Incêndios: Costa garante que “nada ficará como dantes”, a ministra “não teve férias”

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e reparação de danos.

“Depois destes incêndios nada pode ficar como dantes“, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, sobre a segunda tragédia provocada pelos fogos florestais dos últimos quatro meses, e depois de os do último domingo ter provocado até agora a morte de pelo menos 36 pessoas no norte e centro do país.

Pedrógão é caso único pela dimensão trágica que um só evento conseguiu gerar. Ontem tivemos mais de 500 ocorrências. Temos de pôr em prática as recomendações dos peritos”, disse António Costa.

É a maior vaga de incêndios desde 2006. Neste momento estão ativos 26 incêndios”, acrescentou o primeiro-ministro, referindo-se aos incêndios de julho de 2006, no combate aos quais morreram cinco bombeiros chilenos e um português.

António Costa pediu “consenso político para medidas a tomar” e avisou que o país não compreenderia que, depois de ter havido consenso para a Comissão Técnica Independente, as conclusões desta entidade “caíssem em saco roto” por ausência de consenso político.

“Esperamos que as conclusões da Comissão Técnica Independente sejam terreno fértil para um consenso alargado em torno das medidas a tomar”, afirmou.

Ministra “não teve férias”

O primeiro-ministro não respondeu às perguntas sobre a eventual demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, mas adiantou que “este não é o tempo das demissões, mas sim das soluções”.

Também a ministra da Administração Interna diz que não é tempo de demissões, e reiterou que não tem intenção de se despedir, afirmando que agora é tempo de acções e não de reacções.

“Para mim, pessoalmente, seria mais fácil ir-me embora e ter as férias que não tive, mas agora não é altura de demissões”, afirmou esta segunda-feira a ministra aos jornalistas, depois de questionada varias vezes sobre se mantém condições para permanecer no cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Costa garante que nada ficará como dantes”
    claro que nao, está o pais todo “vestido de negro” nem uma planta verde
    “a ministra não teve férias” – tem o resto do ano para gozar ferias. quer dizer que queria fechar o MAI na altura critica e ir de ferias? acho que ela está de ferias desde que tomou posse como ministra do MAI.

  2. Agora…? – Rendição ou Cobardia?!? — Antes era a “arrogância” de novo DDT, mesmo antes de o ser, em que só as esquerdas e suas amizades do mesmo lado contavam, e, da direita até ‘fugia’ insultando e zombando!!
    Agora… com cara de anjo arrependido, ou de ar de sofredor… parece esquecer intencionalmente, os sorrisos, as provocações e gabarolices, dos “records” dos Défices baixos, dos êxitos governativos, dos Indíces de categoria e exemplares, e, da Austeridade “camuflada” e “silenciada” por acordos traidores e hipócritas com as mesmas esquerdas… só para alegrar as suas clientelas. – Agora… são só promessas de rendição e de futuros “Apoios” que antes negava ou que antes nem pensava… pois tudo eram maravilhas a correr sob um Sol explendoroso e um turismo de alegrias e das recuperações “benzidas” com suas receitas!!!
    – A Política e alguns Políticos, são mesmo asquerosos, hipócritas e mentirosos, além de oportunistas. Com o amigo Centeno só pensavam em foguetórios e fastas da abastança em casa da Dª. Constança…! – Tristeza!!

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …