Laboratório procura voluntários para contrair Covid-19 (e paga milhares de euros)

eneas / Flickr

Investigadores do Reino Unido estão à procura de 24 voluntários para um ensaio médico que visa encontrar uma vacina para o Covid-19, o novo coronavírus que já matou mais de 3.800 em todo o mundo e infetou pelo menos 110 mil.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causa uma variedade de doenças e infecões, incluindo Síndrome Respiratória no Oriente Médio (MERS), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), constipação e agora Covid-19. Depois de os cientistas chineses terem divulgado dados genéticos sobre o novo SARS-CoV-2 do coronavírus, investigadores de todo o mundo uniram-se para encontrar uma vacina.

De acordo com o jornal britânico The Times, a Hvivo, que administra o laboratório de quarentena do Centro de Inovação Queen Mary BioEnterprises, em Londres, é uma das muitas empresas que desenvolvem uma injeção para combater o COVID-19.

Se o Hvivo tiver permissão da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido, o ensaio médico será realizado.

Os voluntários serão questionados sobre o seu histórico médico e receberão uma série de exames médicos, incluindo a triagem de anticorpos contra o coronavírus. “Na verdade, todos nós fomos expostos a muitos coronavírus, o que significa que poderíamos ter algum tipo de imunidade subjacente a isso”, afirmou Andrew Catchpole, principal cientista do Hvivo.

Os participantes, que receberão cerca de quatro mil euros, serão injetados com duas cepas mais fracas do coronavírus, 0C43 e 229E, que podem causar doenças respiratórias leves, o que permitirá que os investigadores testem novas vacinas e medicamentos antivirais num ambiente controlado.

Os voluntários serão colocados em quarentena por 14 dias e monitorizados por médicos e enfermeiros em equipamentos de proteção, que serão o seu único contacto humano durante a quinzena.

Os pacientes terão sintomas leves de tosse ou constipação, disse John Oxford, especialista em virologia da Universidade Queen Mary de Londres. Cotonetes e lenços sujos serão guardados para medir a sua carga viral.

Vários outros laboratórios ao redor do mundo têm protótipos de vacinas para o Covid-19, que já começaram a testar em animais. Se tiverem sucesso, os testes em humanos podem começar já no próximo mês. Se também forem bem-sucedidos, a vacina poderá estar  disponível no início do próximo ano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E é a recibos verdes ou entra-se diretamente para o quadro? Tem-se direito a férias? Pagam deslocações? Oferecem almoço e jantar, viatura de serviço e telemóvel?

  2. Podiam arranjar milhares de voluntários, pelas prisões, a custo zero.

    Eu sei que isto parece um pouco à Dr Mengele. Mas, seria uma contribuição justa para anti-sociais.

RESPONDER

"Os Maias" é uma obra racista? Investigadora fala em "superioridade da raça branca" e propõe nota pedagógica

Uma investigadora cabo-verdiana realizou análise racial ao livro "Os Maias" e identificou várias passagens racistas que justificam a inclusão de "um comentário pedagógico" na obra de Eça de Queirós. Uma investigadora cabo-verdiana identificou em “Os …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …