/

Índice de transmissão está abaixo de 1 desde 20 de novembro, mas ainda há 498 surtos ativos

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Os últimos dias têm dado conta de um decréscimo no número de infeções por covid-19, mas o número de mortes continua bastante elevado. Segundo a DGS, o índice de transmissão (RT) em Portugal está abaixo de 1 desde 20 de novembro, ainda assim o número de surtos de covid-19 continua elevado: existem 498.

A informação foi avançada num nota do Ministério da Administração Interna enviada à comunicação social, que cita informações fornecidas pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. A reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência decorreu durante a tarde de segunda-feira.

Durante a reunião, coordenada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e na qual participaram 18 secretários de Estado, além de responsáveis das Forças e Serviços de Segurança, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das Forças Armadas, foi feito “um balanço da implementação das medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia covid-19″.

De acordo com o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o “SMS preventivo” chegou à população e foi entregue a 10,6 milhões de números ativos no país.

Outro assunto da reunião foi o cumprimento das restrições impostas pelo Governo. Como diz na mesma nota, a GNR e a PSP detiveram seis pessoas, entre 9 e 20 de dezembro, sendo que quatro delas devido ao crime de desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, e duas por resistência ou coação. As autoridades encerraram ainda 40 estabelecimentos que não estavam a cumprir as normas.

O encontro teve também como objetivo antecipar as medidas previstas para o Natal e Ano Novo, mais concretamente para o período entre 24 de dezembro e 7 de janeiro, para o qual estão delineadas regras específicas. O MAI sublinha a importância dessas regras serem cumpridas com rigor.

Houve ainda espaço para fazer “um ponto de situação” sobre as medidas implementadas desde a meia-noite de segunda-feira em relação ao Reino Unido. “Desde segunda até ao dia de Natal, está prevista a chegada de um total de 158 voos do Reino Unido“, refere a nota.

Ana Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.