Jorge Mendes chamado ao Parlamento Europeu para explicar “teia” da fuga aos impostos

José Sena Goulão / Lusa

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

A Comissão de Investigação do Parlamento Europeu aos chamados “Panama Papers” quer explicações do agente desportivo Jorge Mendes quando há suspeitas de que o super-agente está no centro de uma “teia de empresas de fachada” para permitir a fuga aos impostos de figuras como Cristiano Ronaldo e José Mourinho.

Jorge Mendes e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, vão ser chamados a depor na Comissão de Investigação do Parlamento Europeu aos “Panama Papers“. O grupo parlamentar Los Verdes-Alianza Libre Europea já confirmou que os dois homens do futebol vão ser ouvidos a 5 de Setembro.

“FIFA, intermediários e futebolistas têm de dar explicações, porque todos têm responsabilidade, por isso pedimos que Jorge Mendes compareça”, esclarece Ernest Urtasun, o eurodeputado do partido ecologista espanhol Iniciativa per Catalunya Verds, em comunicado citado pela Lusa.

Para Urtasun, a gestão de Jorge Mendes “parece estar no centro da ‘teia’ de empresas de fachada para evitar que jogadores e treinadores paguem impostos”.

Estas suspeitas surgem depois de a plataforma “Football Leaks” ter começado a divulgar documentos confidenciais, em Setembro de 2015, alguns dos quais denunciavam eventuais evasões fiscais de Cristiano Ronaldo, agenciado por Jorge Mendes.

O Fisco espanhol está a investigar o capitão da Selecção Portuguesa pelo alegado desvio de 150 milhões de euros, no âmbito do alegado “esquema” posto em prática por Jorge Mendes, arriscando uma pena de seis anos de prisão.

Vários outros jogadores representados pelo empresário, nomeadamente Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e Pepe, também estarão sob a alçada da justiça espanhola e José Mourinho terá igualmente, sido forçado a pagar supostos impostos em falta, em virtude da mesma situação.

Há suspeitas de que o super-agente terá posto em prática uma rede gigantesca e altamente sofisticada, passando por paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas e o Panamá e pela criação de empresas de fachada, para evitar que os seus representados pagassem elevados valores em impostos.

O Parlamento Europeu está a investigar os contornos dos “Panama Papers” que foram divulgados, desde o início de Abril de 2016, por um consórcio de jornalistas de investigação, com base em cerca de 11,5 milhões de documentos provenientes da sociedade de advogados Mossack Fonseca.

Estes documentos levaram à abertura de muitos inquéritos em todo o mundo e à demissão do primeiro-ministro islandês e de um ministro espanhol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser uma rede idêntica á do JS… esta gente ganha milhões faz vidas super híper faustosas e ainda fogem a impostos!!! Devem cair em cima sem do nem piedade

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …