Há mais banqueiros suspeitos no caso Sócrates

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público acredita que há outros banqueiros, além de Ricardo Salgado, sob suspeita no âmbito da investigação em torno da “Operação Marquês”, nomeadamente pelo eventual recebimento de comissões ilegais.

Estas suspeitas são apontadas na primeira certidão extraída do processo Operação Marquês, ordenando uma investigação autónoma, avança o DN.

O jornal teve acesso a esse despacho que evidencia que os últimos dados recebidos de contas bancárias na Suíça indiciam novas suspeitas sobre “pessoas distintas” das já constituídas arguidas.

O procurador Rosário Teixeira, que assina o despacho, aponta que se trata de “cidadãos portugueses” que “tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito”, conforme cita o DN.

Estas palavras indiciam que há outros banqueiros sob suspeita, além de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e de Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, ambos já constituídos arguidos na Operação Marquês.

Os novos dados surgem depois de o Ministério Público (MP) ter recebido da Suíça os extractos bancários de contas de Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, de Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, de offshores ligada a Armando Vara e de contas de Diogo Gaspar Ferreira e Rui Horta e Costa, gestores do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve.

Os movimentos financeiros analisados, nas contas na Suíça e nas contas de responsáveis por instituições financeiras são “contemporâneos com intervenções e procedimentos de financiamento a clientes”, salienta o procurador no despacho citado pelo DN.

O jornal refere que pode estar em causa o crime de burla qualificada, notando que terá sido “gerado um engano sobre os interesses subjacentes aos financiamentos em causa”.

A Procuradoria-Geral da República adiou, neste mês, a fase investigação da Operação Marquês por mais três meses. Mas até ao fim de Abril, os investigadores têm que apontar mais dados sobre o evoluir do processo, nomeadamente se será preciso mais tempo para a fase de inquérito.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Há gente que é cega! Com tantas “cenas estranhas” ainda acreditam na “presunção de inocência” do Pinócrates!

  2. Maquiavélico tudo isto…
    Os crimes indiciados e nunca confirmados e a própria máquina da justiça, parecem “um todo”, “maquiavélico polvo”.

  3. Mas restam dúvidas que banqueiros e políticos são uma corja de malandros, ladrões assumidos e gente sem ética?
    Está tudo metido numa embrulhada gigantesca que algum dia, se algum dia vier, se desmontará. Entretanto vão aparecendo outras. Qual delas a pior. Isto é um circulo que roda e roda sem fim.

    • Investiguem e depois que entre a justiça em ação. A Justiça é um dos pilares principais do regime democrático. Sejam justos e não justiceiros. Há quem refira que na saúde, na educação e etc. há sempre que investir; quase ninguém me entendia quando eu referia que em primeiro lugar do investimento deve ser na justiça. Eu não trabalho para o ramo da justiça, mas agora aqueles que me criticavam, agora começam a dar-me razão. Há que preservar a ética em todos ossectores e para alguns isso só admitem quando sabem que se não seguirem, a justiça irá sobre eles. O Estado que invista da justiça

  4. Digno de um Génio!
    Podemos concluir daqui que se a rede de corrupção for muito complexa e a justiça se estender a investigar cada tentáculo e a relaciona-los todos, quem vai sair prejudicado é o sistema judicial que vai parecer trapalhão.

    Concluindo: Corrupção e burlas com fartura = confusão total = desnorte aparente da justiça!
    De Génio!

  5. Eu penso que se continuarem a vasculhar, nem daqui a dez anos deixam de descobrir falcatruas e constituir arguidos. Tal é a rede de ladrões e chupistas. Heheheheh!! Pela operação marquês também descobriram que esse do Montepio recebeu milhão e meio do zé guilherme. Não há palavras. Só quem não conhece o que se passou na 1ª. república (de má memória) se poderá surpreender!!!

  6. Já investigaram a funcionaria da limpeza do Banco? Não ganha pró que veste, toda a gente sabe. Há um ardina em Coimbra que tambem mete desconfiança. Não tinha conta no Banco, mas anda de fiat 500 ( que agora é carissimo) com jantes especiais. Haverá que investigar também um trolha que é do Porto, mas pintava a casa de uma prima do Sócrates em Matosinhos.. Chegou até a pintar tambem uma casa que ficava numa quinta que era do tio irmão do Espirito Santo. Tambem em Matosinhos, só que ao pé do cais.

    Claro que isso vai demorar mais uns bons anos, mas já agora, leve o tempo que levar,…convinha que tudo ficasse bem esclarecido.

RESPONDER

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …