Incêndios: 4 meses depois, ainda há 14 freguesias sem telefone

António Cotrim / Lusa

Durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro revelou que ainda existem 14 freguesias sem acesso ao telefone na sequência do incêndios que lavraram em outubro de 2017.

O líder comunista Jerónimo de Sousa levou para o debate quinzenal o caso de uma idosa, na Sertã, que morreu enquanto o marido, de 79 anos, percorria dois quilómetros a pé durante a noite para pedir socorro.

Esta situação verificou-se porque, na sequência dos incêndios de outubro de 2017, a linha telefónica encontra-se inoperacional. Nesta situação, o socorro acabou por chegar, mas já uma hora depois e apenas para declarar o óbito da vítima.

O líder do PCP acusou o Governo de adotar uma atitude “passiva” em relação à inação da Altice na reposição de telecomunicações nas regiões mais afetadas pelos incêndios.

O primeiro-ministro respondeu, argumentando que as operadoras disseram ter restabelecido “99,5% dos casos”. Além disso, continuou, o regulador já estará no terreno a confirmar essas declarações.

Baseando-se num relatório da Anacom, António Costa clarificou que esses 0,5% que faltam estabelecer dizem respeito a 14 freguesias que, passados 4 meses dos incêndios de outubro de 2017, continuam sem linha telefónica.

“Até agora foi detetado pela Anacom que existem 14 freguesias no país, nos concelhos da Sertã, Gouveia, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, onde o serviço ainda não está restabelecidos”, revelou António Costa, no Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …