Lenta e gradual. Boris anuncia como vai ser a reabertura do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

Este domingo, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que vai aliviar algumas das restrições impostas no país na sequência da pandemia de covid-19, que infetou mais de 200 mil britânicos até agora.

Segundo o primeiro-ministro britânico, o regresso à normalidade no Reino Unido será “lento e gradual”, disse, citado pelo semanário Expresso. Em maio, ainda não haverá desconfinament. Em junho, escolas, infantários e lojas poderão reabrir e, em julho, a restauração e hotelaria.

“Não haverá fim imediato do confinamento”, informou Boris. O primeiro-ministro reconheceu que os britânicos têm suportado restrições à liberdade “de um tipo nunca visto em paz ou em guerra”, causadas pela “ameaça mais terrível que o país enfrentou” durante a sua vida.

Boris também foi infetado pela doença e passou uma semana no hospital, incluindo três dias nos cuidados intensivos.

“Temos de continuar a controlar o vírus e a salvar vidas. Não obstante, temos também de reconhecer que esta campanha contra o vírus teve um custo colossal para a nossa forma de vida”, afirmou. “Milhões de pessoas têm medo tanto desta doença terrível como do efeito deste longo período de inatividade forçada sobre a sua subsistência e o seu bem-estar mental e físico”.

Assim, o Reino Unido terá um plano “condicional”. Elogiando o “bom senso” dos concidadãos, Boris disse que foi graças ao acatamento das regras que, apesar de “mortalidade trágica e sofrimento imenso”, foi evitada uma “catástrofe em que o pior cenário razoável era de meio milhão de fatalidades”.

No Reino Unido, mantém-se a recomendação de ficar em casa e evitar contactos fora do agregado familiar.

A partir de quarta-feira, será permitido “apanhar sol no parque local, viajar de carro para outros destinos, até fazer desporto, mas apenas com membros do agregado familiar”.

As mudanças serão “lentas e graduais”. À semelhança de António Costa, Boris afirmou que não hesitaria em voltar atrás, se a situação epidemiológica aconselhasse. “Se houver surtos, se houver problemas, não hesitaremos em carregar no travão..

As multas pela violação das restrições em vigor podem ir das 100 às 3.200 libras (114 a 3.660 euros).

O novo lema do Governo britânico é “ficar alerta, controlar o vírus e salvar vidas”.

O primeiro ministro anunciou a monitorização constante dos dados epidemiológicos, o reforço da testagem e o controlo da circulação, que inclui a imposição de 14 dias de quarentena para todos os que entrem no Reino Unido.

Boris terminou o discurso dizendo que acredita que o Reino Unido sairá reforçado desta crise. “Seremos um país melhor, mais generoso e mais solidário”.

Boris vai apresentar mais detalhes deste plano condicional de desconfinamento esta segunda-feira na Câmara dos Comuns.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …