//

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde e Mario Draghi

A presidente do Banco Central Europeu considera “impensável” conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi.

“Parece-me totalmente impensável. Não é o momento certo para colocar a questão do perdão. Neste momento, estamos concentrados em manter a economia a funcionar”, disse Christine Lagarde em entrevista à rádio France Inter, citada pela agência Reuters.

Mais tarde iremos olhar para a forma como pagar a dívida e como gerir as finanças públicas da forma mais eficiente”, referiu a responsável francesa.

Recentemente, Mario Draghi propôs uma estratégia completamente oposta à de Lagarde, defendendo um perdão da dívida para as empresas conseguirem sobreviver ao choque da paralisação da economia, tal como conta o jornal Eco.

Esta será uma medida necessária, segundo o economista italiano, que considera que se exige uma compensação dos Governos aos bancos porque, caso contrário, as próprias instituições financeiras também irão entrar em dificuldades.

Na prática, e ainda segundo Draghi aumenta-se a dívida pública de um governo para não sacrificar a capacidade produtiva de um país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.