Há mais banqueiros suspeitos no caso Sócrates

Fernando Veludo / Lusa

O Ministério Público acredita que há outros banqueiros, além de Ricardo Salgado, sob suspeita no âmbito da investigação em torno da “Operação Marquês”, nomeadamente pelo eventual recebimento de comissões ilegais.

Estas suspeitas são apontadas na primeira certidão extraída do processo Operação Marquês, ordenando uma investigação autónoma, avança o DN.

O jornal teve acesso a esse despacho que evidencia que os últimos dados recebidos de contas bancárias na Suíça indiciam novas suspeitas sobre “pessoas distintas” das já constituídas arguidas.

O procurador Rosário Teixeira, que assina o despacho, aponta que se trata de “cidadãos portugueses” que “tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito”, conforme cita o DN.

Estas palavras indiciam que há outros banqueiros sob suspeita, além de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, e de Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, ambos já constituídos arguidos na Operação Marquês.

Os novos dados surgem depois de o Ministério Público (MP) ter recebido da Suíça os extractos bancários de contas de Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, de Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, de offshores ligada a Armando Vara e de contas de Diogo Gaspar Ferreira e Rui Horta e Costa, gestores do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve.

Os movimentos financeiros analisados, nas contas na Suíça e nas contas de responsáveis por instituições financeiras são “contemporâneos com intervenções e procedimentos de financiamento a clientes”, salienta o procurador no despacho citado pelo DN.

O jornal refere que pode estar em causa o crime de burla qualificada, notando que terá sido “gerado um engano sobre os interesses subjacentes aos financiamentos em causa”.

A Procuradoria-Geral da República adiou, neste mês, a fase investigação da Operação Marquês por mais três meses. Mas até ao fim de Abril, os investigadores têm que apontar mais dados sobre o evoluir do processo, nomeadamente se será preciso mais tempo para a fase de inquérito.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Há gente que é cega! Com tantas “cenas estranhas” ainda acreditam na “presunção de inocência” do Pinócrates!

  2. Maquiavélico tudo isto…
    Os crimes indiciados e nunca confirmados e a própria máquina da justiça, parecem “um todo”, “maquiavélico polvo”.

  3. Mas restam dúvidas que banqueiros e políticos são uma corja de malandros, ladrões assumidos e gente sem ética?
    Está tudo metido numa embrulhada gigantesca que algum dia, se algum dia vier, se desmontará. Entretanto vão aparecendo outras. Qual delas a pior. Isto é um circulo que roda e roda sem fim.

    • Investiguem e depois que entre a justiça em ação. A Justiça é um dos pilares principais do regime democrático. Sejam justos e não justiceiros. Há quem refira que na saúde, na educação e etc. há sempre que investir; quase ninguém me entendia quando eu referia que em primeiro lugar do investimento deve ser na justiça. Eu não trabalho para o ramo da justiça, mas agora aqueles que me criticavam, agora começam a dar-me razão. Há que preservar a ética em todos ossectores e para alguns isso só admitem quando sabem que se não seguirem, a justiça irá sobre eles. O Estado que invista da justiça

  4. Digno de um Génio!
    Podemos concluir daqui que se a rede de corrupção for muito complexa e a justiça se estender a investigar cada tentáculo e a relaciona-los todos, quem vai sair prejudicado é o sistema judicial que vai parecer trapalhão.

    Concluindo: Corrupção e burlas com fartura = confusão total = desnorte aparente da justiça!
    De Génio!

  5. Eu penso que se continuarem a vasculhar, nem daqui a dez anos deixam de descobrir falcatruas e constituir arguidos. Tal é a rede de ladrões e chupistas. Heheheheh!! Pela operação marquês também descobriram que esse do Montepio recebeu milhão e meio do zé guilherme. Não há palavras. Só quem não conhece o que se passou na 1ª. república (de má memória) se poderá surpreender!!!

  6. Já investigaram a funcionaria da limpeza do Banco? Não ganha pró que veste, toda a gente sabe. Há um ardina em Coimbra que tambem mete desconfiança. Não tinha conta no Banco, mas anda de fiat 500 ( que agora é carissimo) com jantes especiais. Haverá que investigar também um trolha que é do Porto, mas pintava a casa de uma prima do Sócrates em Matosinhos.. Chegou até a pintar tambem uma casa que ficava numa quinta que era do tio irmão do Espirito Santo. Tambem em Matosinhos, só que ao pé do cais.

    Claro que isso vai demorar mais uns bons anos, mas já agora, leve o tempo que levar,…convinha que tudo ficasse bem esclarecido.

RESPONDER

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …