Incêndios: 4 meses depois, ainda há 14 freguesias sem telefone

António Cotrim / Lusa

Durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro revelou que ainda existem 14 freguesias sem acesso ao telefone na sequência do incêndios que lavraram em outubro de 2017.

O líder comunista Jerónimo de Sousa levou para o debate quinzenal o caso de uma idosa, na Sertã, que morreu enquanto o marido, de 79 anos, percorria dois quilómetros a pé durante a noite para pedir socorro.

Esta situação verificou-se porque, na sequência dos incêndios de outubro de 2017, a linha telefónica encontra-se inoperacional. Nesta situação, o socorro acabou por chegar, mas já uma hora depois e apenas para declarar o óbito da vítima.

O líder do PCP acusou o Governo de adotar uma atitude “passiva” em relação à inação da Altice na reposição de telecomunicações nas regiões mais afetadas pelos incêndios.

O primeiro-ministro respondeu, argumentando que as operadoras disseram ter restabelecido “99,5% dos casos”. Além disso, continuou, o regulador já estará no terreno a confirmar essas declarações.

Baseando-se num relatório da Anacom, António Costa clarificou que esses 0,5% que faltam estabelecer dizem respeito a 14 freguesias que, passados 4 meses dos incêndios de outubro de 2017, continuam sem linha telefónica.

“Até agora foi detetado pela Anacom que existem 14 freguesias no país, nos concelhos da Sertã, Gouveia, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, onde o serviço ainda não está restabelecidos”, revelou António Costa, no Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …