Guterres quer segundo mandato na ONU. E vitória de Biden terá sido o incentivo para avançar

Justin Lane / EPA

O secretário-geral da ONU, António Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança este domingo que gostaria de ficar para um segundo mandato.

A informação foi adiantada por dois diplomatas, ouvidos pela Bloomberg, que acrescentaram que o português António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, deverá informar oficialmente o presidente da Assembleia Geral da ONU em breve.

António Guterres, de 71 anos, assumiu o cargo em janeiro de 2017 para um mandato de cinco anos que temina no final deste ano. Segundo os diplomatas, Guterres, que conseguiu evitar a ira de Donald Trump abstendo-se de criticar o presidente dos Estados Unidos em público, esperou pelos resultados das eleições de novembro antes de tomar uma decisão sobre um segundo mandato.

Liderados por Donald Trump, os Estados Unidos entraram em confronto repetidamente com a ONU e as suas organizações, deixando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e irritando o Conselho de Segurança com o seu esforço para acabar com o acordo nuclear multinacional com o Irão.

Por sua vez, Biden anunciou que anulará “no primeiro dia” da sua presidência a decisão tomada pelo republicano Donald Trump de retirar Washington OMS caso vença o sufrágio.

Guterres fez da mudança climática a sua bandeira principal, pressionando os países a aumentar os seus compromissos para reduzir as emissões de carbono. A administração de Biden sinalizou que o clima será uma prioridade e a sua escolha para a embaixadora da ONU, Linda Thomas-Greenfield, é uma diplomata com experiência em quatro continentes.

O chefes mais recentes da ONU cumpriram dois mandatos e os diplomatas esperavam que o chamado P5 – Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China e França – apoiasse a sua candidatura à reeleição.

Guterres, que às vezes foi criticado por não ter conseguido chamar a atenção as potências mundiais por abusos dos direitos humanos, teve de passar por um período turbulento na ONU quando Trump se afastou do organismo mundial, enquanto a China se tornava cada vez mais assertiva.

O processo de seleção para um chefe da ONU foi chamado de opaco, com os cinco membros permanentes exercendo uma influência desproporcional sobre quem é selecionado, embora a eleição de 2016 tenha sido a primeira a ser mais aberta.

Os críticos também pediram à ONU que finalmente nomeasse a sua primeira mulher como chefe.

Escrevendo em nome de um grupo de 25 países, Costa Rica e Dinamarca, em dezembro, conclamaram a ONU a garantir que o “próximo processo de seleção” atenda aos “padrões mínimos de transparência”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Guterres fez da mudança climática a sua bandeira principal”
    Pois, com exceção do que podia ter feito, e não fez, para evitar a quantidade brutal de lixo associado à Covid19, tais como os largos milhões de máscaras descartáveis, luvas e afins…
    Quando acabar a Covid19, certamente ele e a Greta não se calarão a dizer que foi um desastre e que no futuro é preciso mudar… mas a questão é que não fizeram nada num momento decisivo.

RESPONDER

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …