Morte de Jamal Khashoggi. Tribunal saudita condena oito pessoas

pomed / Flickr

O jornalista saudita Jamal Khashoggi

Um tribunal saudita anunciou a comutação de cinco condenações à morte pelo homicídio de Jamal Khashoggi, decretando em vez disso uma pena de 20 anos de prisão para cada.

Esta segunda-feira, um tribunal da Arábia Saudita condenou oito pessoas pela morte do jornalista Jamal Khashoggi no consulado do país em Istambul. A televisão estatal Al Ekhbariya TV avançou que cinco pessoas foram condenadas a 20 anos de prisão, uma a dez anos e outras duas a sete.

A pena capital pelo assassínio do jornalista foi, assim, reduzida para 20 anos de prisão. Segundo o Público, a comutação das cinco condenações à morte foi justificada com o facto de os filhos de Khashoggi terem declarado que perdoavam os assassinos.

As penas entre sete e dez anos de prisão para outros três condenados foram mantidas.

O jornalista foi morto em outubro de 2018, no interior do consulado saudita em Istambul, e o seu corpo nunca apareceu. As autoridades sauditas foram apresentando várias versões para o sucedido, culpando por fim os agentes por terem levado a cabo uma operação não autorizada.

Agnès Callamard, relatora especial das Nações Unidas que investigou o caso, reagiu ao veredito afirmando que este processo “é uma farsa” que condena a equipa de assassinos, mas deixa de fora “os altos responsáveis que organizaram e promoveram a execução de Jamal Khashoggi”.

A CIA suspeita que quem mandou assassinar o jornalista foi o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman (MBS). Callamard já tinha escrito num relatório, datado de junho de 2019, que Khashoggi foi vítima de uma “execução deliberada e premeditada” levada a cabo por “agentes sauditas, agindo sob a capa do seu estatuto oficial e usando meios do Estado”.

Callamard repetiu que estes vereditos “não retiram nenhuma pressão a governos” para “assegurar que todos os responsáveis, incluindo os de topo, sejam investigados”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …