Sócrates vai ser acusado de corrupção e branqueamento de capitais (antes do fim do prazo)

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público vai acusar formalmente o ex-primeiro-ministro José Sócrates de corrupção e branqueamento de capitais, entre outros crimes menos graves, revelou este sábado o jornal Expresso.

Segundo fontes próximas ao processo citadas pelo jornal, 80% da acusação já está escrita e será apresentada antes do término do prazo limite estabelecido pela Procuradoria, que expira a 20 de novembro.

Se finalmente for confirmada esta acusação, seria um facto inédito na história da justiça portuguesa, por ser a primeira vez que um ex-primeiro ministro é acusado em processo judicial.

Sócrates foi detido em novembro de 2014 no aeroporto de Lisboa por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal que o levaram a permanecer quase dez meses em prisão preventiva, e outro mês e meio em prisão domiciliar.

O antigo chefe do Governo foi libertado e permanece em liberdade, há quase dois anos, à espera da apresentação da acusação formal, depois de a Procuradoria-Geral da República ter adiado por seis vezes a data limite para isso.

O ex-primeiro-ministro e os seus advogados criticaram em numerosas ocasiões esta demora e inclusive acusaram o Ministério Público de não cumprir os prazos legais da investigação, o que levou a Sócrates a denunciar o Estado português.

Sócrates é um dos 31 arguidos da denominada “Operação Marquês”, entre os quais também figuram o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado, dois antigos presidentes da operadora Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, e vários empresários do grupo Lena. A investigação começou em 2013.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o é não restam dúvidas . Resta é saber se o tribunal consegue provar .
    Lembram-se do julgamento do Otelo? Todos sabiam que era de facto um criminoso , mas como o tribunal não conseguiu provar ficou impune

    • não é necessário ir tão atrás no tempo, há menos de um ano foi ilibado o afilhado do formador de bois do teu partido que deixou o País estupefacto como é que os juízes não conseguiram provar que o energúmeno é um grande parasita corrupto e traidor à Pátria.

RESPONDER

Marcelo insiste para que se acelere a auditoria ao Novo Banco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou esta segunda-feira o apelo para que se acelere a "auditoria e todo o tipo de investigação e apuramento da realidade relativamente ao Novo Banco". À margem de …

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …