Operação Marquês: Sócrates conhece acusação até 20 de novembro

Mário Cruz / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

A decisão do Ministério Público sobre a Operação Marquês, cujo principal arguido é Sócrates, antigo primeiro-ministro, deverá ser conhecida até 20 de novembro. Os procuradores receberam a última carta rogatória a 22 deste mês.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República adianta que a última carta rogatória, solicitada às autoridades suíças, “foi junta aos autos no dia 22 de agosto”, data a partir da qual será contado o prazo máximo de três meses para a conclusão do inquérito.

Quanto à contagem do prazo para o despacho final do inquérito, a PGR remete para uma informação prestada em abril, onde é dito que “a procuradora-geral da República decidiu prorrogar por três meses – 90 dias, mais precisamente –, contados da data da devolução e junção ao inquérito da última carta rogatória a ser devolvida, o prazo para encerramento do inquérito”.

A notícia sobre a devolução da carta e do prazo para o final do inquérito foi avançada pela SIC Notícias, que deu conta de a última carta rogatória, vinda da Suíça, ter dado entrada no processo a 22 de Agosto. Além da Suíça, também foram enviadas cartas rogatórias para Angola.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais. O antigo primeiro-ministro foi detido, em prisão preventiva, no final de 2014 e libertado um ano depois.

A Operação Marquês investiga a eventual prática de crimes de corrupção, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagem, tráfico de influência, falsificação e fraude fiscal. Além de José Sócrates, também são arguidos Ricardo Salgado, Armando Vara, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. O caso conta com 31 arguidos: 22 singulares, e nove coletivos. A investigação começou em 2013.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme)

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …

Julgamento de Ricardo Salgado volta a ser adiado a pedido da sua defesa e do MP

O julgamento ao ex-patrão do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, foi adiado para 6 de julho. Segundo o Correio da Manhã, o julgamento foi adiado, pela segunda vez, depois do …

Moedas de prata encontradas na Polónia podem ter sido resgate pago a invasores vikings

Especialistas acreditam que 118 moedas de prata encontradas na Polónia pertençam a um resgate pago pelos franceses aos vikings para interromper o cerco da cidade de Paris. Um tesouro de 118 moedas de prata foi encontrado …

PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia. Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao …