Juiz manda arrestar mais de mil milhões em contas de arguidos do caso BES

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

A Polícia Judiciária está a arrestar, desde sexta-feira, saldos de contas bancárias controladas por antigos responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES) indiciados pela prática de vários crimes.

De acordo com o Jornal de Notícias, o despacho do juiz Carlos Alexandre visa contas de pessoas singulares e empresas relacionados com o GES e o objetivo da operação é confiscar mais de mil milhões de euros.

Em maio do ano passado, a investigação às atividades do Grupo Espírito Santo levou ao arresto preventivo de património imobiliário dos arguidos, uma medida de “garantia patrimonial que visa impedir uma eventual dissipação de bens” dos arguidos, para que não seja colocado em causa o pagamento de indemnizações em caso de condenação.

Os resultados, no entanto, terão frustrado as expectativas iniciais: em vez de mil milhões de euros, os 500 imóveis arrestados totalizaram 170 milhões. O JN assinala que, no que diz respeito ao arresto de saldos bancários, não será fácil reunir o montante apontado pelo juiz Carlos Alexandre.

No despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal que chegou na sexta-feira passada ao Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) da PJ, o juiz Carlos Alexandre identifica as contas bancárias da banca nacional a ser alvo da PJ, cujos titulares são tanto pessoas singulares como empresas.

De acordo com o JN, algumas das contas são controladas por suspeitos que só agora foram identificados, enquanto outras pertencem a empresas que estão a ser alvo de planos especiais de revitalização (PER).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tanto tempo que demorou o juiz a tomar esta decisão, será que também tinha luvas, com estas influências Africanas, se calhar não digo mentira nenhuma….

RESPONDER

Misteriosos muros cercam alguns dos lagos da exótica Titã

Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Saturno, a lua exótica de Titã, estão cercados por muros que os limitam completamente a distâncias de até 30 metros, revelou um novo estudo. A …

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …