EUA. Biden escolhe figuras da luta contra alterações climáticas para refazer transportes e energia

Brainstorm Health / Flickr

O Presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden

O Presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, escolheu várias figuras proeminentes na luta contra as alterações climáticas para integrarem uma equipa que vai refazer os sectores dos transportes e da energia do país, tão rápido quanto politicamente possível.

A informação é avançada pela Associated Press, que explicitou que as escolhas de Biden têm as competências para revitalizar a economia norte-americana sob uma lógica mais ecológica, mas o Presidente eleito também prometeu que não vai negligenciar os trabalhadores com menores vencimentos e as comunidades minoritárias, que vão ser mais prejudicados com a reconversão de setores que dependem dos combustíveis.

Progressistas, lobistas da energia e grupos ambientais aplaudiram a decisão de Biden de nomear o antigo candidato presidencial Pete Buttigieg para Secretário dos Transportes.

A antiga governadora do Michigan Jennifer Granholm vai ser em princípio a escolha de Biden para Secretária da Energia, enquanto a antiga responsável da Agência de Proteção Ambiental Gina McCarthy como líder dos esforços climáticos nos EUA.

Buttigieg, Granholm e McCarthy, assim como a ainda não anunciado líder do Departamento do Interior, vão integrar este esforço conjunto da nova administração Biden – que toma posse em 20 de janeiro – para reconverter os sistemas de transportes e energéticos, assente nas lógicas de petróleo e carvão, para a energia solar, eólica, entre outras.

A democrata Deb Haaland do Novo México está a ser considerada para Secretária do Interior, tendo já esta quinta-feira recebido o apoio da líder da Casa dos Representantes, Nancy Pelosi, mas Biden ainda não fez qualquer anúncio. Se for escolhida, Haaland vai ser a primeira mulher ameríndia no cargo.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …