Incêndios: Costa garante que “nada ficará como dantes”, a ministra “não teve férias”

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e reparação de danos.

“Depois destes incêndios nada pode ficar como dantes“, disse esta segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, sobre a segunda tragédia provocada pelos fogos florestais dos últimos quatro meses, e depois de os do último domingo ter provocado até agora a morte de pelo menos 36 pessoas no norte e centro do país.

Pedrógão é caso único pela dimensão trágica que um só evento conseguiu gerar. Ontem tivemos mais de 500 ocorrências. Temos de pôr em prática as recomendações dos peritos”, disse António Costa.

É a maior vaga de incêndios desde 2006. Neste momento estão ativos 26 incêndios”, acrescentou o primeiro-ministro, referindo-se aos incêndios de julho de 2006, no combate aos quais morreram cinco bombeiros chilenos e um português.

António Costa pediu “consenso político para medidas a tomar” e avisou que o país não compreenderia que, depois de ter havido consenso para a Comissão Técnica Independente, as conclusões desta entidade “caíssem em saco roto” por ausência de consenso político.

“Esperamos que as conclusões da Comissão Técnica Independente sejam terreno fértil para um consenso alargado em torno das medidas a tomar”, afirmou.

Ministra “não teve férias”

O primeiro-ministro não respondeu às perguntas sobre a eventual demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, mas adiantou que “este não é o tempo das demissões, mas sim das soluções”.

Também a ministra da Administração Interna diz que não é tempo de demissões, e reiterou que não tem intenção de se despedir, afirmando que agora é tempo de acções e não de reacções.

“Para mim, pessoalmente, seria mais fácil ir-me embora e ter as férias que não tive, mas agora não é altura de demissões”, afirmou esta segunda-feira a ministra aos jornalistas, depois de questionada varias vezes sobre se mantém condições para permanecer no cargo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Costa garante que nada ficará como dantes”
    claro que nao, está o pais todo “vestido de negro” nem uma planta verde
    “a ministra não teve férias” – tem o resto do ano para gozar ferias. quer dizer que queria fechar o MAI na altura critica e ir de ferias? acho que ela está de ferias desde que tomou posse como ministra do MAI.

  2. Agora…? – Rendição ou Cobardia?!? — Antes era a “arrogância” de novo DDT, mesmo antes de o ser, em que só as esquerdas e suas amizades do mesmo lado contavam, e, da direita até ‘fugia’ insultando e zombando!!
    Agora… com cara de anjo arrependido, ou de ar de sofredor… parece esquecer intencionalmente, os sorrisos, as provocações e gabarolices, dos “records” dos Défices baixos, dos êxitos governativos, dos Indíces de categoria e exemplares, e, da Austeridade “camuflada” e “silenciada” por acordos traidores e hipócritas com as mesmas esquerdas… só para alegrar as suas clientelas. – Agora… são só promessas de rendição e de futuros “Apoios” que antes negava ou que antes nem pensava… pois tudo eram maravilhas a correr sob um Sol explendoroso e um turismo de alegrias e das recuperações “benzidas” com suas receitas!!!
    – A Política e alguns Políticos, são mesmo asquerosos, hipócritas e mentirosos, além de oportunistas. Com o amigo Centeno só pensavam em foguetórios e fastas da abastança em casa da Dª. Constança…! – Tristeza!!

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …