Sócrates vai ser acusado de corrupção e branqueamento de capitais (antes do fim do prazo)

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público vai acusar formalmente o ex-primeiro-ministro José Sócrates de corrupção e branqueamento de capitais, entre outros crimes menos graves, revelou este sábado o jornal Expresso.

Segundo fontes próximas ao processo citadas pelo jornal, 80% da acusação já está escrita e será apresentada antes do término do prazo limite estabelecido pela Procuradoria, que expira a 20 de novembro.

Se finalmente for confirmada esta acusação, seria um facto inédito na história da justiça portuguesa, por ser a primeira vez que um ex-primeiro ministro é acusado em processo judicial.

Sócrates foi detido em novembro de 2014 no aeroporto de Lisboa por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal que o levaram a permanecer quase dez meses em prisão preventiva, e outro mês e meio em prisão domiciliar.

O antigo chefe do Governo foi libertado e permanece em liberdade, há quase dois anos, à espera da apresentação da acusação formal, depois de a Procuradoria-Geral da República ter adiado por seis vezes a data limite para isso.

O ex-primeiro-ministro e os seus advogados criticaram em numerosas ocasiões esta demora e inclusive acusaram o Ministério Público de não cumprir os prazos legais da investigação, o que levou a Sócrates a denunciar o Estado português.

Sócrates é um dos 31 arguidos da denominada “Operação Marquês”, entre os quais também figuram o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado, dois antigos presidentes da operadora Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, e vários empresários do grupo Lena. A investigação começou em 2013.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o é não restam dúvidas . Resta é saber se o tribunal consegue provar .
    Lembram-se do julgamento do Otelo? Todos sabiam que era de facto um criminoso , mas como o tribunal não conseguiu provar ficou impune

    • não é necessário ir tão atrás no tempo, há menos de um ano foi ilibado o afilhado do formador de bois do teu partido que deixou o País estupefacto como é que os juízes não conseguiram provar que o energúmeno é um grande parasita corrupto e traidor à Pátria.

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …