Jorge Mendes chamado ao Parlamento Europeu para explicar “teia” da fuga aos impostos

José Sena Goulão / Lusa

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

A Comissão de Investigação do Parlamento Europeu aos chamados “Panama Papers” quer explicações do agente desportivo Jorge Mendes quando há suspeitas de que o super-agente está no centro de uma “teia de empresas de fachada” para permitir a fuga aos impostos de figuras como Cristiano Ronaldo e José Mourinho.

Jorge Mendes e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, vão ser chamados a depor na Comissão de Investigação do Parlamento Europeu aos “Panama Papers“. O grupo parlamentar Los Verdes-Alianza Libre Europea já confirmou que os dois homens do futebol vão ser ouvidos a 5 de Setembro.

“FIFA, intermediários e futebolistas têm de dar explicações, porque todos têm responsabilidade, por isso pedimos que Jorge Mendes compareça”, esclarece Ernest Urtasun, o eurodeputado do partido ecologista espanhol Iniciativa per Catalunya Verds, em comunicado citado pela Lusa.

Para Urtasun, a gestão de Jorge Mendes “parece estar no centro da ‘teia’ de empresas de fachada para evitar que jogadores e treinadores paguem impostos”.

Estas suspeitas surgem depois de a plataforma “Football Leaks” ter começado a divulgar documentos confidenciais, em Setembro de 2015, alguns dos quais denunciavam eventuais evasões fiscais de Cristiano Ronaldo, agenciado por Jorge Mendes.

O Fisco espanhol está a investigar o capitão da Selecção Portuguesa pelo alegado desvio de 150 milhões de euros, no âmbito do alegado “esquema” posto em prática por Jorge Mendes, arriscando uma pena de seis anos de prisão.

Vários outros jogadores representados pelo empresário, nomeadamente Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e Pepe, também estarão sob a alçada da justiça espanhola e José Mourinho terá igualmente, sido forçado a pagar supostos impostos em falta, em virtude da mesma situação.

Há suspeitas de que o super-agente terá posto em prática uma rede gigantesca e altamente sofisticada, passando por paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas e o Panamá e pela criação de empresas de fachada, para evitar que os seus representados pagassem elevados valores em impostos.

O Parlamento Europeu está a investigar os contornos dos “Panama Papers” que foram divulgados, desde o início de Abril de 2016, por um consórcio de jornalistas de investigação, com base em cerca de 11,5 milhões de documentos provenientes da sociedade de advogados Mossack Fonseca.

Estes documentos levaram à abertura de muitos inquéritos em todo o mundo e à demissão do primeiro-ministro islandês e de um ministro espanhol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deve ser uma rede idêntica á do JS… esta gente ganha milhões faz vidas super híper faustosas e ainda fogem a impostos!!! Devem cair em cima sem do nem piedade

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …