Investigação a Sócrates concluída

Luis Forra / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O despacho final está em fase de conclusão com mais de quatro mil páginas e o procurador do DCIAP, Rosário Teixeira, é o responsável por agrupar todas as acusações. Deve ser conhecido no final de outubro.

Segundo o Correio da Manhã, a investigação do Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, está praticamente concluída, perto de fazer três anos desde que José Sócrates foi detido, a novembro de 2014.

O despacho contará com mais de quatro mil páginas elaboradas por diversos magistrados. Agora, cabe a Rosário Teixeira, procurador do DCIAP, aglutinar todas as investigações para dar unidade à acusação.

A data prevista de entrega do documento é no final de outubro, cerca de um mês antes do prazo legal dado pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, fixado a 20 de novembro.

O número de arguidos deverá continuar o mesmo, perfazendo um total de 31, com nove empresas e 22 pessoas a serem acusadas. De acordo com o mesmo jornal, não deverá haver surpresas nos estatutos processuais dos suspeitos: por já ter sido ultrapassado o prazo de inquérito ninguém poderá ser preso.

O procurador do DCIAP encarregue de juntar as acusações deixou de fora algumas acusações a Sócrates, como o atentado contra o Estado de Direito – referente às pressões do então primeiro ministro e Armando Vara conta a Comunicação Social – e o atual nível de vida do antigo primeiro ministro.

Este deverá ser o maior processo alguma vez julgado nos tribunais portugueses, podendo-se arrastar por vários anos até transitar em julgado.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ponham esse Sr, á sombra na prisão e a pão e água, ele e TODOS os seus cúmplices,confisquem TUDO o que é deles se se provar que são de facto culpado das acusações e ponham um ponto final definitivo a esta novela que ja cheira mal.

  2. Melhor primeiro ministro que Portugal alguma vez teve. É uma pena que gente tão pequena não consiga observar o trabalho desenvolvido por esta sumidade mental. Portugal deve a Sócrates os serviços prestados. Um abraço moçambicano do

  3. O tempo dar-lhe-a razão. Será ilibado no (pelo) tribunal do tempo. Portugal deve a Sócrates o país que é hoje: em crescimento material. Durante o seu consulado, Sócrates lançou rampas para o desenvolvimento da nação portuguesa. Isto paga-se caro em política. Mas o povo está com ele. Ganhou duas eleições e isto, por si só, explica tudo. Os países africanos, incluindo Moçambique, consolidaram as relações com Portugal na era Socrática. Lamento a cegueira geral dos portugueses que debitam opiniões em jornais, televisão.

    • Sim e os da América Latina também. Viram como ele vendeu os “magalhães” da outra vez? Fez-me lembrar logo o Maia cigano na feira de Carcavelos…. ah grande vendedor, que falta fazes cá. Já tinhas vendido o granito todo da Serra da Estrela como de ouro se tratasse.

      • Ódio visceral e figadal contra o expoente máximo da política portuguesa. Hoje teriam tgv não fosse a mente tacanha. Portugal tem hoje as melhores estradas do mundo. Tudo isto é graças ao Sócrates. Os tribunais até violam leis para ver se o tempo ajuda a arranjar alguma prova condenatória. Nem na Inquisição era assim. Mude-se para Moçambique, oh Sócrates. Serás livre.

    • Pois a distribuir milhões que não são meus, também faço amigos em todo lado. ela gastou mal ou muito mal e agora todos nos pagamos com juros . será isto desenvolvimento social ou proveito de uma classe elitista que tira rendimento da desgraça de outros .
      Para deixar o pais na banca rota é porque não respeitava o povo, gosto de ver o canal parlamento para poder ouvir sem interferências e durante messes havia quem alertasse do caminho errado, sempre desmentido por quem estava no poder. mas na hora da verdade, já não havia dinheiro para o básico.

RESPONDER

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …