/

A pequena ilha de Hokkaido conteve o vírus e saiu à rua. Um mês depois, fechou-se em casa de novo

A pequena ilha japonesa de Hokkaido foi vista como uma história de sucesso no combate ao novo coronavírus. Rapidamente, a ilha conseguiu conter o vírus e saiu à rua. Um mês depois, voltou para casa.

No fim de fevereiro, Hokkaido tornou-se o primeiro local do Japão a declarar estado de emergência devido à covid-19. As escolas foram fechadas e as autoridades “encorajaram” a população a ficar em casa. O governo local perseguiu o vírus, rastreando e isolando todas as pessoas que tivesse tido contacto com vítimas.

A ação rápida funcionou e, em meados de março, o número de novos casos caiu para um ou dois por dia. Em 19 de março, o estado de emergência foi suspenso e, no início de abril, as escolas foram reabertas.

Agora, segundo conta a emissora britânica BBC, 26 dias após a suspensão do estado de emergência, a medida foi imposta novamente.

Na última semana, Hokkaido registou 135 novos casos confirmados de covid-19. Ao contrário do primeiro surto em fevereiro, não há evidências de que o vírus tenha sido importado de fora do Japão.

A rápida resposta inicial de Hokkaido mostrou que é possível controlar o vírus se forem tomadas as medidas adequadas quando surgem os primeiros casos. A ilha japonesa assemelha-se aos casos reportados na cidade sul-coreana de Daegu, onde um grande surto de covid-19 ocorreu dentro de um culto religioso, que foi rastreado e contido.

Após esse surto na Coreia do Sul, o país iniciou um enorme programa de testes para tentar rastrear a epidemia. Mas o Japão não o fez. O governo afirmou que testes em larga escala eram um “desperdício de recursos”.

No caso de Hokkaido, que mesmo tendo sucesso na contenção pela primeira vez, percebeu-se que é difícil isolar e manter a contenção durante um longo período de tempo, exceto que se alargue a capacidade de testar para identificar a transmissão comunitária e a transmissão hospitalar.

Agora, Hokkaido teve de impor as restrições novamente, embora a versão japonesa da quarentena seja um pouco mais leve do que as impostas noutros lugares. A maioria das pessoas vai trabalhar. As escolas podem estar fechadas, mas lojas e bares permanecem abertos.

Além disso, esta “nova realidade”, provavelmente, vai durar muito mais tempo do que a maioria dos habitantes espera.

O segundo estado de emergência deverá terminar oficialmente no dia 6 de maio, último feriado da “Golden Week” do Japão – quatro feriados nacionais no final do mês de abril e início de maio, quando se comemoram o aniversário do imperador Showa, o dia da constituição, o dia verde e o dia das crianças.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.