Ronaldo arrisca pena de 6 anos de prisão por fuga ao fisco

Sebastien Nogier / EPA

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Cristiano Ronaldo tem estado na mira do fisco espanhol e, caso seja confirmada culpa no escândalo de alegada fuga aos impostos, a pena pode chegar a seis anos de prisão.

Quem o diz é o secretário-geral da Gestha (sindicato dos técnicos do fisco espanhol), José María Mollinedo, em declarações à rádio catalã RAC 1.

A Autoridade Tributária espanhola está a investigar as informações veiculadas por órgãos de comunicação social de vários países – o caso Football Leaks – sobre um esquema de fuga ao fisco de futebolistas, entre os quais está, alegadamente, Cristiano Ronaldo, e que envolve o empresário Jorge Mendes.

O avançado português terá, segundo o El Mundo, utilizado empresas fictícias sediadas nas Ilhas Virgens para ocultar receitas de publicidade de 150 milhões de euros e, segundo o Der Spiegel, alguns colaboradores próximos de Ronaldo revelaram-se preocupados com a possibilidade de detalhes da sociedade caribenha chegarem ao conhecimento das autoridades.

“As informações sobre Cristiano Ronaldo levam a crer que poderá ter cometido uma fraude superior a 160 milhões de euros. A confirmar-se, estaríamos perante um delito fiscal agravado, o que implica uma pena de prisão mínima de dois anos por cada ano de infração. Se a investigação abrange três anos, o mínimo são seis anos de prisão”, afirmou Mollinedo.

Ouvido no programa “El món a RAC1”, Mollinedo apontou que a pena pode ser reduzida caso os investigados “reconheçam judicialmente os factos e paguem o valor da fraude” nos dois meses seguintes ao início do processo.

O responsável da Gestha diz ainda que o Congresso espanhol “terá de decidir se a Agência Tributária atuou corretamente”, nomeadamente nos casos em que se chegou a acordo com o fisco para fechar a investigação. “Parece-nos grave que não se considere existir um elemento de delito. Que não se considere que existe a vontade de enganar”, afirma Molllinedo.

Real Madrid exige “respeito máximo” por Cristiano Ronaldo

Depois de notícias que dão conta de que Cristiano Ronaldo terá ocultado ao fisco espanhol pelo menos 150 milhões de euros, o Real Madrid saiu em defesa do internacional português, pedindo que este seja respeitado.

Em comunicado, a equipa merengue, que considera o comportamento do português “absolutamente exemplar durante toda a sua trajetória” no clube, emitiu esta terça-feira uma declaração.

“Tendo em conta as notícias que se publicaram nos últimos dias e tendo em vista o certificado emitido pela Agência Tributária, que prova que o nosso jogador tem todas as suas obrigações fiscais em dia, o Real Madrid C. F. exige o máximo de respeito por um jogador como Cristiano Ronaldo, cujo comportamento tem sido absolutamente exemplar durante toda a sua trajetória no nosso clube”.

O ministro das Finanças, Cristóbal Montoro, esclareceu, em declarações informais aos jornalistas, que a Autoridade Tributária espanhola atua em função de um protocolo pré-estabelecido e comprova informações divulgadas pelos órgãos de comunicação social com relevância fiscal.

Apesar de defender que o Fisco deve fazer o seu trabalho de investigação, Montoro assinalou que não é aconselhável agir unicamente em função das notícias que são divulgadas, observando que, por vezes, elas não correspondem aos indícios existentes.

Na sexta-feira, os membros do European Investigative Collaborations (EIC), que incluem o Expresso, noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

A informação, que também envolve outros jogadores, entre os quais Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho ou Pepe, assim como o internacional alemão Mesut Özil, do Arsenal, foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

De acordo com os documentos, cedidos aos OCS pela plataforma digital Football leaks, são muitas a estrelas do futebol internacional que se esforçam por ocultar os seus rendimentos ao fisco, dando como exemplos concretos os de Ronaldo e Özil.

Entretanto, a Gestifute, do agente Jorge Mendes, que representa os interesses de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, já tinha feito saber, na quinta-feira, numa declaração pública, que ambos estão em dia com as suas obrigações fiscais, tanto em Espanha como no Reino Unido.

Na mesma declaração, enviada à Agência Lusa, a Gestifute sublinhava que Cristiano Ronaldo e José Mourinho nunca estiveram envolvidos em qualquer processo judicial relativo à prática de qualquer delito fiscal e ameaçava que qualquer insinuação ou acusação dessa natureza em relação a ambos será denunciada e perseguida nos tribunais.

ZAP / HiperFM / F365

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. porra é muita inveja… não sou fã do Ronaldo mas pelo que faz por muitos desfavorecidos e quem estiver atento a vários vídeos no youtube e em muitas redes socais…
    Oh kaffa o Ronaldo anda a roubar os contribuintes???!! Fdx a mim quem me rouba é o estado com os seus lobbies e os amigos dos dirigentes? Será que os ricos de portugal não fazem o mesmo?! Ou achas que o Belmiro de Azedo e outros como ele pagam tudo ao fisco… se o achas tens os olhinhos bem tapados…
    Deixem haver provas do delito… Esta merda e apenas uma coisas mediática porque envolve grandes jogadores… Se o Ronaldo for culpado acho bem que pague pelo erro mas e o Messi?!! foi comprovado que lhe aconteceu?! Nada e agora vêm dizer que era bom o Ronaldo ser preso?!
    Kaffa conheces o “puto” arrogante como dizes?? Não faço juízos de valor porque não o conheço e se é arrogante pode ser chegou onde chegou por mérito próprio.
    E agora só para acabar os nossos governantes não deviam ser presos por gastarem fortunas para fazer um tgv que já não vai ser feito mas que já se gastou milhões… isso sim e dinheiro dos contribuintes deitados pela janela fora….

  2. Real Madrid EXIGE ‘respeito máximo’ por Cristiano Ronaldo. Mas, que eu saiba, o ditador Francisco Franco já não está no poder! Como então EXIGE?!

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …