Craques de Jorge Mendes em pânico com investigação do fisco espanhol

Cristiano Ronaldo / Facebook

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

“Criaste um problema muito sério para o jogador”. Foi assim, que os advogados de Cristiano Ronaldo alertaram o empresário Jorge Mendes dos riscos do esquema que este terá implantado para fugir ao fisco espanhol.

O jornal El Mundo revela esta informação com base em emails do fiscalista Julio Senn, ex-director geral do Real Madrid e sócio fundador da empresa de advogados que representa Cristiano Ronaldo e outros jogadores da carteira de Jorge Mendes.

“A estrutura que criaste é um problema muito sério para o jogador”, terá salientado Julio Senn num email enviado a elementos do entorno de Jorge Mendes.

O El Mundo atesta que o fiscalista fez “reiterados avisos” ao empresário sobre “o risco das empresas offshores” e que, ao mesmo tempo, actuou com “estratégias para que recebessem as menores sanções possíveis”.

O tema deixou-os assustados“, refere ainda Julio Senn noutro email, enviado a um assessor, em Setembro de 2014, conforme aponta o El Mundo.

“Têm que estar com medo porque o tema é para se estar assustado”, foi a resposta desse assessor.

Estas declarações surgiram na altura em que o Fisco espanhol apertou o cerco ao universo do super-agente Jorge Mendes, abrindo investigações a alguns dos jogadores por si representados, designadamente Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão.

Quando a mira dos investigadores se centrou em Mourinho, treinador também representado por Mendes, os alarmes soaram e Julio Senn falava então de “uma falsa calma” que ia “explodir se contarem a verdade a Mou”, cita o El Mundo.

Nessa altura, já se temia que a investigação pudesse chegar a Cristiano Ronaldo, a grande estrela de Jorge Mendes e que terá desviado a estimável fortuna de 150 milhões de euros de direitos de imagem através de paraísos fiscais e empresas-fantasmas.

No caso de Mourinho, estariam em causa apenas 12 milhões de euros e o treinador português terá acertado o pagamento dos impostos devidos, antes de que a investigação prosseguisse mais longe, conforme avançou o Expresso na sua última edição impressa.

Nessa altura, e depois dos avisos a Mendes, um assessor de Julio Senn realçava a “esperança” de que, manifestando “ânimo de colaborar e “ânimo de pagar” os impostos alegadamente em falta, o Fisco encerrasse o caso sem abrir um processo de inquérito.

Mas esse assessor tinha também, a certeza de que teriam que pagar uma pipa de massa.

Feitas as contas, os Fisco espanhol está a vasculhar as finanças de Ronaldo e do universo de Jorge Mendes e não é só uma multa astronómica o que está em causa, mas a possibilidade de acusações criminais e de sanções a pena de prisão.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. São todos a mesma mier…..claro que o segundo melhor do mundo dá tudo e mais alguma coisa, porque esta seguro nos paraísos fiscais…..

  2. Estes individuos são as referencias de muitas pessoas sobretudo de jovens. Podendo ser legal o que fizeram (planeamento fiscal) é imoral face à situação portuguesa e ao exemplo que devem dar aos milhões de fãs. Por outro lado, pese embora possam praticar atos de solariedade não pública, o que se sabe é muito pouco do muito que poderiam (e deveriam) fazer.
    Há no mundo mensos casos de filantropia praticados por pares seus de muitos milhoes de dolares e desde actores até empresários.
    Acho que qualquer que seja a verdade falta muito elitismo aos nossos maiores desportistas…..

  3. tendo em conta como os srs que nos desgovernam tratam o dinheiro que tanto custa a ganhar a todos nós, sinceramente percebo perfeitamente que se tente por todos os meios, especialmente aqueles meio cinzentos, escapar ao furto do Estado.

    por certo que o dinheiro que nao vai parar por meio de impostos idiotas aos srs desgovernantes irá ser usado e pagar impostos via iva….
    ah e tal o tal consumo interno que tanto gostam de falar.

  4. Acho que deveriam pagar no devido valor em relação aos ditos ganhos , que por si só já representa um mundo á parte como tantos caraterizam, na minha opinião
    valores totalmente imorais pagos , ou simplesmente dados para fugirem de alguma forma aos impostos , beneficiando apenas algumas pessoas nesta vida
    sim se os governantes fossem honestos poderiam fazer um pouco de Robin Hood, cobrar a estas pessoas que se dizem dum mundo á parte e ajudar diretamente todos aquele que precisam mais ,em virtude de não terem sequer acesso a um emprego decente para poderem apenas sobreviver, ao contrário destes meninos bonitos , darem se ao luxo de excentricidades e esbanjar dinheiro gratuitamente em luxos, chegando em certos casos uma só pessoa , receber quantias em apenas um mês , mais do que centenas ou talvez milhares de trabalhadores em circunstancias normais , recebem dum salário medio nacional ,no mesmo mês, caso do salário , praticado em Portugal como referencia.

  5. E é caso para estarem em pânico! De facto, as coisas passam-se em Espanha e lá não se brinca em serviço. Outro galo cantaria, e até, eventualmente, chegariam ao desplante de pedir indemnização ao Estado, pelo deslustre da sua imagem pública, com eventual investigação por fuga ao fisco, se fosse no país a oeste de Espanha?

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …