Bens arrestados têm que chegar para garantir 1,835 mil milhões aos clientes do BES

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O arresto de parte do património da família Espírito Santo destina-se a garantir o pagamento de 1,835 mil milhões de euros em eventuais indenizações a clientes de obrigações do BES e de papel comercial do GES.

O Expresso teve acesso a documentos que especificam de onde surge este valor estimado: 200 milhões relativos a papel comercial da ESI, 800 milhões a mais valias com as operações com obrigações BES de cupão zero, 256 milhões relativos à recompensas pelo BES de dívida própria e 379 milhões relativos a papel comercial da Rio Forte.

Diário Económico agrupa os mesmos valores de outra forma: os prejuízos estimados dos clientes lesados do BES – que incluem os montantes de papel comercial subscritos por mais de 2.500 clientes – que investiram perto de 600 milhões de euros no papel comercial da Rioforte e ESI e que não foram reembolsados; e ainda os 900 milhões de euros que a Portugal Telecom investiu em títulos de dívida de sociedades do GES.

De acordo com o Económico, neste momento, o valor dos arrestos realizados desde maio ultrapassa já os mil milhões de euros.

No entanto, entre a entrada de processos ao trânsito em julgado, o pagamento destas indenizações pode levar anos a concretizar-se.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Arrestem tudo o que lhes interessa.. bens imóveis no valor de 2.000 milhões de €… Imaginem só o IMI que isso paga!!! Até fazem um grande favor ao Salgado!!! Sim os milhões em fresh money já estão em off de off-shores…. Só estão a fazer um grande favor…
    …. e assim fica o sentimento de que foi feita a justiça!!!! Mas os verdadeiros milhões estão lá fora!!! Alguns em terras da palanca negra!

  2. Claro que isso já devia ter sido feito! E outra coisa que não se entende: consequência da evolução dos acontecimentos, porque é que este senhor ainda não foi preso? (Se fosse um anónimo e tivesse feito um assalto roubando apenas algumas dezenas de milhar de euros, já lá estava “dentro”…)

  3. Ainda me vou rir disto. Os Esp. Santo ainda vão arranjar as coisas e daqui a uns anos, provam que estão inocentes. Verão….! Ainda havemos de ver o estado a devolver tudinho e pagar as indemnizações.

  4. Já é bem sabido que Ricardo Salgado foi quem colocou Anibal Cavaco Silva no poder. Agora pergunto eu: Porque irá esta acção afectar alguem que roubou em conjunto com o Presidente da Republica muito mais que isso?
    Não será altura de Cavaco Silva tambem ele ser levado á justiça?
    Pois os factos estão todos ás claras o mal é que o povo portugues apenas se interessa por centros comerciais e telenovelas.
    Como um certo senhor da Mafia Italiana alegou em tribunal: Portugal tem a mesma riqueza ou mais que a Suiça, a diferença é que os Suiços são pessoas bem informadas e os Portugueses não.
    Aqui fica um pouco do passado desse dito senhor presidente da republica ( http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-a-verdade-escondida-sobre-cavaco-silva-e-a-pide )
    Já vai sendo tempo de acordar pois estes senhores em segredo estão a vender o país a Corporações Africanas e Chinesas. Amanhã senhores e senhoras os vossos filhos não terão nada para comer, mas amanhã será tarde demais.. Hoje é o tempo para se agir pois quando Cavaco Silva fugir do país será muito mais dificil levar á justiça aqueles que retalharam o nosso país..

    • Cada um escolhe o que sabe escolher! Já o que não sabe mas profere, não sendo inimputável, vincula responsabilidades várias: Para além das de cidadania as do foro cível e até criminal… Não vale “eu disse o que o outro diz que ele dissesse o que eu não quis dizer”
      Difamar com base em “tabernas”… Cada um escolhe o que sabe escolher. A responsabilidade é consequência.

    • UFOS, TABERNÁCULOS e TRATAMENTOS NATURAIS embriagam?
      Será que “viajar Interdimensionalmente”, no tempo, contactos com “seres de outros mundos” não passam de pretensões lunáticas? Cada um escolhe o que sabe escolher…

  5. ….o pagamento destas indenizações pode levar anos a concretizar-se…..diz a notícia. Só folclore! Para mostrarem serviço, nada mais!!

RESPONDER

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …