Há mais banqueiros suspeitos no caso Sócrates

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público acredita que há outros banqueiros, além de Ricardo Salgado, sob suspeita no âmbito da investigação em torno da “Operação Marquês”, nomeadamente pelo eventual recebimento de comissões ilegais.

Estas suspeitas são apontadas na primeira certidão extraída do processo Operação Marquês, ordenando uma investigação autónoma, avança o DN.

O jornal teve acesso a esse despacho que evidencia que os últimos dados recebidos de contas bancárias na Suíça indiciam novas suspeitas sobre “pessoas distintas” das já constituídas arguidas.

O procurador Rosário Teixeira, que assina o despacho, aponta que se trata de “cidadãos portugueses” que “tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito”, conforme cita o DN.

Estas palavras indiciam que há outros banqueiros sob suspeita, além de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e de Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, ambos já constituídos arguidos na Operação Marquês.

Os novos dados surgem depois de o Ministério Público (MP) ter recebido da Suíça os extractos bancários de contas de Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, de Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, de offshores ligada a Armando Vara e de contas de Diogo Gaspar Ferreira e Rui Horta e Costa, gestores do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve.

Os movimentos financeiros analisados, nas contas na Suíça e nas contas de responsáveis por instituições financeiras são “contemporâneos com intervenções e procedimentos de financiamento a clientes”, salienta o procurador no despacho citado pelo DN.

O jornal refere que pode estar em causa o crime de burla qualificada, notando que terá sido “gerado um engano sobre os interesses subjacentes aos financiamentos em causa”.

A Procuradoria-Geral da República adiou, neste mês, a fase investigação da Operação Marquês por mais três meses. Mas até ao fim de Abril, os investigadores têm que apontar mais dados sobre o evoluir do processo, nomeadamente se será preciso mais tempo para a fase de inquérito.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Há gente que é cega! Com tantas “cenas estranhas” ainda acreditam na “presunção de inocência” do Pinócrates!

  2. Maquiavélico tudo isto…
    Os crimes indiciados e nunca confirmados e a própria máquina da justiça, parecem “um todo”, “maquiavélico polvo”.

  3. Mas restam dúvidas que banqueiros e políticos são uma corja de malandros, ladrões assumidos e gente sem ética?
    Está tudo metido numa embrulhada gigantesca que algum dia, se algum dia vier, se desmontará. Entretanto vão aparecendo outras. Qual delas a pior. Isto é um circulo que roda e roda sem fim.

    • Investiguem e depois que entre a justiça em ação. A Justiça é um dos pilares principais do regime democrático. Sejam justos e não justiceiros. Há quem refira que na saúde, na educação e etc. há sempre que investir; quase ninguém me entendia quando eu referia que em primeiro lugar do investimento deve ser na justiça. Eu não trabalho para o ramo da justiça, mas agora aqueles que me criticavam, agora começam a dar-me razão. Há que preservar a ética em todos ossectores e para alguns isso só admitem quando sabem que se não seguirem, a justiça irá sobre eles. O Estado que invista da justiça

  4. Digno de um Génio!
    Podemos concluir daqui que se a rede de corrupção for muito complexa e a justiça se estender a investigar cada tentáculo e a relaciona-los todos, quem vai sair prejudicado é o sistema judicial que vai parecer trapalhão.

    Concluindo: Corrupção e burlas com fartura = confusão total = desnorte aparente da justiça!
    De Génio!

  5. Eu penso que se continuarem a vasculhar, nem daqui a dez anos deixam de descobrir falcatruas e constituir arguidos. Tal é a rede de ladrões e chupistas. Heheheheh!! Pela operação marquês também descobriram que esse do Montepio recebeu milhão e meio do zé guilherme. Não há palavras. Só quem não conhece o que se passou na 1ª. república (de má memória) se poderá surpreender!!!

  6. Já investigaram a funcionaria da limpeza do Banco? Não ganha pró que veste, toda a gente sabe. Há um ardina em Coimbra que tambem mete desconfiança. Não tinha conta no Banco, mas anda de fiat 500 ( que agora é carissimo) com jantes especiais. Haverá que investigar também um trolha que é do Porto, mas pintava a casa de uma prima do Sócrates em Matosinhos.. Chegou até a pintar tambem uma casa que ficava numa quinta que era do tio irmão do Espirito Santo. Tambem em Matosinhos, só que ao pé do cais.

    Claro que isso vai demorar mais uns bons anos, mas já agora, leve o tempo que levar,…convinha que tudo ficasse bem esclarecido.

RESPONDER

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …

Jesus terá acusado Taarabt de ter adormecido em campo no Spartak-Benfica

O treinador benfiquista, Jorge Jesus, terá acusado Adel Taarabt de ter adormecido em campo no encontro entre o SL Benfica e o Spartak Moscovo. Com o Benfica já a vencer por 2-0 diante do Spartak Moscovo, …

Sistema de avaliação da Função Pública em stand by

As negociações em torno da revisão do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários públicos estão paradas. A última vez que o Governo se reuniu com os sindicatos foi em maio. Nessa altura, o Governo falhou …

Central do Pego. Governo acusado de leiloar um bem que não lhe pertence

O Governo está a ser acusado de querer leiloar a Central do Pego, um bem que, segundo a Trustenergy, não lhe pertence. Em outubro de 2019, o primeiro-ministro anunciou que o Governo estava preparado para encerrar …

Portugal é dos países mais atrasados na vacinação dos jovens

Numa altura em que cerca de 90% das pessoas nos grupos etários acima dos 60 anos já estão completamente vacinadas contra a covid-19, Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos …

Sporting pode pagar até 12,5 milhões de euros por Ugarte

O negócio da venda de Manuel Ugarte ao Sporting pode chegar até aos 12,5 milhões de euros por 80% dos seus direitos desportivos. Sporting CP e FC Famalicão continuam a negociar os moldes pelos quais se …

Insolvência da Groundforce não cessa contratos e salários vão ser pagos

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa declarou a Groundforce insolvente quase três meses depois de o pedido ter dado entrada. O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) esclareceu esta quarta-feira que a insolvência …