Incêndios: Costa garante que “nada ficará como dantes”, a ministra “não teve férias”

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e reparação de danos.

“Depois destes incêndios nada pode ficar como dantes“, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, sobre a segunda tragédia provocada pelos fogos florestais dos últimos quatro meses, e depois de os do último domingo ter provocado até agora a morte de pelo menos 36 pessoas no norte e centro do país.

Pedrógão é caso único pela dimensão trágica que um só evento conseguiu gerar. Ontem tivemos mais de 500 ocorrências. Temos de pôr em prática as recomendações dos peritos”, disse António Costa.

É a maior vaga de incêndios desde 2006. Neste momento estão ativos 26 incêndios”, acrescentou o primeiro-ministro, referindo-se aos incêndios de julho de 2006, no combate aos quais morreram cinco bombeiros chilenos e um português.

António Costa pediu “consenso político para medidas a tomar” e avisou que o país não compreenderia que, depois de ter havido consenso para a Comissão Técnica Independente, as conclusões desta entidade “caíssem em saco roto” por ausência de consenso político.

“Esperamos que as conclusões da Comissão Técnica Independente sejam terreno fértil para um consenso alargado em torno das medidas a tomar”, afirmou.

Ministra “não teve férias”

O primeiro-ministro não respondeu às perguntas sobre a eventual demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, mas adiantou que “este não é o tempo das demissões, mas sim das soluções”.

Também a ministra da Administração Interna diz que não é tempo de demissões, e reiterou que não tem intenção de se despedir, afirmando que agora é tempo de acções e não de reacções.

“Para mim, pessoalmente, seria mais fácil ir-me embora e ter as férias que não tive, mas agora não é altura de demissões”, afirmou esta segunda-feira a ministra aos jornalistas, depois de questionada varias vezes sobre se mantém condições para permanecer no cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Costa garante que nada ficará como dantes”
    claro que nao, está o pais todo “vestido de negro” nem uma planta verde
    “a ministra não teve férias” – tem o resto do ano para gozar ferias. quer dizer que queria fechar o MAI na altura critica e ir de ferias? acho que ela está de ferias desde que tomou posse como ministra do MAI.

  2. Agora…? – Rendição ou Cobardia?!? — Antes era a “arrogância” de novo DDT, mesmo antes de o ser, em que só as esquerdas e suas amizades do mesmo lado contavam, e, da direita até ‘fugia’ insultando e zombando!!
    Agora… com cara de anjo arrependido, ou de ar de sofredor… parece esquecer intencionalmente, os sorrisos, as provocações e gabarolices, dos “records” dos Défices baixos, dos êxitos governativos, dos Indíces de categoria e exemplares, e, da Austeridade “camuflada” e “silenciada” por acordos traidores e hipócritas com as mesmas esquerdas… só para alegrar as suas clientelas. – Agora… são só promessas de rendição e de futuros “Apoios” que antes negava ou que antes nem pensava… pois tudo eram maravilhas a correr sob um Sol explendoroso e um turismo de alegrias e das recuperações “benzidas” com suas receitas!!!
    – A Política e alguns Políticos, são mesmo asquerosos, hipócritas e mentirosos, além de oportunistas. Com o amigo Centeno só pensavam em foguetórios e fastas da abastança em casa da Dª. Constança…! – Tristeza!!

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …