De fato e gravata, mas com água até aos joelhos. Assim é a capa de Guterres na Time

(dr) Time

O secretário-geral da ONU, António Guterres, na capa da revista Time

O secretário-geral da ONU surge na capa da próxima edição da revista Time, focada nas alterações climáticas, que vai para as bancas no dia 24 de junho.

De fato e gravata, mas com água por cima dos joelhos. É assim que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se apresenta na capa da próxima edição da revista Time a propósito das alterações climáticas.

A fotografia foi tirada na costa de Tuvalu, na Polinésia, “um dos países mais vulneráveis” à subida dos oceanos e que o secretário-geral da ONU visitou, em maio passado, precisamente para alertar para as alterações climáticas.

“As alterações climáticas são, na minha opinião, uma área na qual as Nações Unidas têm obrigação de assumir liderança global. Não é uma questão de diplomacia… É absolutamente essencial para o planeta e temos obrigação de fazer tudo aquilo que pudermos para reverter a situação atual”, começa por dizer Guterres na entrevista.

“Estive dez anos à frente da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e foi o melhor que já fiz na vida: poder estar em contacto frequente com pessoas nas mais dramáticas circunstâncias e ser capaz de fazer alguma coisa, e era claro que podia fazê-lo, fazer alguma coisa que pudesse mudar vidas“, continua.

Relativamente à situação dos refugiados, Guterres considera que “é mais complexo” mas, pelo menos, com as alterações climáticas pode “assumir a liderança, mobilizar líderes e levá-los a tomar as decisões certas” e assim evitar “a morte de muitas pessoas” e para que muitas vejam “as suas vidas melhorarem”.

“A parte boa de ir ao Pacífico foi ver algumas destas pessoas que podemos salvar. E isso dá-nos, por um lado, uma obrigação moral enorme e, por outro, um entusiasmo enorme para fazer coisas”, explica à revista norte-americana.

Guterres faz da luta contra as alterações climáticas uma das suas bandeiras enquanto líder das Nações Unidas e um desses exemplos concretos é a Cimeira do Clima, agendada para setembro na sede da instituição em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio critica estratégia de “ostracizar” extrema-direita (e prefere traçar “linhas vermelhas”)

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou nesta segunda-feira a estratégia que considera estar a ser seguida na Europa de “ostracizar” a extrema-direita, admitindo ser preferível aceitar o apoio desses partidos, mas sem “nunca permitir …

Afinal, os números imaginários são reais (pelo menos uma parte)

Um novo estudo da Universidade de Varsóvia e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China revela que números imaginários comportam informações reais sobre estados quânticos. Números imaginários, que podem ser combinados com números reais para …

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …