Sócrates vai ser acusado de corrupção e branqueamento de capitais (antes do fim do prazo)

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público vai acusar formalmente o ex-primeiro-ministro José Sócrates de corrupção e branqueamento de capitais, entre outros crimes menos graves, revelou este sábado o jornal Expresso.

Segundo fontes próximas ao processo citadas pelo jornal, 80% da acusação já está escrita e será apresentada antes do término do prazo limite estabelecido pela Procuradoria, que expira a 20 de novembro.

Se finalmente for confirmada esta acusação, seria um facto inédito na história da justiça portuguesa, por ser a primeira vez que um ex-primeiro ministro é acusado em processo judicial.

Sócrates foi detido em novembro de 2014 no aeroporto de Lisboa por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal que o levaram a permanecer quase dez meses em prisão preventiva, e outro mês e meio em prisão domiciliar.

O antigo chefe do Governo foi libertado e permanece em liberdade, há quase dois anos, à espera da apresentação da acusação formal, depois de a Procuradoria-Geral da República ter adiado por seis vezes a data limite para isso.

O ex-primeiro-ministro e os seus advogados criticaram em numerosas ocasiões esta demora e inclusive acusaram o Ministério Público de não cumprir os prazos legais da investigação, o que levou a Sócrates a denunciar o Estado português.

Sócrates é um dos 31 arguidos da denominada “Operação Marquês”, entre os quais também figuram o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado, dois antigos presidentes da operadora Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, e vários empresários do grupo Lena. A investigação começou em 2013.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o é não restam dúvidas . Resta é saber se o tribunal consegue provar .
    Lembram-se do julgamento do Otelo? Todos sabiam que era de facto um criminoso , mas como o tribunal não conseguiu provar ficou impune

    • não é necessário ir tão atrás no tempo, há menos de um ano foi ilibado o afilhado do formador de bois do teu partido que deixou o País estupefacto como é que os juízes não conseguiram provar que o energúmeno é um grande parasita corrupto e traidor à Pátria.

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …