Lubitz terá usado um diurético para garantir que o comandante ia ao WC

O copiloto que provocou a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes terá dado ao comandante da aeronave um fármaco diurético, para se assegurar de que este teria necessidade de ir ao WC.

Andreas Lubitz, o copiloto do avião da Germanwings responsável pelo acidente que causou a morte a 150 pessoas nos Alpes no passado dia 24 de março, terá dissimulado um diurético no café do comandante Patrick Sondheimer, de modo a ter a certeza de que este se ausentava temporariamente, deixando o copiloto sozinho no cockpit.

A informação é avançada pelo periódico alemão Express, segundo o qual Lubitz terá então aproveitado a ausência do comandante Sondheimer para trancar a porta do cockpit e provocar a queda do avião.

A teoria, ainda não confirmada pelas autoridades, foi levantada depois de terem sido descoberto que, nos dias anteriores ao acidente, Lubitz terá pesquisado na Internet temas relacionados com diuréticos e fármacos que estimulam as secreções urinárias.

Durante a ausência do comandante Sondheimer, Lubitz iniciou uma descida de oito minutos, acelerando o avião em direcção às formações montanhosas onde se viria a despenhar, causando a morte a todos os 144 passageiros e 6 tripulantes da aeronave.

As informações recolhidas nas caixas negras do avião, entretanto recuperadas, confirmam que a queda do avião foi deliberadamente provocada pelo copiloto.

Os registos sonoros das caixas negras indicam que durante a descida o comandante bateu insistentemente à porta do cockpit, tendo mesmo chegado a tentar arrombá-la com um machado.

“Por amor de Deus, abre a porta. Abre esta maldita porta!”, gritou mesmo o comandante do A320.

Investigações posteriores das autoridades viriam a revelar que Lubitz sofria de distúrbios psicológicos e que se encontrava de baixa médica por depressão, situação que terá ocultado da companhia.

A Lufthansa, companhia-mãe da low cost Germanwings, viria no entanto a confirmar ter tido conhecimento da gravidade da situação clínica de Lubitz.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lá continuam com a historieta da porta “trancada”, como se as portas não tivessem mecanisnos previstos de abertura de emergência, ( como é lógico e seria de esperar!)……para lá dos «mecânicos» tem os de código electrónico…..
    Quem souber ler em Inglês e estiver interessado pode ir ao site dos veteranos Americanos, o “Veteran’s Today”(Veteranos hoje) e ver no Veteran’s um artigo sobre a porta do Airbus com estes fechos…..O homem que publica o Artigo até se deu ao requinte de ir buscar um Manual do fabricante e colocá-lo para descarga, para quem quiser consultar, em Pdf….. Leiam que é instrutivo !

    • Está enganado. Apesar de ter codigo do lado de fora do cockpit, este apenas funciona quando o sistema esta em auto. Há um botão dentro do cokpit propositado para fazer deny a todas as tentativas de abertura de porta por esse sistema. O que se compreende, imagine um tripulante ameçado por um terrorista do lado de fora que saiba o código. Se fosse como diz nada impedia qualquer terrorista de entrar no cokpit.

  2. Havia de existir uma terceira caixa negra, na qual ficasse registado em vídeo o que se passa dentro da cabine dos pilotos, assim quando num desastre aéreo, em lugar de recuperar duas caixas negras, recuperavam três; depois nos laboratórios aeronáuticos, veriam em vídeo o que se tinha desenrolado com o(s) piloto(s) e chegariam a uma certeza muito perto dos 100%.
    eu não sou entendido nestes assuntos, mas foi uma ideia que tive, resultará ?

RESPONDER

Mais cinco minutos? Adiar o despertador não é uma boa ideia

Mais cinco minutos na cama ou acordar mal toque o despertador? Apesar de esse cochilo parecer inofensivo, a verdade é que adiar o despertador não é uma boa ideia. Se faz parte da equipa dos mais …

Há uma planta na Austrália que é masculina, feminina e bissexual

Cientistas da Bucknell University (Austrália) descobriram uma espécie de planta que pode ser masculina, feminina e bissexual. Os investigadores publicaram a descoberta na revista PhytoKeys e chamaram a amostra, que foi descrita em 1970, mas não …

Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez …

Asteróide do tamanho da Torre Eiffel vai passar pela Terra. É a segunda maior aproximação em 120 anos

Na segunda-feira, dia de S. João no Porto, um asteróide muito grande - que pode ser tão grande como a Torre Eiffel - vai passar pela Terra a mais de 45 mil quilómetros por hora. O …

As eleições foram repetidas em Istambul. Erdogan voltou a perder (e por mais)

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou hoje de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 …

No Azerbaijão, há chamas que ardem há quatro mil anos

Chamas altas dançam sem descanso num trecho de 10 metros de encosta. É o Yanar Dag - que significa "montanha em chamas" - na Península Absheron, no Azerbaijão. "Este fogo queimou 4.000 anos e nunca parou", …

A lendária Cidade Perdida do Deus Macaco é um refúgio de espécies "extintas"

A Cidade Branca, imponente sítio arqueológico detetado em 2012 nas selvas das Honduras, é também um "ecossistema prístino e próspero, cheio de espécies raras e únicas". A ONG americana Conservation International chegou a essa conclusão depois …

As mulheres têm mais doenças autoimunes do que os homens. A culpa pode ser da placenta

A hipótese da compensação da gravidez mostra que a evolução pode ter tido um papel importante no sistema imunológico das mulheres. Há cerca de 65 milhões de aos, depois da época dos dinossauros, surgiu o primeiro …

Cientistas conseguiram registar canto de uma das baleias mais raras do mundo

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, registar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena japonica). Pela primeira vez, investigadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) conseguiram gravar sons de um pequeno grupo de baleias-francas-do-pacífico (Eubalaena …

Único racismo português "é contra os ciganos" (e Portugal devia pedir-lhes desculpa)

O antropólogo e investigador José Pereira Bastos defendeu este domingo que Portugal deveria pedir desculpa aos ciganos e resolver o problema da habitação, apontando que não adianta de nada haver um Dia Nacional do Cigano. O …