caixas negras, recuperavam três; depois nos laboratórios aeronáuticos, veriam em vídeo o que se tinha desenrolado com o(s) piloto(s) e chegariam a uma certeza muito perto dos 100%.
    eu não sou entendido nestes assuntos, mas foi uma ideia que tive, resultará ?

RESPONDER

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …