Investigação a Sócrates concluída

Luis Forra / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O despacho final está em fase de conclusão com mais de quatro mil páginas e o procurador do DCIAP, Rosário Teixeira, é o responsável por agrupar todas as acusações. Deve ser conhecido no final de outubro.

Segundo o Correio da Manhã, a investigação do Ministério Público, no âmbito da Operação Marquês, está praticamente concluída, perto de fazer três anos desde que José Sócrates foi detido, a novembro de 2014.

O despacho contará com mais de quatro mil páginas elaboradas por diversos magistrados. Agora, cabe a Rosário Teixeira, procurador do DCIAP, aglutinar todas as investigações para dar unidade à acusação.

A data prevista de entrega do documento é no final de outubro, cerca de um mês antes do prazo legal dado pela Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, fixado a 20 de novembro.

O número de arguidos deverá continuar o mesmo, perfazendo um total de 31, com nove empresas e 22 pessoas a serem acusadas. De acordo com o mesmo jornal, não deverá haver surpresas nos estatutos processuais dos suspeitos: por já ter sido ultrapassado o prazo de inquérito ninguém poderá ser preso.

O procurador do DCIAP encarregue de juntar as acusações deixou de fora algumas acusações a Sócrates, como o atentado contra o Estado de Direito – referente às pressões do então primeiro ministro e Armando Vara conta a Comunicação Social – e o atual nível de vida do antigo primeiro ministro.

Este deverá ser o maior processo alguma vez julgado nos tribunais portugueses, podendo-se arrastar por vários anos até transitar em julgado.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ponham esse Sr, á sombra na prisão e a pão e água, ele e TODOS os seus cúmplices,confisquem TUDO o que é deles se se provar que são de facto culpado das acusações e ponham um ponto final definitivo a esta novela que ja cheira mal.

  2. Melhor primeiro ministro que Portugal alguma vez teve. É uma pena que gente tão pequena não consiga observar o trabalho desenvolvido por esta sumidade mental. Portugal deve a Sócrates os serviços prestados. Um abraço moçambicano do

  3. O tempo dar-lhe-a razão. Será ilibado no (pelo) tribunal do tempo. Portugal deve a Sócrates o país que é hoje: em crescimento material. Durante o seu consulado, Sócrates lançou rampas para o desenvolvimento da nação portuguesa. Isto paga-se caro em política. Mas o povo está com ele. Ganhou duas eleições e isto, por si só, explica tudo. Os países africanos, incluindo Moçambique, consolidaram as relações com Portugal na era Socrática. Lamento a cegueira geral dos portugueses que debitam opiniões em jornais, televisão.

    • Sim e os da América Latina também. Viram como ele vendeu os “magalhães” da outra vez? Fez-me lembrar logo o Maia cigano na feira de Carcavelos…. ah grande vendedor, que falta fazes cá. Já tinhas vendido o granito todo da Serra da Estrela como de ouro se tratasse.

      • Ódio visceral e figadal contra o expoente máximo da política portuguesa. Hoje teriam tgv não fosse a mente tacanha. Portugal tem hoje as melhores estradas do mundo. Tudo isto é graças ao Sócrates. Os tribunais até violam leis para ver se o tempo ajuda a arranjar alguma prova condenatória. Nem na Inquisição era assim. Mude-se para Moçambique, oh Sócrates. Serás livre.

    • Pois a distribuir milhões que não são meus, também faço amigos em todo lado. ela gastou mal ou muito mal e agora todos nos pagamos com juros . será isto desenvolvimento social ou proveito de uma classe elitista que tira rendimento da desgraça de outros .
      Para deixar o pais na banca rota é porque não respeitava o povo, gosto de ver o canal parlamento para poder ouvir sem interferências e durante messes havia quem alertasse do caminho errado, sempre desmentido por quem estava no poder. mas na hora da verdade, já não havia dinheiro para o básico.

RESPONDER

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …