//

Hungria é o 15.º país a colocar restrições a Portugal. Está na “lista laranja”

A partir de terça-feira, a Hungria vai introduzir um sistema tricolor para controlar a entrada de estrangeiros nas suas fronteiras. Portugal está incluído na “lista laranja” da Hungria, 15.º país a colocar restrições aos portugueses.

De acordo com o sistema tricolor, os habitantes dos países classificados como “zona vermelha” não serão autorizados a entrar no país da Europa central, até nova ordem. Já os habitantes de países na “lista laranja”, como Portugal, terçao de ficar em quarentena se não obtiverem resultado negativo no teste de despistagem de coronavírus nos cinco dias após a chegada.

“Devemos preservar a nossa segurança para que o vírus não seja introduzido. As taxas de infeção entre nós são baixas e queremos que continuem assim”, declarou Gergely Gulyas, chefe de gabinete do primeiro-ministro, Viktor Orban, citado pelo Diário de Notícias.

Na zona vermelha, estão os países africanos e asiáticos, exceto a China e o Japão, e os países europeus Albânia, a Bósnia, a Macedónia do Norte, o Kosovo, a Bielorrússia, o Montenegro e a Ucrânia.

Na zona laranja incluem-se a Bulgária, Portugal, Suécia, Roménia, Reino Unido, Noruega, Sérvia, Rússia, Estados Unidos, China e Japão.

Os países na zona verde não têm qualquer restrição.

A Hungria, com 9,8 milhões de habitantes, registou  4.234 casos de infeção pelo novo coronavírus e 595 mortes. Na semana passada, o primeiro-ministro anunciou que Budapeste não seguiria uma recomendação da União Europeia destinada a levantar as restrições de viagem relacionadas com o coronavírus, para mais países fora da UE.

O abrandamento das restrições nas fronteiras da UE foi deixado à consideração dos Estados-membros e visa ajudar o setor turístico, afetado pela quebra no fluxo internacional de passageiros.

Com esta nova medida, Portugal tem agora restrições em 15 países. Entre os países da UE, há oito – Áustria, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Letónia, Lituânia e Roménia – onde os portugueses não podem entrar e há sete – Bélgica, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Malta, Holanda e Hungria – onde enfrentam limitações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.