/

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

2

André Kosters / Lusa

A deputada independente Joacine Katar Moreira

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre.

Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República dá conta da saída de duas assessoras do gabinete da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. Silvania de Barros e Inês Beleza Barreiros foram exoneradas do cargo a 23 de fevereiro.

Silvania de Barros abandona o cargo menos de três meses depois de ter sido nomeada para o gabinete da deputada, a 11 de dezembro de 2020, escreve o jornal Público. Dias antes foi tornada pública a saída de Rafael Esteves Martins.

Além dos nomes já referidos, saiu também do gabinete a assessora Ana Lobato, em outubro de 2020.

A nova assessora de Joacine Katar Moreira, Miriam Sabjaly, foi nomeada para o cargo a 19 de fevereiro e já assumiu funções no Parlamento, revela o matutino.

No total, são já quatro as saídas do gabinete de comunicação da deputada após se ter desvinculado do Livre. A 31 de janeiro de 2020, o Livre aprovou a retirada de confiança política a Joacine Katar Moreira. Mais de 80% dos membros a votaram a favor pela retirada de confiança à deputada.

O percurso de Joacine desde que se tornou deputada eleita tem sido marcado por polémicas. Na origem da discórdia entre a deputada e o seu partido, o Livre, esteve a abstenção da deputada numa votação de condenação de uma ação militar de Israel na Faixa de Gaza.

A deputada do Livre assumiu “toda a responsabilidade” do voto, afirmando que o fez contra o que acredita, e atirou as culpas ao partido por “dificuldade de comunicação” entre a própria e a atual direção do Livre.

A tensão agravou-se ainda mais quando a deputada falhou o prazo de entrega do projeto de lei sobre a nacionalidade, uma das principais bandeiras do partido.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Ah grande mulher. Mesmo nas ditaduras é muito difícil arranjar melhor.
    Aqui está um cristalino exemplo da forma como estas elites do caviar nos tratariam se um dia tivessem o poder.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.