Independentistas catalães não conseguem acordo para formar governo

vilanovailageltru / Flickr

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Os dois principais partidos independentistas catalães, que juntos reúnem a maioria no parlamento regional, não conseguem fechar um acordo para formar governo, com a escolha do candidato a presidente Carles Puigdemont como principal obstáculo, já que é foragido da Justiça espanhola.

O ERC (republicanos independentistas de esquerda) rejeitou hoje “um acordo pela metade” com a Junts per Catalunya (JxCAT, centro-direita), grupo de Puigdemont, que inclua só a sua eleição como presidente, e reivindicou um “acordo global sólido e firme”, negociado com “rigor” para poder formar um governo efetivo na região espanhola da Catalunha, segundo afirmou a número dois do partido, Marta Rovira.

Esta postura choca com a atuação da JxCat, que nesta sexta-feira, sem o aval do ERC, apresentou no parlamento regional catalão uma proposta para reformar a lei que regula a eleição do presidente, para que esta possa ser feita à distância.

O governo espanhol estuda recorrer perante a Justiça contra esta proposta, segundo indicaram hoje à Agência Efe fontes do Executivo.

De acordo com o governamental Partido Popular (centro-direita), os partidários de Puigdemont “não podem condicionar a vida dos catalães e o seu governo com propostas descabeladas e absurdas que violentam a vida parlamentar e os princípios elementares do direito”.

Por sua parte, o maior grupo político do parlamento catalão, o Ciudadanos (liberais contrários à independência e vencedores das eleições regionais de 21 de dezembro), também rejeitou a posse do candidato independentista, que fugiu para a Bélgica no final de outubro do ano passado.

Não pode existir um governo à distância, isso não é um governo. Além disso, Puigdemont, além de viver muito longe, é um foragido da Justiça”, declarou a dirigente do Ciudadanos Begoña Villacís.

Puigdemont é o candidato proposto pelo presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, e aceite por ERC e JxCat, mas a sua situação pessoal (procurado pela Justiça espanhola pelos supostos crimes de rebelião e insurreição, entre outros), dificulta a sua eleição.

A Catalunha tem o seu governo regional atualmente sob a tutela do Executivo central, depois de que Madrid afastou o anterior, presidido por Puigdemont, e convocou eleições, após a declaração unilateral de independência no último dia 27 de outubro.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nao sei quem eh pior. Se o Presidente da Africa do Sul,Jacob Zuma, ou se este Puig-Puig. Zuma arranjou maneira de ter as despesas com quatro mulheres oficiais (fora as outras) e uma catrefada de filhos pagos com os impostos do povo sul-africano e este catalao Puig vive numa casarona na Belgica cuja renda nao se sabe quem paga e eh de quase cinco mil euros mensais.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …