De fato e gravata, mas com água até aos joelhos. Assim é a capa de Guterres na Time

(dr) Time

O secretário-geral da ONU, António Guterres, na capa da revista Time

O secretário-geral da ONU surge na capa da próxima edição da revista Time, focada nas alterações climáticas, que vai para as bancas no dia 24 de junho.

De fato e gravata, mas com água por cima dos joelhos. É assim que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se apresenta na capa da próxima edição da revista Time a propósito das alterações climáticas.

A fotografia foi tirada na costa de Tuvalu, na Polinésia, “um dos países mais vulneráveis” à subida dos oceanos e que o secretário-geral da ONU visitou, em maio passado, precisamente para alertar para as alterações climáticas.

“As alterações climáticas são, na minha opinião, uma área na qual as Nações Unidas têm obrigação de assumir liderança global. Não é uma questão de diplomacia… É absolutamente essencial para o planeta e temos obrigação de fazer tudo aquilo que pudermos para reverter a situação atual”, começa por dizer Guterres na entrevista.

“Estive dez anos à frente da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e foi o melhor que já fiz na vida: poder estar em contacto frequente com pessoas nas mais dramáticas circunstâncias e ser capaz de fazer alguma coisa, e era claro que podia fazê-lo, fazer alguma coisa que pudesse mudar vidas“, continua.

Relativamente à situação dos refugiados, Guterres considera que “é mais complexo” mas, pelo menos, com as alterações climáticas pode “assumir a liderança, mobilizar líderes e levá-los a tomar as decisões certas” e assim evitar “a morte de muitas pessoas” e para que muitas vejam “as suas vidas melhorarem”.

“A parte boa de ir ao Pacífico foi ver algumas destas pessoas que podemos salvar. E isso dá-nos, por um lado, uma obrigação moral enorme e, por outro, um entusiasmo enorme para fazer coisas”, explica à revista norte-americana.

Guterres faz da luta contra as alterações climáticas uma das suas bandeiras enquanto líder das Nações Unidas e um desses exemplos concretos é a Cimeira do Clima, agendada para setembro na sede da instituição em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …