Ex-líder da PJ Militar empurra responsabilidade na encenação de Tancos para subalternos

Paulo Novais / Lusa

Entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

O ex-diretor-geral da Polícia Judiciária Militar (PJM), o coronel Luís Vieira, atualmente em prisão preventiva, terá negado qualquer envolvimento no encobrimento do roubo nas armas de Tancos.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia na sua edição impressa nesta terça-feira, o ex-diretor geral terá garantido nada saber sobre o caso, remetendo responsabilidades para os seus subalternos.

Durante os interrogatórios, o coronel Luís Vieira garantiu não estar a par da parte operacional da PJM, assegurando que as suas funções se limitavam às de um gestor, sem qualquer intervenção direta no dia-a-dia das operações, apurou o matutino.

Ao assegurar não estar envolvido no processo de encobrimento, o coronel Luís Vieira contraria o depoimento do ex-porta-voz da PJM, Vasco Brazão, que disse ter ido com Luís Vieira informar o ministro da Defesa sobre a encenação montada na Chamusca.

Segundo o diário, o ex-diretor-geral terá apontado um outro oficial, que não é arguido no processo, e Vasco Brazão, como os verdadeiros operacionais da PJM.

Reagindo ao alegado conhecimento de Azeredo Lopes, o primeiro-ministro manteve a confiança política no ministro da Defesa. “Desconheço em absoluto o que tenha sido dito por qualquer pessoa em qualquer depoimento, que aliás presumo que esteja em segredo de justiça”, afirmou António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre tenho dito em vários comentários acerca desta comédia que quem irá ser ainda culpabilizado será o básico lá da Base que possivelmente foi fazer a limpeza aos paióis, com mais esta afirmação creio que já todos os outros começam a esfregar as mãos de contentes logo a começar pelo ministro da Defesa, estamos entregues à bicharada!.

  2. o manecas, quantos mais investimentos se fize-se , mais perdia-mos agora ainda bem que houve cortes senão roubavam mais esses ladrões, e já agora esses cortes foi por causa do socialismo que arrebentou com tudo a dár mundos e fundos, e os outros que fizeram cortes é que resolveram a troika e levantaram isto, este governo sem troika e a gozar da boa economia global, temos gasolina/gasoleo muito mais cara, greves ou manifestações ,,, dos policias, enfermeiros, o exercito então não se fala, incendios sem comentários, os dinheiros dos donativos o governo deixou os ladrões geriram como todos vimos na tv, professores(mas esses são crónicos) os ciganos a ganharem mais ( votos) do que pessoas que trabalham, aumento da divida publica, mas o engraçado é que está tudo bem, mas é só para aqueles que recebem tachos, enfim povo quando é dado há truque.

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …