Craques de Jorge Mendes em pânico com investigação do fisco espanhol

Cristiano Ronaldo / Facebook

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

“Criaste um problema muito sério para o jogador”. Foi assim, que os advogados de Cristiano Ronaldo alertaram o empresário Jorge Mendes dos riscos do esquema que este terá implantado para fugir ao fisco espanhol.

O jornal El Mundo revela esta informação com base em emails do fiscalista Julio Senn, ex-director geral do Real Madrid e sócio fundador da empresa de advogados que representa Cristiano Ronaldo e outros jogadores da carteira de Jorge Mendes.

“A estrutura que criaste é um problema muito sério para o jogador”, terá salientado Julio Senn num email enviado a elementos do entorno de Jorge Mendes.

O El Mundo atesta que o fiscalista fez “reiterados avisos” ao empresário sobre “o risco das empresas offshores” e que, ao mesmo tempo, actuou com “estratégias para que recebessem as menores sanções possíveis”.

O tema deixou-os assustados“, refere ainda Julio Senn noutro email, enviado a um assessor, em Setembro de 2014, conforme aponta o El Mundo.

“Têm que estar com medo porque o tema é para se estar assustado”, foi a resposta desse assessor.

Estas declarações surgiram na altura em que o Fisco espanhol apertou o cerco ao universo do super-agente Jorge Mendes, abrindo investigações a alguns dos jogadores por si representados, designadamente Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão.

Quando a mira dos investigadores se centrou em Mourinho, treinador também representado por Mendes, os alarmes soaram e Julio Senn falava então de “uma falsa calma” que ia “explodir se contarem a verdade a Mou”, cita o El Mundo.

Nessa altura, já se temia que a investigação pudesse chegar a Cristiano Ronaldo, a grande estrela de Jorge Mendes e que terá desviado a estimável fortuna de 150 milhões de euros de direitos de imagem através de paraísos fiscais e empresas-fantasmas.

No caso de Mourinho, estariam em causa apenas 12 milhões de euros e o treinador português terá acertado o pagamento dos impostos devidos, antes de que a investigação prosseguisse mais longe, conforme avançou o Expresso na sua última edição impressa.

Nessa altura, e depois dos avisos a Mendes, um assessor de Julio Senn realçava a “esperança” de que, manifestando “ânimo de colaborar e “ânimo de pagar” os impostos alegadamente em falta, o Fisco encerrasse o caso sem abrir um processo de inquérito.

Mas esse assessor tinha também, a certeza de que teriam que pagar uma pipa de massa.

Feitas as contas, os Fisco espanhol está a vasculhar as finanças de Ronaldo e do universo de Jorge Mendes e não é só uma multa astronómica o que está em causa, mas a possibilidade de acusações criminais e de sanções a pena de prisão.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. São todos a mesma mier…..claro que o segundo melhor do mundo dá tudo e mais alguma coisa, porque esta seguro nos paraísos fiscais…..

  2. Estes individuos são as referencias de muitas pessoas sobretudo de jovens. Podendo ser legal o que fizeram (planeamento fiscal) é imoral face à situação portuguesa e ao exemplo que devem dar aos milhões de fãs. Por outro lado, pese embora possam praticar atos de solariedade não pública, o que se sabe é muito pouco do muito que poderiam (e deveriam) fazer.
    Há no mundo mensos casos de filantropia praticados por pares seus de muitos milhoes de dolares e desde actores até empresários.
    Acho que qualquer que seja a verdade falta muito elitismo aos nossos maiores desportistas…..

  3. tendo em conta como os srs que nos desgovernam tratam o dinheiro que tanto custa a ganhar a todos nós, sinceramente percebo perfeitamente que se tente por todos os meios, especialmente aqueles meio cinzentos, escapar ao furto do Estado.

    por certo que o dinheiro que nao vai parar por meio de impostos idiotas aos srs desgovernantes irá ser usado e pagar impostos via iva….
    ah e tal o tal consumo interno que tanto gostam de falar.

  4. Acho que deveriam pagar no devido valor em relação aos ditos ganhos , que por si só já representa um mundo á parte como tantos caraterizam, na minha opinião
    valores totalmente imorais pagos , ou simplesmente dados para fugirem de alguma forma aos impostos , beneficiando apenas algumas pessoas nesta vida
    sim se os governantes fossem honestos poderiam fazer um pouco de Robin Hood, cobrar a estas pessoas que se dizem dum mundo á parte e ajudar diretamente todos aquele que precisam mais ,em virtude de não terem sequer acesso a um emprego decente para poderem apenas sobreviver, ao contrário destes meninos bonitos , darem se ao luxo de excentricidades e esbanjar dinheiro gratuitamente em luxos, chegando em certos casos uma só pessoa , receber quantias em apenas um mês , mais do que centenas ou talvez milhares de trabalhadores em circunstancias normais , recebem dum salário medio nacional ,no mesmo mês, caso do salário , praticado em Portugal como referencia.

  5. E é caso para estarem em pânico! De facto, as coisas passam-se em Espanha e lá não se brinca em serviço. Outro galo cantaria, e até, eventualmente, chegariam ao desplante de pedir indemnização ao Estado, pelo deslustre da sua imagem pública, com eventual investigação por fuga ao fisco, se fosse no país a oeste de Espanha?

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …