Juiz e MP não se entendem e quem ganha pode ser Ricardo Salgado

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O juiz Carlos Alexandre decretou a prisão domiciliária a Ricardo Salgado contra a vontade do Ministério Público (MP), um facto que poderá vir a beneficiar o banqueiro e a livrá-lo desta medida de coacção.

Público que constata que “Ricardo Salgado pode vir a beneficiar, nas tentativas que vai fazer para ser sujeito a medidas de coacção menos graves, dos desentendimentos que têm surgido entre o juiz Carlos Alexandre e o MP”.

Os investigadores do MP pretendiam que o ex-presidente do BES, que está indiciado por crimes de burla qualificada, falsificação de documentos, falsificação informática, branqueamento, fraude fiscal qualificada e corrupção no sector privado, continuasse em liberdade com uma caução de três milhões de euros.

O juiz Carlos Alexandre teve outro entendimento, decretando-lhe a prisão domiciliária com vigilância policial, com os argumentos do perigo de fuga e do risco de perturbação do inquérito.

De acordo com o Público, “a lei só permite que o juiz possa ultrapassar o Ministério Público quando houver perigo de fuga, continuação da actividade criminosa ou perturbação da ordem pública”.

Desta forma, se no recurso apresentado por Ricardo Salgado com vista à redução da medida de coacção, a sua defesa conseguir provar que ele não tem qualquer intenção de fugir do país, “Carlos Alexandre deixa de ter motivos legais para o manter preso em casa“, sublinha o jornal.

Trata-se, contudo, de um facto que poderá não ser difícil provar, já que as investigações à volta de Salgado decorrem há mais de um ano sem que este tenha tentado qualquer fuga.

O que continua a ser um mistério no caso é o facto de o juiz ter decretado a Ricardo Salgado a vigilância policial ao invés da pulseira electrónica, medida muito mais dispendiosa que exige a retirada de agentes de outras funções.

Há um rumor de que Carlos Alexandre pode ter temido que Ricardo Salgado fizesse o mesmo que José Sócrates, recusando a pulseira electrónica.

Neste momento, estarão destacados oito agentes de Cascais e da Parede para a vigilância à propriedade de Ricardo Salgado, nota o Público, frisando que estes constituem “cerca de 10% do contingente de efectivos das duas esquadras”.

A PSP não confirma quantos polícias estão a vigiar o banqueiro sob a desculpa de que “é uma questão de princípio de natureza operacional”, cita o jornal.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sócrates! és mesmo pobrezinho. Nem o MP conseguiste subornar. Isto não é para quem quer! É para quem pode.
    Pais de MMMMrda este Portugal corrupto. Medida de coação de 3 milhões. Ele teria pago 30 milhões e seria uma pequena parte do que roubou. Pobrezinhos!

    • Oh pá! Não enchas tanto a boca, mastiga 12 vezes sempre de boca fechada e de seguida engole… Facilitas o bolo e quem te rodeia não se dispersa…

RESPONDER

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …