Lenta e gradual. Boris anuncia como vai ser a reabertura do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

Este domingo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que vai aliviar algumas das restrições impostas no país na sequência da pandemia de covid-19, que infetou mais de 200 mil britânicos até agora.

Segundo o primeiro-ministro britânico, o regresso à normalidade no Reino Unido será “lento e gradual”, disse, citado pelo semanário Expresso. Em maio, ainda não haverá desconfinament. Em junho, escolas, infantários e lojas poderão reabrir e, em julho, a restauração e hotelaria.

“Não haverá fim imediato do confinamento”, informou Boris. O primeiro-ministro reconheceu que os britânicos têm suportado restrições à liberdade “de um tipo nunca visto em paz ou em guerra”, causadas pela “ameaça mais terrível que o país enfrentou” durante a sua vida.

Boris também foi infetado pela doença e passou uma semana no hospital, incluindo três dias nos cuidados intensivos.

“Temos de continuar a controlar o vírus e a salvar vidas. Não obstante, temos também de reconhecer que esta campanha contra o vírus teve um custo colossal para a nossa forma de vida”, afirmou. “Milhões de pessoas têm medo tanto desta doença terrível como do efeito deste longo período de inatividade forçada sobre a sua subsistência e o seu bem-estar mental e físico”.

Assim, o Reino Unido terá um plano “condicional”. Elogiando o “bom senso” dos concidadãos, Boris disse que foi graças ao acatamento das regras que, apesar de “mortalidade trágica e sofrimento imenso”, foi evitada uma “catástrofe em que o pior cenário razoável era de meio milhão de fatalidades”.

No Reino Unido, mantém-se a recomendação de ficar em casa e evitar contactos fora do agregado familiar.

A partir de quarta-feira, será permitido “apanhar sol no parque local, viajar de carro para outros destinos, até fazer desporto, mas apenas com membros do agregado familiar”.

As mudanças serão “lentas e graduais”. À semelhança de António Costa, Boris afirmou que não hesitaria em voltar atrás, se a situação epidemiológica aconselhasse. “Se houver surtos, se houver problemas, não hesitaremos em carregar no travão..

As multas pela violação das restrições em vigor podem ir das 100 às 3.200 libras (114 a 3.660 euros).

O novo lema do Governo britânico é “ficar alerta, controlar o vírus e salvar vidas”.

O primeiro ministro anunciou a monitorização constante dos dados epidemiológicos, o reforço da testagem e o controlo da circulação, que inclui a imposição de 14 dias de quarentena para todos os que entrem no Reino Unido.

Boris terminou o discurso dizendo que acredita que o Reino Unido sairá reforçado desta crise. “Seremos um país melhor, mais generoso e mais solidário”.

Boris vai apresentar mais detalhes deste plano condicional de desconfinamento esta segunda-feira na Câmara dos Comuns.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …