Investigação a Sócrates concluída

Luis Forra / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O despacho final está em fase de conclusão com mais de quatro mil páginas e o procurador do DCIAP, Rosário Teixeira, é o responsável por agrupar todas as acusações. Deve ser conhecido no final de outubro.

Segundo o Correio da Manhã, a investigação do Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, está praticamente concluída, perto de fazer três anos desde que José Sócrates foi detido, a novembro de 2014.

O despacho contará com mais de quatro mil páginas elaboradas por diversos magistrados. Agora, cabe a Rosário Teixeira, procurador do DCIAP, aglutinar todas as investigações para dar unidade à acusação.

A data prevista de entrega do documento é no final de outubro, cerca de um mês antes do prazo legal dado pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, fixado a 20 de novembro.

O número de arguidos deverá continuar o mesmo, perfazendo um total de 31, com nove empresas e 22 pessoas a serem acusadas. De acordo com o mesmo jornal, não deverá haver surpresas nos estatutos processuais dos suspeitos: por já ter sido ultrapassado o prazo de inquérito ninguém poderá ser preso.

O procurador do DCIAP encarregue de juntar as acusações deixou de fora algumas acusações a Sócrates, como o atentado contra o Estado de Direito – referente às pressões do então primeiro ministro e Armando Vara conta a Comunicação Social – e o atual nível de vida do antigo primeiro ministro.

Este deverá ser o maior processo alguma vez julgado nos tribunais portugueses, podendo-se arrastar por vários anos até transitar em julgado.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ponham esse Sr, á sombra na prisão e a pão e água, ele e TODOS os seus cúmplices,confisquem TUDO o que é deles se se provar que são de facto culpado das acusações e ponham um ponto final definitivo a esta novela que ja cheira mal.

  2. Melhor primeiro ministro que Portugal alguma vez teve. É uma pena que gente tão pequena não consiga observar o trabalho desenvolvido por esta sumidade mental. Portugal deve a Sócrates os serviços prestados. Um abraço moçambicano do

  3. O tempo dar-lhe-a razão. Será ilibado no (pelo) tribunal do tempo. Portugal deve a Sócrates o país que é hoje: em crescimento material. Durante o seu consulado, Sócrates lançou rampas para o desenvolvimento da nação portuguesa. Isto paga-se caro em política. Mas o povo está com ele. Ganhou duas eleições e isto, por si só, explica tudo. Os países africanos, incluindo Moçambique, consolidaram as relações com Portugal na era Socrática. Lamento a cegueira geral dos portugueses que debitam opiniões em jornais, televisão.

    • Sim e os da América Latina também. Viram como ele vendeu os “magalhães” da outra vez? Fez-me lembrar logo o Maia cigano na feira de Carcavelos…. ah grande vendedor, que falta fazes cá. Já tinhas vendido o granito todo da Serra da Estrela como de ouro se tratasse.

      • Ódio visceral e figadal contra o expoente máximo da política portuguesa. Hoje teriam tgv não fosse a mente tacanha. Portugal tem hoje as melhores estradas do mundo. Tudo isto é graças ao Sócrates. Os tribunais até violam leis para ver se o tempo ajuda a arranjar alguma prova condenatória. Nem na Inquisição era assim. Mude-se para Moçambique, oh Sócrates. Serás livre.

    • Pois a distribuir milhões que não são meus, também faço amigos em todo lado. ela gastou mal ou muito mal e agora todos nos pagamos com juros . será isto desenvolvimento social ou proveito de uma classe elitista que tira rendimento da desgraça de outros .
      Para deixar o pais na banca rota é porque não respeitava o povo, gosto de ver o canal parlamento para poder ouvir sem interferências e durante messes havia quem alertasse do caminho errado, sempre desmentido por quem estava no poder. mas na hora da verdade, já não havia dinheiro para o básico.

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …